Ir para o conteúdo principal

Ideação Produto Vencer

 Método 

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CODE) utiliza o método Lean Inception, idealizado por Paulo Caroli, como base para planejar e conceber projetos de software. O Lean Inception é uma abordagem ágil que se baseia nos princípios Lean e Agile, visando alinhar a equipe, definir o escopo do projeto e estabelecer um plano de ação.

O método é baseado em uma combinação de diversas técnicas e princípios provenientes de diferentes abordagens e filosofias. Algumas das principais influências e técnicas relacionadas ao Lean Inception incluem:

  1. Lean Startup: O Lean Startup é uma abordagem que enfatiza a validação de hipóteses, o aprendizado rápido e a iteração contínua para desenvolver produtos e negócios. O Lean Inception adota o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) e a mentalidade de experimentação do Lean Startup.
  2. Design Thinking: O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano que enfatiza a compreensão profunda dos usuários e a busca por soluções inovadoras. O Lean Inception incorpora elementos do Design Thinking para entender as necessidades dos usuários, criar personas e mapear a jornada do usuário.
  3. Agile e Scrum: O Lean Inception se baseia em princípios ágeis, como colaboração, iteração, entrega contínua de valor e adaptação às mudanças. Ele compartilha várias técnicas e valores comuns com a metodologia Scrum, como a realização de reuniões colaborativas, definição de histórias de usuário e priorização do backlog.
  4. Lean Software Development: O Lean Inception também se inspira nos princípios do Lean Software Development, que visa eliminar desperdícios, melhorar a eficiência e entregar valor de forma rápida e contínua. Ele adota a mentalidade Lean para otimizar o processo de desenvolvimento de software e garantir o foco no valor para o cliente.
  5. Canvas: O uso de diferentes tipos de canvas (como o Persona Canvas e o MVP Canvas) no Lean Inception é influenciado pela abordagem do Business Model Canvas, que é uma ferramenta visual para a concepção e validação de modelos de negócios.

Contudo, a coordenação se guia através do livro "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo”, da Editora Caroli, com prefácio de Martin Fowler, adaptando-o para o contexto do projeto e da disponibilidade da equipe na ideação proposta. No cronograma deste documento é possível observar as técnicas utilizadas com uma breve explicação do objetivo de cada uma delas.

Cronograma


Quarta - Feira (31/05/23) Quinta - Feira (01/06/23)
08:00 às 10:00

- Visão do Produto

- Definição do Produto

- Objetivo do Produto

- Levantamento das features - Parte II
10:15 às 12:00 - Levantamento das features - Parte I

- Jornada do usuário

- Priorização das entregas

- Planejar entregas

Detalhamento das técnicas utilizadas:

  1. Visão do produto: A visão do produto é uma ferramenta que ajuda a estabelecer uma compreensão compartilhada e uma direção clara para o projeto. Ela descreve o propósito do produto, seus principais benefícios, o público-alvo e as metas de longo prazo. A visão do produto serve como uma referência constante ao longo do projeto, ajudando a manter a equipe focada e alinhada.
  2. Definição do Produto: A definição do produto é uma ferramenta que envolve a criação de uma descrição detalhada do produto que está sendo desenvolvido. Ela inclui informações como as principais funcionalidades, requisitos, restrições técnicas e de negócio, e outros aspectos importantes. A definição do produto ajuda a estabelecer uma compreensão comum entre as partes interessadas e serve como uma referência para a equipe durante o desenvolvimento.
  3. Objetivo do Produto: O objetivo do produto é uma declaração clara e concisa que descreve o resultado esperado ou o valor que o produto deve entregar aos usuários finais ou ao negócio. Ele define a finalidade do produto e fornece uma direção clara para a equipe durante o desenvolvimento. O objetivo do produto deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e limitado no tempo.
  4. Levantamento das features: O levantamento das features envolve a identificação e a lista das funcionalidades ou características que o produto deve ter. Essa ferramenta ajuda a equipe a listar todas as ideias, requisitos e necessidades levantadas durante a fase de concepção do projeto. O levantamento das features é um processo iterativo que pode envolver a participação de diferentes partes interessadas para garantir que todas as funcionalidades relevantes sejam consideradas.
  5. Jornada do usuário: A jornada do usuário é uma ferramenta que representa visualmente o fluxo de interações e experiências de um usuário ao utilizar o produto. Ela mapeia os diferentes pontos de contato e etapas que o usuário passa, desde a descoberta até a conclusão de uma tarefa ou objetivo. A jornada do usuário ajuda a entender as necessidades, desafios e oportunidades de melhoria ao longo da interação com o produto, auxiliando na identificação de melhorias e refinamentos.
  6. Priorização das entregas: A priorização das entregas é uma técnica usada para estabelecer a ordem em que as funcionalidades ou características serão desenvolvidas e entregues ao longo do projeto. Essa ferramenta envolve a análise e a avaliação das funcionalidades com base em critérios como valor para o usuário, impacto no negócio, esforço de desenvolvimento, riscos e outras considerações relevantes. A priorização ajuda a equipe a focar nos itens mais importantes e a maximizar o valor entregue ao longo do tempo.
  7. Planejar entregas: O planejamento de entregas envolve a definição de um cronograma ou sequência de liberação das funcionalidades ou versões do produto. Essa ferramenta ajuda a equipe a estabelecer marcos e metas para o desenvolvimento, alinhando as entregas com as necessidades do negócio e dos usuários. O planejamento de entregas também pode levar em consideração fatores como recursos disponíveis, dependências entre as funcionalidades e restrições de tempo.

Essas são as técnicas escolhidas para ajudar a equipe a estabelecer uma visão clara, definir o escopo e planejar as entregas do produto Vencer de forma eficiente e alinhada com as necessidades do negócio e dos usuários.

Realização

No dia 31 de maio de 2023, começou a concepção(ideação) do projeto Vencer, que contou com a participação :

Representantes da SEAS
Tiago Santos
Cesar Costa
Gisele Dias
Leyla Reginam
Representantes da SETIC

Bárbara Fernandes (Facilitadora)

Euriane Nogueira

Gabriel Fernandes

Arthur Leandro

Milton Yama

João Vitor

Ariel Veras

Alexandra Natacha

Lucas Tavares

Paulo Indre

Visão do Produto

Para: Beneficiário, SEAS, Instituição de Ensino

Que (problema): Falta de incentivo ao cidadão de faixa 1, para o mercado de trabalho

O (nome do produto): Plataforma de Programas Sociais - Vencer

É um (categoria): Sistema Web

Que (benefícios): Disponibilização de benefícios e qualificação ao cidadão de faixa 1

Diferentemente do: Siscab e do Moodle

O nosso produto: O beneficiário realizar a inscrição, Verifica a inscrição automática; Disponibiliza renda financeira ao cidadão; Disponibiliza cursos e qualificação dos cidadãos e Importa dados do Cadúnico

Definição do Produto:

É: Sistema integrado com pagamentos via instituição financeira; Sistema Web; Integrados com a BioCode e é responsivo.

Não é: Siscab, Mobile e Sine.

Faz: Disponibiliza renda; Gestão dos cursos; Remessa de pagamento; Realiza a inscrição do beneficiário; Cumpri a LGPD; Registra log; Importa dados do CadÚnico; Bloqueia pagamentos conforme frequência; Acompanha o aluno (frequência, notas e pagamentos).

Não faz: A indicação para o mercado de trabalho; A transferência de renda; Não gerencia o recurso financeiro.

Objetivos do Produto

Os objetivos estão listados em ordem de prioridade, onde 1 é o mais importante e 5 é o menos importante. Durante a fase de idealização, o foco foi totalmente direcionado ao objetivo do item 1. Novas idealizações serão marcadas à medida que o desenvolvimento e entrega avançarem para detalhar os outros objetivos. É importante lembrar que a lista de objetivos pode ser atualizada conforme necessário.

  1. Realizar inscrição do beneficiário no curso 

  2. Disponibilização de renda

  3. Realizar gestão de aulas

  4. Realizar indicação para o mercado de trabalho

Levantamento das Features do objetivo:

Arquitetura do Sistema

  • Tratar cookies com links para acesso ao Aviso de Privacidade e à Política de Privacidade
  • Conectar Sauron na aplicação
  • Registar log de auditória
    • Considerar Tudo.
  • Registrar log de navegação
  • Elaborar manual de uso, ações de capacitação ou conscientização voltadas para os usuários

Jornada do Usuário referente ao objetivo do item 1

Por ordem das ações do persona (usuário) na jornada 

Ações do beneficiário: 

  • Disponibilizar edital

  • Beneficiário consultar se está apto

    • Informar nis
    • Liberar inscrição somente no período proposto no edital
    • Verificar (validar) se o beneficiário já participou de editais anteriores
    • Verificar automaticamente (validar) renda do beneficiário (renda de até R$ 109,00 reais)
    • Validar o grupo familiar (somente uma pessoa da família)
  • Beneficiário preenche o formulário socioeconômico

      • Beneficiário tem que concordar com o termo de compromisso
  • Adicionar dados da formação

          • Cursos
          • Formação
          • Professor
          • Edital
          • Municipio
  • Filtrar por município para selecionar a formação
  • Visualizar detalhes da formação
  • Nome do professor (cpf anonimizado)
    • Detalhes da formação
    • Endereço da formação
    • Cursos da formação
    • Foto da capa
    • Beneficiário se inscreve

      • Verificar se está apto novamente
    • Beneficiário visualiza comprovante 

        • Visualizar em tela e emitir comprovante
        • Resumo da inscrição
    • Cancelar a inscrição

            • No período de inscrição
            • Termo de cancelamento
    • Enviar notificação (push/e-mail) para o próximo do cadastro reserva
    • Inscrição em cadastro reserva
      • Somente depois que todos os cursos preencherem as vagas
      • No período de inscrição (10% a 15% do total)
    • Notificar beneficiário sobre informações do curso
        • Enviar cartilha do curso, 10 dias após inscrição

        Ações da SEAS:

        • Visualizar edital

          • O beneficiário só tem direito a um edital
          • Visualizar período de inscrição (bloquear fora do período)
        • Listar formações

        • Visualizar formação

        • Filtrar formações

          • Nome e Municipio
        • Visualizar informações do curso

          • Inserir dados do curso diretamente via banco
          • Vagas do curso
          • Carga horaria
          • Grade currícular
          • Endereço da turma
          • Inserir módulos
          • Formação-curso-módulo-unidade curricular

        LGPD

        A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma legislação brasileira que se aplica tanto ao setor público quanto ao setor privado. No âmbito do governo, a LGPD estabelece diretrizes e responsabilidades para as instituições governamentais no tratamento de dados pessoais. Ela define regras específicas para a coleta, armazenamento, compartilhamento e proteção de dados dos cidadãos, visando garantir a privacidade e a segurança das informações. Além disso, a lei estabelece a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) como a entidade responsável por fiscalizar o cumprimento da LGPD no setor público e aplicar eventuais sanções em caso de violações. Dessa forma, a LGPD busca assegurar a proteção dos dados pessoais dos cidadãos também no âmbito do governo.

        Para conceber projetos de software nesta coordenação, estabelecemos um passo na ideação que consiste em responder um questionário de LGPD. Isso garante o desenvolvimento de um plano de ação desde o início do processo para garantir que os softwares desenvolvidos atendam às diretrizes e responsabilidades no tratamento de dados pessoais de todos os cidadãoes e servidores.


        Questionário LGPD

        Baseado no questionário foi levantado as features para atender as conformidades da LGPD. Ao final do desenvolvimento do primeiro objetivo o questionário será verificado novamente se o sistema está atendendo todos os quesitos necessários da LGPD.

        1. Identificação da solução (sistema, serviço ou produto) que trata dados pessoais.

        Nome: _____________________________

        URL (se houver): ______________________________

        2. Foi realizado o Inventário de Dados Pessoais (IDP), ou seja, o registro das operações de tratamento?

        • Sim. Informe o no de referência / ID: _____________________

        • Não.

        3. Os dados coletados se limitam ao mínimo necessário para o atendimento da finalidade do tratamento?

        • Sim.

        • Não.

        4. Há criptografia/certificado (https) para acesso à solução?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        5. Há aviso de tratamento de cookies com links para acesso ao Aviso de Privacidade e à Política de Privacidade?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        6.  Há possibilidade de acessar o Aviso de Privacidade e a Política de Privacidade, independente do aviso de tratamento de cookies?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        7. Há vinculação do Termo de Uso à solução?

        • Sim. 

        • Não.

        • Não se aplica.

        8. A solução disponibiliza opção de aceite do Termo de Uso, que é registrada para posterior auditoria, prestação de contas ou cumprimento de decisão judicial?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        9. Há possibilidade do usuário acessar, de forma facilitada, o Termo de Uso, Aviso de Privacidade e a Política de Privacidade a qualquer momento, independente do aviso de tratamento de cookies?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        10. Há possibilidade do usuário ter acesso aos seus dados pessoais registrados na solução?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        11. Há possibilidade do usuário corrigir ou solicitar correção de seus dados pessoais quando incompletos, inexatos ou desatualizados?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        12. Há possibilidade do usuário realizar o download de seus dados pessoais?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        13. Há possibilidade do usuário ser direcionado para página web com intuito de registrar requerimento ou reclamação para o exercício de seus direitos (Fala.br RO)?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        14. Há possibilidade do usuário ser direcionado para página web que contenha a identidade e informações de contato do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais?

        • Sim. (Inserir portaria de nomeação)

        • Não.

        • Não se aplica.

        15. Consultas e relatórios públicos contendo dados pessoais são exibidos de forma a evitar exposições desnecessárias, utilizando-se, por exemplo, da descaracterização, anonimização ou pseudonimização?

        • Sim.
        • Não.
        • Não se aplica

        16. Há criptografia aplicada aos dados pessoais do Banco de Dados?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        17. Há backup do banco de dados?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        18. No caso de existência de contrato, termo de cooperação, convênio ou congênere, houve adequação do mesmo à LGPD?

        • Sim. Informe o número do processo no SEI: __________________

        • Não.

        • Não se aplica.

        19. Foi desenvolvido o Relatório de Impacto de Proteção de Dados Pessoais (RIPD), contendo a descrição do tratamento, medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        20. A solução conta com manual de uso, ações de capacitação ou conscientização voltadas para os usuários?

        21. Os analistas e técnicos de suporte e desenvolvimento que atuam diretamente com a solução foram capacitados e orientados sobre seu funcionamento?

        22. Há guarda de logs que permitam identificar as operações de tratamento dos dados pessoais?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        23. O Sistema trata dados pessoais de grupos vulneráveis (crianças, adolescentes e idosos)?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        24. O Sistema coleta o consentimento específico e em destaque por pelo menos um dos pais ou responsável legal por criança?

        • Sim.

        • Não.

        • Não se aplica.

        Planejar entregas

        Planejamento para o MVP (Objetivo: Realizar inscrição do beneficiário no curso)

        Total de features (idealizadas): 23

        Quantidade de sprints (previstas): 6

        Previsão de início: 12/06/23

        Glossário

        Ideação de Software: Processo criativo que envolve a geração e seleção de ideias para desenvolver novos softwares, recursos ou soluções. É uma etapa essencial no ciclo de vida de um projeto de software, onde a equipe busca identificar oportunidades, resolver problemas e gerar conceitos inovadores.

        Técnicas e atividades: Durante a ideação de software, são empregadas várias técnicas e atividades para estimular a criatividade e a geração de ideias. Essas técnicas incluem brainstorming, mapas mentais, prototipagem rápida, design thinking e pesquisa de mercado.