Impactos da nova API do e-estado nas aplicações desenvolvidas pelos Guardiões
Data: 10/02/21
Autores:
- Diego Gonçalves de Almeida (Assessor);
- Rubens Fidelis Miranda Junior (Assessor);
- João Cícero Romão (Assessor);
- Raaby Liandry (Assessora).
1. Objetivo
Verificar o impacto nas aplicações que utilizam a API do e-Estado nas aplicações sob o controle do time Guardiões. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar estudo de alteração da api de movimentação do sif para a nova” presente na Sprint número 62 do time Guardiões.
2. Introdução
Visto que a SEGEP precisa do n° SIAPE na frequência dos servidores Federais, é necessário a mudança de referência da antiga API que o SIF utilizada do e-estado para a nova. Sendo necessário a análise e possíveis adequações na aplicação SIF, a fim de evitar possíveis problemas não previstos em Sprints futuras.
3. Desenvolvimento
A troca das antigas referências da API do e-estado para a nova. Adequação e testes utilizando as novas referências da API em consultas presente nas aplicações.
3.1 GLOSSÁRIO:
API - Interface de Programação de Aplicações é o conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização de suas funcionalidades.
SIF - Sistema Integrado de Frequências.
SAURON - Sistema de Autenticação do Estado de Rondônia.
P.O - Product Owner.
3.2 SIF
No SIF, as consultas que utilizam as movimentações da API são: Obter colaboradores por unidade orçamentária, obter colaboradores por cpf, obter colaborador por matrícula, obter colaborador por pisPasep, obter colaboradores ativos por departamento. Somados, juntos possuem 25 referências no projeto (conforme a Figura 1).
Figura 1. Referências de consultas que utilizam a rota de Movimentações da API do e-Estado.
De acordo com a documentação da API do e-Estado, a rota que se aproxima das informações trazidas pela antiga consulta é a que detalha o servidor (GET Detalhes, rh-servidores.master.local/:id). No entanto, como esta consulta espera o id do servidor para obter tal informação, é necessário utilizar uma segunda (GET Ficha Funcional, https://rh-servidores.master.local/matricula/300155751/ficha-funcional) que é obtida por meio da matrícula do servidor. Após isso, poderá ser feita a busca com o id do servidor no GET Detalhes.
Figura 2. Consulta utilizando a rota de ficha funcional por matrícula.
Figura 3. Consulta de detalhes do colaborador por Id.
Realizado o mapeamento das informações trazidas pela rota da Ficha Funcional e comparada a antiga rota de Movimentações.
codigoDaMovimentacao - não possui |
3.3 IMPEDIMENTOS E POSSÍVEIS IMPEDIMENTOS
Informações que podem ser inconsistentes da nova API. No entanto, conforme conversado com o P.O do time Esquadrão, caso ocorra, o time estará disponível para possíveis ajustes.
4. Conclusão
Após reunião com o P.O do time Esquadrão (Jonatas Justiniano), para facilitar a consulta a ser realizada para obter as informações de detalhes do colaborador, será criada uma nova rota por cpf na API de Recursos Humanos, para facilitar a implementação da mesma nas aplicações mantidas pelo time.
História que precisa ser criada:
- Eu como gdev, preciso adicionar a nova api de movimentação do servidor no sistema.
- Para receber as novas informações e montar a folha de frequência.
- 3 pontos de complexidade
5. Referências
[1] Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação. Serviço de servidor do módulo de RH do e-Estado. 2020. Disponível em: https://documenter.getpostman.com/view/1862129/Szt5grBN?version=latest#d40a6caf-d661-4256-a288-fe1e04a5e000 Acesso em: 01 out. 2020.