Ir para o conteúdo principal

EMANUEL - Implementar Nova API do E-Estado

Data: 14/02/22

Autores:

 
  1. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  2. Lucas de Souza e Souza (Assessor)

1. Objetivo

Avaliar qual a necessidade de trocar para a nova API do E-Estado, quais serão os sistemas afetados por essa implementação, quais as mudanças necessárias e possíveis impedimentos.

Identificar a Solução, as Histórias de Usuários, Débitos Técnicos e quais possíveis impedimentos podem dificultar a integração com a Nova API do E-Estado.

2. Introdução

Atualmente os sistemas dos Vingadores estão consumindo uma API do E-Estado feito em C# que não está mais recebendo manutenção devido essas situação foi solicitado a troca para a Nova API.

3. Desenvolvimento

1. CENÁRIO ATUAL

Atualmente todos os sistemas desenvolvidos pelos vingadores estão consumindo uma API criado em C# pelo Andrews do Time Esquadrão, nessa API é possível informar o CPF de um Servidor e a mesma retornará seus dados e suas movimentações. A Movimentação é importantíssima para alguns sistemas como o Portal do Servidor e Alpha pois é possível pegarmos a lotação atual do servidor e executar certas funcionalidades de acordo com essa informação.

Nesse mês de fevereiro ficamos ciente de uma nova API do E-Estado e foi solicitado que fosse realizado a troca da consulta por CPF dos Servidores para essa nova API em todos os Sistemas dos Vingadores. Esses Sistemas são:

- Alpha

- Portal do Servidor

- Comunique-se (Atualmente com os Titãs)

- SID (Atualmente com os Titãs)

2. SOLUÇÃO

Durante a criação desse estudo foram encontrado duas possíveis soluções.

2.1 PRIMEIRA SOLUÇÃO

Não alterar os Sistemas mantendo a API criada em C# e caso seja necessário realizar manutenção na mesma, desta maneira não será necessário realizar mudanças nos sistemas atualmente somente realizar manutenção na API atual se necessário.

2.2 SEGUNDA SOLUÇÃO

Realizar a Troca para a nova API do E-Estado, será necessário realizar a criação da Chave na Central do Desenvolvedor, após liberação e aprovação da chave realizaremos a integração com a Nova API em cada aplicação listada anteriormente. Por estarmos utilizando Orientação a Objeto a implementação ficará mais fácil sendo necessário realizar ajustes somente em uma parte de cada aplicação agilizado e facilitando o processo.

3. HISTÓRIAS DE USUÁRIO

As Histórias de usuário e débitos técnicos abaixo são referentes a segunda solução apresentada.

O que? Pontos Regras Produto
Realizar Integração com a nova API do E-Estado no Portal do Servidor. 5

- Criar Chave na Central do Dev.

Portal do Servidor

Realizar Integração com a nova API do E-Estado na API Alpha Serviços 3

- Criar Chave na Central do Dev.

API Alpha Serviços

Realizar Integração com a nova API do E-Estado na API Alpha Solicitação. 3

- Criar Chave na Central do Dev.

API Alpha Solicitação

Realizar Integração com a nova API do E-Estado no Alpha Serviço 3

- Criar Chave na Central do Dev.

Alpha Serviço

Realizar Integração com a nova API do E-Estado no Alpha Solicitação. 3

- Criar Chave na Central do Dev.

Alpha Solicitação

4. POSSÍVEIS IMPEDIMENTOS

Uma possível impedimento que pode ocorrer e uma das rotas da nova API não retornar um dos dados que precisamos em nossos sistemas impedindo uma utilização dessa API. Mas é pouco provável que isso aconteça.

4. Conclusão

Não será tão trabalhoso realizar essa alteração para a nova API do E-Estado mas também é possível realizarmos manutenção na API atual em C# evitando assim a realização das Histórias de Usuários acima.

5. Referências