Ir para o conteúdo principal

Fluxo de Projetos de Desenvolvimento de Novos Softwares

A ferramenta oficial para Gestão dos Projetos de Software na Coordenação de Desenvolvimento é o Pipefy. O pipe de Gestão de Projetos é feito em modelo Kanban com a representação do processo de desenvolvimento de softwares na SETIC. 

Responsabilidades no Preenchimentos das informações em cada coluna/etapa:

  1. Solicitação de Projeto: O Gabinete da Diretoria Técnica deve registrar o pedido de um órgão por projeto de software, independente da fonte, seja durante reunião, mensagem por aplicativo, SEI, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação. Qualquer solicitação, o Gabinete deverá registrar e marcar na agenda do Diretor, em acordo com o cliente, data para realização do primeiro contato.
  2. Aguard. Apresentação de Primeiro Contato: Após a realização da reunião pelo Diretor, o seu gabinete deverá preencher as informações solicitadas nesta coluna e mover para a coluna seguinte, de forma que um e-mail automático seja enviado ao nosso cliente para que o mesmo possa responder nosso formulário de Proposta de Projeto.  
  3. Aguard. Proposta de Projeto: A assessoria da Coordenação de Gestão e Estratégia deverá acompanhar diariamente a chegada de nova resposta no Google Forms da conta desenvdetic@gmail.com. Quando houver envio, a assessoria deverá preencher os campos necessários e mover para a coluna seguinte. Ressalta-se a necessidade de comunicar o Product Owner dos Times de Negócios sobre chegada de demanda aguardando análise de negócio. 
  4. Aguard. análise de Negócio: A demanda está sob responsabilidade do Product Owner dos Times de Negócios para planejar quando a demanda por este serviço poderá entrar para um dos times. O PO deverá acordar previamente com o cliente sobre o período em que o time estará desenvolvendo as atividades.
  5. Em análise de negócio:  A demanda está sob responsabilidade do Time de Negócios e, portanto, deverá realizar o preenchimento das informações. 
  6. Aguard. apresentação da Análise ao Cliente: A demanda está sob responsabilidade do Time de Negócios e, portanto, deverá realizar o preenchimento das informações. O time deverá acordar previamente com o cliente sobre data para apresentação da análise realizada. 
  7. Aguard. priorização: A demanda está sob responsabilidade do Coordenador de Gestão e Estratégia, o qual deverá informar o gabinete da SETIC quando houver previsão para abertura de vaga para desenvolvimento de Projetos na Coordenação de Desenvolvimento. O preenchimento das informações ficam sob responsabilidade do Coordenação de Gestão e Estratégia. 
  8. Aguard. Elaboração de Projeto: A demanda está sob responsabilidade da Gerência de Projetos da Coordenação de Gestão e Estratégia, ficando a cargo do time 300 o preenchimento das informações e acordo com o cliente sobre data para elaboração do projeto.
  9. Elaborando projeto: Neste momento, o time 300 irá realizar a elaboração do projeto e posterior preenchimento das informações.
  10. Aguard. Otimização de Processo: Após o escopo do projeto elaborado, a Coordenação de Gestão e Estratégia decidirá, com base na análise de negócio feita anteriormente, se o projeto deverá passar por otimização de processo. Caso necessite, quando o time 300 mover a demanda para esta coluna, deverá informar ao Product Owner de negócios sobre a demanda estar aguardando entrar para o time de otimização.  Portanto, o preenchimento das informações nesta fase são do PO do time de negócios e o mesmo deverá informar antecipadamente ao cliente sobre a previsão para inicio das atividades. 
  11. Otimizando processo: Quando o projeto necessitar de otimização, será responsabilidade do PO do time de negócios o preenchimento dos campos. Assim como, será sua responsabilidade convocar o PO da CODE para participar das Reviews. Após a conclusão de um MVP de otimização de processos, deve-se informar ao PO da CODE que o projeto pode iniciar sua ideação, devendo, logo após, mover o card para a próxima fase. 
  12. Aguard. Ideação do produto: Neste momento o PO se organiza junto ao Cliente para realização da imersão de ideação. Enquanto o card estiver aqui, ele é responsabilidade do PO do projeto. 
  13. Idealizando produto: Neste momento, as partes envolvidas e a SETIC se juntam para realizar a ideação. Após o fim da imersão, o PO do projeto deve atualizar o card com as novas informações obtidas e mover para a fase seguinte. 
  14. Aguard. Desenvolvimento: Nesta coluna o card pode ficar quanto tempo for necessário, aguardando a conclusão do projeto que esteja em andamento no time. Enquanto estiver aqui, ele é de responsabilidade do PO do projeto. 
  15. Em desenvolvimento: A partir de agora o software está de fato sendo desenvolvido e está, mais do que nunca, sob responsabilidade do PO do projeto. 
  16. Aguard. Retrospectiva de Projeto: Após a conclusão do MVP, a equipe da SETIC deve promover uma reunião de retrospectiva para identificar possíveis melhorias. Esta fase é responsabilidade do Gerente de Portfólio de Projetos. 
  17. Aguard. Planejamento de Serviços: Com o projeto caminhando para o seu fim, quando houver necessidade de criação de serviços para aquele determinado produto, o PO do projeto deverá construir seu escopo, fluxo, orientação e registrar na ferramenta oficial de gestão de serviços.
  18. Aguard. Lançamento: Com tudo pronto, o Gerente de Portfólio de Projetos, junto com o cliente, providenciará o evento de lançamento do Sistema. 
  19. Aguard. Registro no E-estado: Com objetivos administrativos, após a entrega do produto o PO deverá registra-lo no E-estado. 
  20. Aguard. Registro no INPI: A última ação realizada é o Registro de Programa no INPI, que deve ser realizada pelo Gerente de Portfólio de Projetos e o PO do projeto.