Ir para o conteúdo principal

Meios técnicos para gerar relatórios de conflitos dos plantões dos servidores (Estado x Município)

Data de elaboração

06/02/2023

Responsável pelo estudo

Jose Lucas da Silva Costa (Analista de Desenvolvimento Full-Stack)


Equipe do estudo

João Pedro Rocha Brito (Assessor);

José Lucas da Silva Costa (Analista de Desenvolvimento Full-Stack)

Jônatas Neves Legal (Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação) 

Alvo Sistema Skala
Origem

Problemas de conflito de plantões dos servidores que trabalham com vínculo no estado e no município.

Objetivo

Elaborar os meios técnicos necessários, para gerar relatório dos servidores que estão em situação de conflito em seus plantões do estado e no município.
Documentação Correlata

Observações

Sem observações.

1. Glossário de Termos


  1.  SID - Sistema Integrado de Descanso.

2. Introdução


Este estudo busca criar um relatório para identificar possíveis conflitos entre o Governo do Estado de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Porto Velho, no que se refere às escalas de plantão dos servidores. Para isso, será utilizada a API da prefeitura, que receberá os parâmetros "CPF", "Ano" e "Mês", e retornará os plantões dos servidores da prefeitura. Esses dados serão comparados com os dados do sistema de escalas de plantões do Estado, chamado Skala, para verificar se há possíveis conflitos entre os plantões dos servidores envolvidos.

3. Meios técnicos para elaborar o relatório


3.1 Produto esperado

O relatório de conflitos entre as escalas de plantão do Estado e da Prefeitura será gerado por meio de uma API desenvolvida em C#. Com ela, será possível obter os dados necessários para a comparação das escalas. A conexão do C# ao Banco de Dados SQL Server será o primeiro passo. Após a conexão, será criada uma consulta para a extração dos dados. Para obter os resultados mais rapidamente possível, a query será otimizada. Uma vez extraídos os dados, serão comparados com os dados obtidos da API da prefeitura. Assim, serão identificados os possíveis conflitos entre as escalas. Por fim, a API será responsável por retornar os dados para a geração do PDF, que conterá o relatório de conflitos entre as escalas.

3.2 Diagrama de fluxo

Devido ao time TITÃS não ser responsável pelo referido sistema, a notificação neste sistema vai necessitar reuniões com o time responsável para sanar dúvidas a respeito da implementação da funcionalidade.

3.3 Possíveis problemas

Após diálogo entre os integrantes do time TITÃS, identificou-se que para o envio de um e-mail ao chefe imediato após uma solicitação de férias ou de remarcação, é necessário passar por uma série de etapas que serão demonstradas no fluxograma a seguir:

image-1629124609888.png

Fonte: Titãs

Consequentemente, o excesso de requisições em outros sistemas pode gerar um custo de processamento alto no sistema, pois o SID não armazena as informações necessárias para obter diretamente o e-mail de uma pessoa.

Outro problema desta implementação é o excesso de e-mails na caixa de entrada dos responsáveis pelas homologações, podendo estes serem considerados spam pelos servidores de e-mail dos destinatários.

3.4 Valor agregado

A notificação através do e-mail poderá conscientizar os chefes imediatos da novas solicitações, possibilitando a redução das solicitações na situação de "Aguardando Homologação".

4. Conclusão


O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA NOTIFICAÇÃO DE MODO CRITERIOSO, uma vez que foram considerados os potenciais benefícios em termos de eficiência e também os problemas envolvidos, principalmente potenciais problemas de desempenho da aplicação. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda. Ressalva-se que o ideal é que a periodicidade de envio dos e-mails seja no máximo diária, para esta atividade recomenda-se a construção de um Job que faça o envio no período desejado.

5. Referências