[SOLAR] Transformar troca de titularidade em um serviço de averbação
Data: 11/06/22
Autores:
- Anderson Anschau
- João Vitor Paulino Nobre
- Milton Daniel Yama
1. Objetivo
Estudo com objetivo de analisar os impactos ao retirar a solicitação de troca de titularidade para um serviço dentro da solicitação de averbação
2. Introdução
O SOLAR, no momento de criação deste estudo, conta com uma solicitação para troca de titularidade, onde é informado um empreendimento e implicitamente os empreendedores envolvidos nesta troca. Sendo eles o atual dono do empreendimento e o futuro dono do empreendimento. Após isso o futuro dono do empreendimento tem um checklist de documentos para preencher e em seguida é gerada uma DARE com o valor da solicitação de troca de titularidade.
3. Desenvolvimento
3.1 Troca de Titularidade
Atualmente, a troca de titularidade é considerada um tipo de solicitação. Ao transformar ela em um serviço que estará dentro do tipo de solicitação chamado averbação, será preciso alterar o nome de troca de titularidade para alteração de titularidade.
Com a alteração de titularidade se tornando um serviço de averbação, o SOLAR está seguindo o que se pede na lei 3686/2015, onde diz que averbação possui o serviço de alteração de titularidade:
No código fonte existem algumas validações atreladas a troca de titularidade,
3.2 Valor da troca de tirularidade
A mudança da troca de titularidade para dentro do serviço de averbação, faz com que o SOLAR se adeque a lei 3686/2015 e também trás a possibilidade para futuramente mudar o conceito de solicitações para serviços dentro do sistema. Deixando o o mesmo mais flexível a mudanças e modificações.
3.3 Historia e complexidade estimada
De acordo com a acerbação e os dados descritos acima a história e complexidade ideal são essas:
Historia | Complexidade em pontos |
Alterar a troca de titularidade para Alteração de titularidade | 5 |
4. Conclusão
Foi levantado um conjunto de informações para averiguar o impacto da mudança de troca de titularidade para um serviço de averbação de acordo com a lei 3686/2015 e ver quais os ganhos seriam obtidos ao aplicar essa mudança no sistema. Com auxilio visual foi visto que além de uma obrigação para se adequar a lei de averbação, foi visto que é possível mudar a forma como uma solicitação é criada no SOLAR tornando ele mais flexível para mudanças caso seja necessário se adequar a leis futuras relacionadas ao fluxo de como a SEDAM trabalha.
Com a mudança da troca de titularidade para dentro do serviço de averbação, além de fazer com que o SOLAR se adeque a lei 3686/2015 também é uma oportunidade para futuramente mudar o conceito de solicitações para serviços dentro do sistema. Deixando o SOLAR mais flexível a mudanças.trabalha
Elaborado em 11 de julho de 2022.