Ir para o conteúdo principal

[ETP] Impactos da descontinuação da API do e-estado

ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - ETP

Autores:
José Lucas da Silva Costa,
João Pedro Rocha Brito,
Jônatas Neves Legal

1 - INTRODUÇÃO

A SETIC fornece vários serviços e cada um com sua responsabilidade, foi identificado que o SAURON realiza atribuições além de suas responsabilidades, quebrando esse princípio. Atualmente o sistema retorna claims de dados funcionais do usuário autenticado, o que foge da sua responsabilidade e invade a responsabilidade de outras APIs de dados funcionais. Deve se levar em conta também que a antiga API do E-estado que é utilizada, será descontinuada. O SAURON não retornará mais dados funcionais, mas continuará sendo enviado as informações básicas de usuário, nome e e-mail e também os perfis de acesso. 

 

2 - O QUE É NECESSÁRIO PARA ATENDER A NECESSIDADE

A ação que deve ser tomada é tentar minimizar os impactos nosdos sistemas que utilizam o SAURON e E-estado, o time de desenvolvimento utiliza o Scrum como ferramenta para a entrega de produtos, essas entregas devem contemplar as adaptações necessárias.rias para esta melhoria. Para melhor se situar no assunto, O Scrum é uma estrutura iterativa e incremental para gerenciar o desenvolvimento de produtos. Ele define uma estratégia de desenvolvimento de produto flexível e holística, onde uma equipe de desenvolvimento trabalha em conjunto para alcançar um objetivo comum..

Atualmente o SID por exemplo, utiliza massivamente a seguinte API:

https://e-estado-api.master.local/api/movimentacoes/nomeOuCpf/

Esta API é solicitada com certa frequência e causa alguns problemas de desempenho em determinadas requisições que possua secretarias, onde a quantidade de servidores é maciça, vejamos relatório de desempenho de uma requisição no Kibana:

image-1644500390441.png

Fonte: SETIC-RO

TESTE

5 - VALOR AGREGADO

teste. 

 

6 - CONCLUSÃO DO ESTUDO

O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela VALIDAÇÃO DAS REGRAS DE REMARCAÇÃO ATUAIS, uma vez que foram considerados a análise técnica do código envolvido, principalmente potenciais problemas que afetem a disponibilidade do serviço. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS A REVISÃO CONSTANTE DAS REGRAS, uma vez que, o projeto está suscetível a mudanças solicitadas pelos responsáveis do SID.