Story Points
O Story Point é uma unidade de medida e aqui na CODE ela é utilizada para mensurar o “tamanho” do trabalho a ser realizado em uma determinada atividade¹, e para chegar em um valor (aqui chamamos de pontos) levamos em consideração o esforço, complexidade e incerteza. Os valores que utilizamos são: 1, 2, 3, 5, 8 e 13. Porém atividade superiores a 5 pontos, devem ser refinadas a ponto de que seja possível quebrá-las² em mais de uma atividade, sendo assim possível mensurá-la de uma forma mais aproximada.
Uma questão muito importante a se considerar é que os Story points são específicos por time e jamais deverá ser utilizada para comparar times, visto que ela mensura o esforço, complexidade e incerteza que você tem quanto ao seu conhecimento, contexto e time. Com o decorrer das sprints³, será possível identificar um padrão na quantidade de Story points que um time consegue entregar por sprint conseguindo identificar assim a capacidade produtiva por sprint de um time, mas não devemos tentar projetar o tempo de entrega de um projeto através destes dados, visto que se um entendimento de negócio mudar ou uma lei, um cliente ou mesmo um integrante do time, todo esse histórico deve ser zerado e iniciado novamente.
Um exemplo de como é aplicado o Story point:
Imagine que você precisar dar banho em um cachorro, quantos pontos você daria para esta atividade? 5 pontos? Isso é muito? Pouco?
Mas e se ampliarmos sua visão? Não ficaria mais fácil? Quantos pontos você daria para dar banho em cada um desses animais?
Eu usaria o seguinte racional para pontuar essa atividade.
Começaria a pontuar o mais fácil. O coelho é super higiênico e não precisa e nem pode dar banho, logo 1 ponto para essa atividade;
O porco na minha visão é complicado devido ao local que ele vive e é um animal que não obedece a nenhum comando e também não sei que produto usar para limpá-lo, 8 pontos.
O Cavalo pode ser grande, mas fica parado enquanto jogo água, uso um shampoo especial nele e no sitio do meu vô já fiz algumas vezes, então são 2 pontos;
O cachorro também é bem tranquilo, já dei banho em vários, caso ele seja bravo, basta usar uma fucinheira, uso shampoo de cachorro e mesmo não tendo o porte de um cavalo, considero 2 pontos também;
Agora o gato, rapaz, já vi muitos petshops tendo problemas para dar banho nesse animal, fora dizer as garras afiadas e o extinto dele ser contra a água, já vi pessoas se machucarem feio ao dar banho em gatos, 13 pontos, certeza! Observe que para este cenário não é possível quebrar a atividade, então devo considerar que é algo extremamente complexo e que poderia durar mais de uma sprint para ser executada;
Veja que para estimar cada atividade usei meu conhecimento e experiência, você poderia fazer totalmente diferente, não quer dizer que eu estou certo ou que você esteja certo, é uma percepção individual.
Juntando essa percepção individual, dentro dos times fazemos uma comparação no esforço de cada integrante, visando chegar em uma média, para assim, ter uma visão mais próxima do esforço que o time em conjunto terá para entregar aquela atividade.
Nenhum comentário