Ir para o conteúdo principal

Implantação do Cluster no SQL Server

FOI IDENTIFICADA A NECESSIDA DE PRIORIZAR O PROJETO SEI FOREVER ANTES DESTE ESTUDO.

OBJETIVO

Descrever o processo de análise e indicar a melhor alternativa para implantação da USER STORY “Criar laboratório de testes para implementação de Cluster do Sql Server.”

JUSTIFICATIVA

Após alinhamento com a gestão, foi identificada a necessidade de realizar um estudo para verificar a viabilidade de utilização de um cluster de banco de dados com o objetivo de aumentar a performance e tolerância a falhas das aplicações desenvolvidas e suportadas pela organização.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. Relatório contendo a análise da melhor maneira de realizar a implantação da demanda;
  2. Documento contendo o passo-a-passo de instalação e configuração do ambiente;
  3. Descrição dos casos de teste utilizados;
  4. Análise dos resultados obtidos;
  5. Atender ao SPIKE “Criar laboratório de testes para implementação de Cluster do Sql Server.”

ENVOLVIDOS

  • Rodrigo Kreuzberg (Scrum Master)
  • Tiago Silveira (Product Owner)
  • Baymax (BI Team)

GLOSSÁRIO

  • CLUSTER - Um cluster é um grupo de dois ou mais servidores dedicados e conectados para prover performance e tolerância a falhas.

PREMISSAS

  1. Aplicações como SEI e Recadastramento regularmente demandam de uma grande quantidade de recursos dos bancos de dados;
  2. Alta demanda de utilização dos bancos impacta na performance e disponibilidade das aplicações;
  3. A utilização de Bancos Clusterizados se mostra uma alternativa interessante, visto sua ampla utilização no mercado.

DEFINIÇÃO DO AMBIENTE DE TESTE

Para atender a demanda R.E.2 , torna-se necessário detalhar quais ferramentas foram utilizadas assim como a instalação e configuração do ambiente do laboratório de teste. Esta seção é dividida em três partes, sendo elas, 1) Ferramentas Necessárias; 2) Instalação das Ferramentas Necessárias; 3) Configuração do Ambiente.

Ferramentas Necessárias

VM Ware / Virtual Box

Instalação

VM Ware / Virtual Box

Configuração

VM Ware / Virtual Box

DEFINIÇÃO DOS CASOS DE TESTE

Para os casos de teste vamos utilizar os registros de auditoria do SEI, devido a grande quantidade de registros nas tabelas, o que facilitará a análise de performance dos servidores clusterizados. Os testes serão divididos em Inserção, Projeção+Junção, Aritimética+Agrupamento. Para todos os exemplos serão consideradas as métricas quantidade de linhas afetadas X tempo e tamanho da tabela X tempo. Essas métricas são consolidadas na literatura (PIRES, 2006).

Teste de Inserção
Teste de Junção e Projeção+Junção
Teste de Aritmética+tica e Agrupamento

RESULTADOS

Após análise dos Pipes, assim como seus campos, foi identificada a necessidade de implantação do projeto em algumas etapas, sendo elas: 

#ETAPAPREVISÃOCONCLUSÃO
1Estudo de viabilização da implantação dos Pipes de Desenvolvimento25/11/202017/11/2020
2Implantação dos Pipes de Desenvolvimento;11/12/2020 
3Estudo de viabilização da implantação dos Pipes de Demandas;  
4Implantação dos Pipes de Demandas;  

CONCLUSÃO

ConformeFOI demonstrado, o projeto será implantado em etapas, descritas no parágrafo anterior.IDENTIFICADA A utilizaçãoNECESSIDA doDE GRAPHQLPRIORIZAR foiO definidaPROJETO anteriormente,SEI sendoFOREVER documentadaANTES noDESTE link a seguir https://documentos.sistemas.ro.gov.br/books/pipefy/page/ferramentas-de-integra%C3%A7%C3%A3o-do-pipefy .

RECOMENDA-SE a adoção dos campos Sprint e Time, atualmente utilizado pelos Guardiões e Defensores, nos Pipes de TODOS os times de Desenvolvimento.ESTUDO.

REFERÊNCIAS

Artigo - Pires, Carlos ES, Rilson O. Nascimento, and Ana C. Salgado. "Comparativo de desempenho entre bancos de dados de código aberto." Escola Regional de Banco de Dados, Anais da ERBD06, Porto Alegre (2006).

Artigo - Angles, Renzo, et al. "Benchmarking database systems for social network applications." First International Workshop on Graph Data Management Experiences and Systems. 2013.