Ir para o conteúdo principal

Levantamento de funcionalidades a serem implementadas no sistema VisaOn visando diminuir a quantidade de serviços manuais

Data de elaboração 29/05/2023
Responsável pelo estudo
  1. André Honório de Andrade Silva (Tecnico)
Equipe do estudo
  1. Gezinéia Paula da Costa (Product Owner)
  2. Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  3. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  4. Alef Carvalho (Analista)
  5. Gustavo Felix (Analista)
Alvo VisaOn
Origem

Implementação: Funcionalidades a serem implementadas no sistema VisaOn visando diminuir a quantidade de serviços manuais

Objetivo

Diminuir a quantidade de serviços manuais (de alterações de dados) prestados pela equipe de desenvolvimento da SETIC.

Documentação correlata
Observações O presente estudo pretende também pretende levantar as Historias dos Cards para a Sprint 
1. Objetivo

O Presente estudo objetiva levantar e expor possíveis funcionalidades extras para o sistema VisaOn, visando deixa-lo mais completo e que diminua a carga de serviços manuais prestados pela equipe de desenvolvimento. 

1.1 JUSTIFICATIVA

A SETIC vem prestando vários serviços de suporte a AGEVISA-RO em prol do pleno funcionamento do sistema VisaOn. Porém entende-se que existem vários padrões que podem ser abstraídos e deles criadas funcionalidades nativas no sistema, diminuindo assim a dependência da AGEVISA-RO da equipe de desenvolvimento.

1.2 RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que após a conclusão desse estudo seja possível visualizar qualitativa e quantitativamente as funcionalidades que serão implementadas no sistema VisaOn.

2. Introdução

O sistema VisaOn possui uma base de usuários e lida com informações muito importantes ao governo do estado de Rondônia e seu pleno funcionamento é de grande interesse da administração pública. Atualmente o sistema passa por algumas dificuldades na agilidade dos processos devido ao grande número de chamados que são atendidos pela SETIC, referentes a inexistência de funcionalidades simples - porém extremamente relevantes ao fluxo de trabalho da vigilância sanitária. Logo existe uma grande necessidade de se desenvolver tais funcionalidades para que a AGEVISA-RO possa realizar o seu trabalho através do sistema VisaOn com a agilidade que se espera. 

3. Desenvolvimento

3.1 CENÁRIO ATUAL

Atualmente existem alguns serviços prestados pela SETIC para o sistema VisaOn que merecem atenção, estes são:

1 - Alteração de metragem Total; 

2 - Alteração de metragem do Projeto Arquitetônico;

3 - Alteração de responsável legal;

4 - Alteração de responsável técnico;

5 - Cancelamento de licença sanitária;

6 - Inclusão de mais análises (gratuitas) para o projeto arquitetônico.

Para cada uma destas ações no sistema ainda não existem funcionalidades capazes de realiza-las, gerando assim um grande número de chamados para realizar tais especificidades no sistema. 

3.1.1 Alteração de metragem Total

A alteração de metragem total é referente a alteração da metragem total do estabelecimento do Regulado. Este por sua vez pode errar o seu cadastro e a atual única forma de se alterar é através da atualização dos dados de seu cadastro, porém cada atualização leva a uma nova versão de seu cadastro. 

Solução: Criar funcionalidade que permita o Regulado ou AGEVISA-RO alterar este dado, fornecendo obrigatoriamente motivo da alteração e o sistema manter o histórico.

3.1.2 Alteração de metragem do Projeto Arquitetônico

O Projeto Arquitetônico do Regulado é passível de erro no ato de solicitar análise, este por sua vez pode inserir uma metragem incorreta e só após solicitar descobre o erro, porém não existe funcionalidade que permita a AGEVISA ou o Regulado realizar tal alteração.

Solução: Criar funcionalidade que permita o Regulado alterar este dado e que forneça o motivo da alteração, com histórico.

3.1.3 Alteração de responsável legal

É possível, num cenário real, que o responsável legal de uma empresa mude. Porém o sistema não permite que tal alteração seja feita, devido a inexistência de uma funcionalidade específica para tal. 

Solução: Criar funcionalidade que permita o Regulado alterar este dado e que forneça o motivo da alteração, com histórico.

3.1.4 Alteração de responsável técnico

Assim como o responsável legal, o responsável técnico não é passível de alteração no sistema, devido a falta de uma funcionalidade. 

Solução: Criar funcionalidade que permita o Regulado alterar este dado e que forneça o motivo da alteração, com histórico.

3.1.5 Cancelamento de licença sanitária

Algumas licenças sanitárias podem ser emitidas indevidamente, devido ao incorreto preenchimento de dados no sistema, tanto por parte do regulado, quanto por parte da AGEVISA.AGEVISA-RO. Porém atualmente não é possível cancelar licenças sanitárias, o que até então só é possível através da intervenção da equipe técnica da SETIC.

Solução: Criar funcionalidade que permita a AGEVISA-RO alterar este dado, fornecendo obrigatoriamente o motivo da alteração,  quem está realizando a operação e então mantenha um histórico.

3.1.6 Inclusão de mais análises (gratuitas) para o projeto arquitetônico.

Para as análises de projeto arquitetônico existe uma quantidade limitada de reanáliseslises, porém as vezes se faz necessário fornecer algumas reanalizes a mais, devido a questões internas da AGEVISA-RO, porém novamente, não existe funcionalidade que permita tal alteração.

Solução: Criar funcionalidade que permita a possibilidadeAGEVISA-RO alterar este dado, fornecendo obrigatoriamente o motivo da alteração,  quem está realizando a operação e então mantenha um histórico.