Estudo técnico - Migração de dados do Decaane para o SISNE
Introdução
Atualmente o CECAANE é o sistema que gerência os atos de nomeação e exoneração do estado de Rondônia, desse modo até o momento a informação está sendo criada e gerenciada pelo próprio CECAANE, porém com o surgimento do SISNE (Sistema de nomeação e exoneração do estado de Rondônia ), o CECAANE se tornará obsoleto, mas toda informação gerada até então deve ser aproveitada no SISNE.
Objetivo
Realizar a migração dos dados do Sistema DECAANE para a base de dados do Sistema SISNE, com o objetivo de eliminar a dependência de consumo dos dados entre ambos.
Atualmente o SISNE consome os seguintes dados da DECAANE:
- Cargos disponíveis por secretaria
- Nomeações ativas
- Decretos
- Secretarias
- Decretos publicados
- Decretos de Nomeação publicados
Dificuldade Encontradas
O principal problema que envolve a migração dos dados para o SISNE, é a estrutura de banco de dados do CECAANE, onde é totalmente diferente do SISNE, atualmente o SISNE utiliza todas as tecnologias disponibilizadas pela SETIC, logo serviços como assinatura eletrônica, criação de documentos, cadastro de pessoas entre outros, se encontram de forma distribuída via api's, tornando a migração para os bancos de dados praticamente inviável.
Além deste problema, o SISNE precisa consultar os cargos disponíveis por secretaria para criar nomeações e esta consulta também é realizada no CECAANE pois a SETIC ainda não possui um sistema de gerenciamento de cargos.
Solução Proposta
Exportar os dados para uma tabela (Histórico) na base de dados do SISNE.
Prós
- Sem dependência com um sistema legado.
- Consultar uma única base.
Contras
- Adaptar o código fonte do SISNE para realizar as buscas no histórico do CECAANE.
- Tabela de histórico do CECAANE sem ligação com a estrutura de banco do SISNE.
- Complexidade no desenvolvimento e implementações desnecessárias