Estudo Técnico - Proposta de estruturação do serviço da Delegacia Virtual - PCRO
Data de elaboração | 01/11/2022 |
---|---|
Responsável pelo estudo | Bárbara Fernandes |
Equipe do estudo | Anny Ribeiro e Bárbara Fernandes |
Alvo | Polícia Civil do Estado de Rondônia |
Origem |
|
Objetivo |
Disponibilizar os serviços de forma clara e intuitiva para os cidadãos. |
Documentação correlata | |
Observações | Sugestões de melhoria na delegacia virtual na experiência do usuário. |
Glossário de Termos
PC - Polícia Civil
DEI - Departamento de Estratégia e Inteligência
1. Introdução
A Delegacia Virtual da Polícia Civil do Estado de Rondônia tem o propósito de aliviar as ocorrências presenciais, tendo em vista que em 2020 tivemos uma pademia restrigindo os atendimentos presenciais, assim, a delegacia virtual foi implantada e está amparada pela Lei n° 4.630, de 31 de outubro de 2019, no qual cria na estrutura da Polícia Civil o Departamento de Estratégia e Inteligência - DEI.
Dessa forma, espera-se que a delegacia virtual possa permiti as usuários dos serviços públicos acesso aos serviços, permitindo a mesma confiabilidade do serviço prestado de forma presencial. Segundo Mônica Lobo (apud Melo, 2007, p.44), “as funções da Delegacia Eletrônica são: receber, formalizar, registrar, verificar, selecionar, encaminhar e prestar informações de ocorrências por intermédio da Internet e Intranet". Assim, o objetivo da delegacia virtual é proporcionar que as pessoas possam registrar suas informações por meio da internet podendo ser feito de casa, trabalho, escola ou qualquer outro lugar que tenha acesso à internet.
Portanto, o presente estudo tem por finalidade dispor os serviços da delegacia virtual no Portal do Cidadão, assim, a gerência de transformação digital visa elaborar uma proposta para ofertar os serviços da melhor forma para o usuário, tornando o serviço claro e objetivo.
2. Serviço: Boletim de ocorrência online
Segundo pesquisas realizadas pela IBM, a pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital em 59% das organizações, assim, todos tiveram que se readequar ao novo normal e com as organizações públicas não são diferentes. Em 2021, foi implantado a Lei n° 14.129 no qual dispõe sobre o governo digital visando o aumento da eficiência pública.
Segundo Milton Augusto e Bruno Cezar (apud Salomão, 2005) "O surgimento do governo eletrônico, ou e-gov, está diretamente ligado ao processo de globalização". (apud Montanheiro, 2012) "Esse processo representou uma grande mudança estrutural nas relações políticas, econômicas e sociais". (apud Castells, 2002) "enfraquecendo o Estado e derrubando as fronteiras entre os países". Com isso, os serviços públicos digitais visa quebrar barreiras na forma de se comunicar com o cidadão, haja vista que ao digitalizar os serviços públicos, o cidadão terá acesso aos serviços em qualquer lugar que estiver.
Com isso, na busca de aprimorar os serviços públicos, visando implementar novas tecnologias, toda fonte de informação é valida. Tendo em vista que ao pensar estrategicamente, as informações devem ser analisadas e adaptadas a realidade vivênciada, não esquecendo de citar a fonte. Segundo Gilberto Junior "O benchmarking desponta como processo de medição de desempenho eficaz e eficiente no acompanhamento, controle e avaliação gerencial. Buscar a superação dia a dia é ponto chave para alcançar o sucesso empresarial" (Júnior, 2000, p. 3), assim, o benchmarking serve para pesquisar como está seu produto/serviço perante os seus concorrentes, visando realizar estudos e pesquisas em outras organizações com a finalidade de melhorar o próprio produto ou serviço. Com isso, a gerência de transformação digital realizou um benchmarking com os seguintes estados: Delegacia virtual do Mato Grosso, Delegacia Virtual do Paraná, Delegacia Virtual do Rio Grande do Sul e Delegacia Virtual de Goiás, para servir como modelo na estruturação do serviço da Delegacia Virtual de Rondônia.
2.1 - MODELO DE DISPONIBILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DAS DELEGACIAS VIRTUAIS DOS ESTADOS
UmComo dospodemos modelosobsersar dena disponibilizaçãoimagem das informações éabaixo, a delegacia virtual do MatoMT Grosso,possui ícones dos diferentes tipos de ocorrências que podem ser registradas na plataforma podemos observar que as informações estão disponíveis em ícones, isso mostra que as
Fonte: Delegacia Virtual do Mato Grosso
Fonte: Delegacia Virtual do Paraná
Fonte: Delegacia Virtual do Rio Grande do Sul
Fonte: Delegacia Virtual de Goiás
Conclusão
Referências
LEI N° 4.630, DE 31 DE OUTUBRO DE 2019 - Cria na estrutura da Polícia Civil o Departamento de Estratégia e Inteligência - DEI e dá outras providências.
Duarte, Mônica Lobo - A Delegacia Eletrônica e sua importância para a sociedade moderna. Fortaleza 2008.
COVID-19 and the future of business. Institute for Business Value - IBM, 2022. https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/report/covid-19-future-business. Acessado em: 04 de novembro de 2022.
Neto Medeiros, Milton Augusto de e Silva, Bruno Cezar - O acesso aos serviços públicos digitais e os desafios pós-pandemia. 2021.
Júnior, Gilberto José Alves Costa - Benchmarking - Medindo o desempenho gerencial com base nas melhores práticas. Recife 2000.