Implantação do Cluster no SQL Server
FOI IDENTIFICADA A NECESSIDA DE PRIORIZAR O PROJETO SEI FOREVER ANTES DESTE ESTUDO.
OBJETIVO
Descrever o processo de análise e indicar a melhor alternativa para implantação da USER STORY “Criar laboratório de testes para implementação de Cluster do Sql Server.”
JUSTIFICATIVA
Após alinhamento com a gestão, foi identificada a necessidade de realizar um estudo para verificar a viabilidade de utilização de um cluster de banco de dados com o objetivo de aumentar a performance e tolerância a falhas das aplicações desenvolvidas e suportadas pela organização.
RESULTADOS ESPERADOS
- Relatório contendo a análise da melhor maneira de realizar a implantação da demanda;
- Documento contendo o passo-a-passo de instalação e configuração do ambiente;
- Descrição dos casos de teste utilizados;
- Análise dos resultados obtidos;
- Atender ao SPIKE “Criar laboratório de testes para implementação de Cluster do Sql Server.”
ENVOLVIDOS
- Rodrigo Kreuzberg (Scrum Master)
- Tiago Silveira (Product Owner)
- Baymax (BI Team)
GLOSSÁRIO
- CLUSTER - Um cluster é um grupo de dois ou mais servidores dedicados e conectados para prover performance e tolerância a falhas.
PREMISSAS
- Aplicações como SEI e Recadastramento regularmente demandam de uma grande quantidade de recursos dos bancos de dados;
- Alta demanda de utilização dos bancos impacta na performance e disponibilidade das aplicações;
- A utilização de Bancos Clusterizados se mostra uma alternativa interessante, visto sua ampla utilização no mercado.
DEFINIÇÃO DO AMBIENTE DE TESTE
Para atender a demanda R.E.2 , torna-se necessário detalhar quais ferramentas foram utilizadas assim como a instalação e configuração do ambiente do laboratório de teste. Esta seção é dividida em três partes, sendo elas, 1) Ferramentas Necessárias; 2) Instalação das Ferramentas Necessárias; 3) Configuração do Ambiente.
Ferramentas Necessárias
Instalação
VM Ware / Virtual Box
Configuração
VM Ware / Virtual Box
DEFINIÇÃO DOS CASOS DE TESTE
Para os casos de teste vamos utilizar os registros de auditoria do SEI, devido a grande quantidade de registros nas tabelas, o que facilitará a análise de performance dos servidores clusterizados. Os testes serão divididos em Inserção, Projeção+Junção, Aritimética+Agrupamento. Para todos os exemplos serão consideradas as métricas quantidade de linhas afetadas X tempo e tamanho da tabela X tempo. Essas métricas são consolidadas na literatura (PIRES, 2006).
Teste de Inserção
Teste de Junção e Projeção+Junção
Teste de Aritmética+tica e Agrupamento
RESULTADOS
Após análise dos Pipes, assim como seus campos, foi identificada a necessidade de implantação do projeto em algumas etapas, sendo elas:
CONCLUSÃO
ConformeFOI demonstrado, o projeto será implantado em etapas, descritas no parágrafo anterior.IDENTIFICADA A utilizaçãoNECESSIDA doDE GRAPHQLPRIORIZAR foiO definidaPROJETO anteriormente,SEI sendoFOREVER documentadaANTES noDESTE link a seguir https://documentos.sistemas.ro.gov.br/books/pipefy/page/ferramentas-de-integra%C3%A7%C3%A3o-do-pipefy .
RECOMENDA-SE a adoção dos campos Sprint e Time, atualmente utilizado pelos Guardiões e Defensores, nos Pipes de TODOS os times de Desenvolvimento.ESTUDO.
REFERÊNCIAS