Integração da API de reconhecimento facial do GOV BR
OBJETIVO
Entender e avaliar a viabilidade de se utilizar o recurso do GOV BR de reconhecimento facial nas nossas ferramentas, tendo em vista que a aplicabilidade pode ser variante e interessando ao Estado.
JUSTIFICATIVA
Com a assinatura do termo de parceria do Governo do Estado com o Ministério da Economia, obtivemos a oportunidade de utilizar os recursos oferecidos pelo GOV BR, como login único, assinatura digital e prova de vida.
RESULTADOS AVALIADOS
- Integração da API de prova de vida como recursos da atualização cadastral
- Integração da API de prova de vida como recursos de autenticação
ENVOLVIDOS
- DIEGO DA SILVA OLIVEIRA (Back-End Developer/Tech Leader)
- KARINE NOGUEIRA DOS SANTOS (Gerente de Projetos)
PREMISSAS
- A aplicação deve estar integrada ao Login Unico do GOV BR
- A aplicação em homologação deve estar liberada pela equipe do Ministério da Economia
Fluxo de Integração
- Requisitando o Endpoint de autenticação codificando a informação CLIENT_ID:CLIENT_SECRET para base 64 e passando como parâmetro no header como basic auth, com isso será possível capturar o access-token.
- Iniciar uma transação de prova de vida.
A Transação cria um pedido de Prova de vida para o cidadão (CPF). O Cidadão é informado via push notification no aplicativo “Gov.Br”.
Caso a Prova de vida não seja autorizada automaticamente, o usuário (cidadão) pode autorizar por confirmação ou por biometria facial no app “Gov.Br”. - Capturando a transação de prova de vida do usuário.
A transação retornará, em caso de autorização automática com selo, no formato JSON.
Caso o usuário realizar validação facial antes da data definida no atributo “reusar_apartir”, a transação não é autorizada automaticamente, e retornará, no formato JSON as informações