Ir para o conteúdo principal

[SPIKE] Government Data Warehouse e Blockchain

Data: 20/06/2022


AUTORES

  • Caio César de Oliveira Freitas
  • Daniel Nogueira Manvailer
  • José Lucas Santos da Silva


GOVERNMENT DATA WAREHOUSE


O Government Data Warehouse (GDW) permite o acesso fácil a dados governamentais precisos, consistentes e integrados para uma tomada de decisão melhor e mais rápida e para fins estatísticos. O Government Data Warehouse é um banco de dados único e coeso com uma abordagem centrada no assunto e fornece uma visão consolidada dos dados do Serviço Civil, otimizada para relatórios e análises. Em particular, o data warehouse contém transações seletivas e informações inter-relacionadas de vários Sistemas de Informação Governamentais, especificamente estruturados para consultas e análises dinâmicas. O GDW possibilita a análise mais aprofundada desses dados e o cálculo de indicadores-chave de desempenho para melhores processos de tomada de decisão e para melhoria da qualidade dos serviços prestados no serviço público e eventualmente ao público (resultando em maior produtividade do governo, prosperidade econômica e melhor justiça social).


Objetivos

  • Redução de custos na funcionalidade de data warehouse
    • Para garantir que as Organizações Governamentais não precisem desenvolver suas próprias soluções para instalações de data warehouse, mas fazer uso dos serviços comuns entre governos do GDW.
  • Capacidade de fornecer serviços centrados em data warehouse
    • Para fornecer a infraestrutura que permite serviços integrados. Ou seja, possibilitar o desenvolvimento de serviços focados, independentemente do número de Organismos Governamentais envolvidos no processo.
  • Consolidação de dados
    • Para minimizar e finalmente eliminar (gradualmente ao longo do tempo) a onerosa duplicação de informações, que está presente hoje em vários sistemas legados.
  • Redução de custos administrativos
    • Reduzir os custos de funcionamento do Serviço Civil, fornecendo serviços de Data Warehouse integrados, pois os processos integrados reduzem as despesas gerais em todo o governo.
  • Diretiva sobre a reutilização da informação do setor público
    • Os organismos do setor público devem reforçar a reutilização dos seus recursos de informação. Os Municípios Membros devem fornecer instrumentos práticos que facilitem a localização do material disponível para reutilização.
  • Proteção de dados
    • Por meio do GDW, a proteção de dados é aprimorada, pois apenas usuários autorizados têm acesso a dados restritos.

Os benefícios esperados para a Sociedade com a operação do GDW e sua posterior extensão. Os cidadãos serão os beneficiários dos resultados das novas políticas formuladas pelo Governo. Através da análise podemos construir um governo proativo para a sociedade, “pronto com antecedência”, para resolver questões específicas, devido à capacidade de automatizar a previsão de tendências através da coleta de dados de um único banco de dados. A análise de grandes volumes de dados históricos pode potencializar os esforços do governo para resolver “áreas problemáticas” no futuro.


BLOCKCHAIN


Governos e organizações do setor público aproveitam a tecnologia blockchain para se afastar de sistemas centralizados isolados e ineficientes. Os sistemas atuais são inerentemente inseguros e caros, enquanto as redes blockchain oferecem estruturas mais seguras, ágeis e econômicas.

Um governo digital baseado em blockchain pode proteger dados, simplificar processos e reduzir fraudes, desperdícios e abusos, ao mesmo tempo em que aumenta a confiança e a responsabilidade. Em um modelo de governo baseado em blockchain, indivíduos, empresas e governos compartilham recursos em um livro-razão distribuído protegido por criptografia. Essa estrutura elimina um único ponto de falha e protege inerentemente dados confidenciais de cidadãos e governos.


Um governo baseado em blockchain tem o potencial de resolver problemas legados e permitir as seguintes vantagens:

  • Armazenamento seguro de dados governamentais, cidadãos e empresariais
  • Redução de processos intensivos em mão de obra 
  • Redução de custos excessivos associados ao gerenciamento de responsabilidade
  • Redução do potencial de corrupção e abuso
  • Maior confiança no governo e nos sistemas civis online


O formato de livro-razão distribuído pode ser aproveitado para dar suporte a uma variedade de serviços do governo e do setor público, incluindo  moeda digital/pagamentos, registro, gerenciamento de identidade,  rastreabilidade da cadeia de suprimentos, assistência médica, registro corporativo, tributação,  votação (eleições e procuração) e  gestão de pessoas jurídicas. Casos de uso da Blockchain no governo e no setor público.

  • Cidades inteligentes
  • Banco Central
  • Validação de Formação e Qualificações Profissionais
  • Acompanhamento de Vacinas
  • Acompanhamento de empréstimos e bolsas estudantis
  • Cobrança de impostos sobre a folha de pagamento


Como a blockchain impactará as cidades inteligentes?

Uma cidade inteligente usa tecnologia da informação e dados para integrar e gerenciar infraestruturas físicas, sociais e de negócios para otimizar os serviços aos seus habitantes, garantindo a utilização eficiente e ideal dos recursos disponíveis. Em combinação com tecnologias, IoT (Internet das coisas), computação em nuvem e tecnologia blockchain, os governos podem fornecer serviços e soluções inovadoras para os cidadãos e municípios locais. 

Blockchain pode fornecer o mecanismo para criar uma infraestrutura segura para gerenciar essas funções. Especificamente, ela pode fornecer uma infraestrutura interoperável segura que permite que todos os serviços e funções da cidade inteligente operem além dos níveis atualmente previstos. A ConsenSys trabalhou para realizar iniciativas de cidades inteligentes em Dubai e Zug.


Como o blockchain agilizará a validação de qualificações educacionais e profissionais?

Manter os dados acadêmicos e profissionais em uma carteira de identidade criptografada permite que os indivíduos controlem o acesso aos seus dados. Também permite que escolas, universidades e empregadores validem “atestados” de cursos e trabalhos realizados. 


Como a tecnologia blockchain afetará o rastreamento de vacinação?

O registro de dados de vacinação no blockchain permite que escolas, seguros e provedores médicos validem as vacinas rapidamente. Esse processo aciona automaticamente os micro pagamentos correspondentes e delega o acesso aos benefícios com base no status médico.


Votação?

Contar os votos de maneira oportuna, mas segura e transparente é um desafio enfrentado por todos os governos democráticos. A Blockchain provou apoiar a votação, melhorando a transparência e a imutabilidade no período de agrupamento.


Visto sua relevância para o mundo, muitas empresas já colocaram seus departamentos de tecnologia para conhecer e implementar em seus processos que forem possíveis, como a Mastercard, Facebook, NASA, entre outras gigantes do globo. Não é só as empresas que querem a blockchain, mas também governos. No Brasil, o BNDES e o Banco do Brasil já estão trabalhando com a tecnologia. Oito países que estão se adequando a essa tecnologia com mais entusiasmo:

1. Singapura

2. Coreia do Sul

3. Inglaterra

4. Emirados Árabes

5. Kuwait

6. China

7. Japão

8. Canadá


Sua aplicação precisa de Blockchain?



REFERÊNCIAS
About Government Data Warehouse
Role of Business Intelligence & Data Warehousing in Government Sector
Blockchain in Government and the Public Sector
Government and public services
8 países se adequando a tecnologia blockchain
Projeto BNDES
Projeto TCU