Estudo sobre Canvas de Projeto
É uma ferramenta de fácil aprendizado, é alinhado às melhores práticas e pode ser utilizado com as metodologias já conhecidas. A construção do Canvas sempre ocorre como cliente, nele deve-se apontar: as justificativas para o projeto, o objetivo smart, benefícios, produto (que será entregue no final), requisitos, Stakeholders, equipe, restrições, premissas, lista de atividades e cronograma, riscos e custos/orçamento. A utilização do post-it é recomendada, assim como o refinamento do plano com a participação de todos os membros da equipe. Ajuda a prever alguns problemas e identificar possíveis parceiros, o que não significa que projetos em andamento não possam ser levados para o Canvas, essa ferramenta é recomendada para toda a inicialização de um projeto.
Essa ferramenta melhora a comunicação em equipes de projeto e fornece uma visão geral simplificada, pode ser utilizado como documento único e consiste do planejamento do projeto imediatamente seguido pela execução ou, como ferramenta preliminar para expor a lógica do projeto.
As perguntas de: Por quê, O quê, Quem, Como e Quando e quanto, permitem agilidade e precisão do desenvolvimento e gerenciamento de projetos.
Meios utilizados para estudo:
Artigo: Aplicação do Project Model Canvas no planejamento de projeto com Ênfase no Gerenciamento de Riscos – Melissa Procópio e José Luiz.
Fontes:
Introdução ao PM Canvas uma nova forma de gerenciar.
https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-pm-canvas-uma-nova-forma-de-gerenciar/33333
Gerenciamento de projetos modelo Canvas.
https://pmiba.org.br/noticia/28/?gerenciamento-de-projetos---modelo-canvas.html