Como realizar o uso de SEO
OBJETIVO
Entender o funcionamento e aprender a utilização de SEO para o projeto Regulariza já
JUSTIFICATIVA
O uso de SEO no Regulariza já surgiu por ter sido constatado, que o mesmo não aparece com facilidade nos mecanismos de busca
O QUE É SEO?
O Search Engine Optimization ou SEO é o conjunto de técnicas quimplementadas visando alcançar melhores resultados para o seu site nos mecanismos de busca.
COMO FUNCIONA O SEO?
O trabalho é feito através de palavras-chave definidas de acordo com o assunto tratado no projeto, sendo tanto a nível de site, quanto a nível de página.
COMO OTIMIZAR O SEO?
O primeiro passo a ser dado, é entender o público-alvo, fazendo um levantamento de que tipo de conteúdo vai atraí-lo, para assim poder começar a criar conteúdo otimizado.
Após o estudo, são definidas as palavras-chave mais relevantes do conteúdo, para que a página seja encontrada nos resultados do cliente.
Existem ferramentas que podem ajudar a encontrar essas palavras, chave.
Dentre eles:
Ubersuggest pode apresentar dicas de palavras-chave e também análise de domínios, além de mostrar as publicações que estão nas primeiras posições da palavra-chave sugerida.
Keyword Explorer mostra informações relevantes a partir da palavra-chave pesquisada, além de mostrar graficos que apontam: se a palavra-chave possui um algo nível de busca, o nível de dificuldade de indexação, sugestões de palavras-chave, entre outros.
FORMAS DE OTIMIZAÇÃO DE PALAVRA-CHAVE
Existem duas formas de trabalhar no conteúdo da página, para otimizar as palavras-chave:
Calda Curta
Otimização de palavras-chave de no máximo 3 termos, expressões com alto volume de busca e mais comuns, tendo baixo nível de conversão.
Calda Longa
Otimização de aplicação com 4 ou mais expressões, sendo mais específicos e por isso menos competitivos, obtendo alto nível de conversão.
Portando a melhor forma de trabalhar é mesclar entre as duas opções, otimizando todas as expressões nos mecanismos de busca.
IMPLEMENTAÇÃO
A otimização das landing pages são muito importantes para SEO, onde o trabalho começa desde as suas URLs, com:
- Inclusão de palavras-chave diretamente na url
- Certificação de que toda a url da landing page pode ser lida facilmente
- Utilização de hífens para separar os temos, visto que underlines não são bem aceitos pelos buscadores
Utilização de meta tags para passar intruções para as ferramentas de busca sobre as informações da página.
Meta Robots são orientações que os bots dos mecanismos de busca devem seguir no site, como:
- Index: exiba essa página nos resultados busca;
- Noindex: não exiba essa página nos resultados de busca;
- Follow: siga os links na página;
- Nofollow: não deve ser seguido nenhum link na página.
Title
Primeira informação que o usuário vê no buscador, direto com a palavra-chave.
Meta Description
Breve descrição da página, possuindo a palavra-chave e explicação do conteúdo .
Headings
Os títulos e subtítulos destacam o que há de importante na página, tendo bastante visibilidade pelos buscadores.
Nome de imagens
Todas as imagens precisam ter descrição, sendo feita através da tag “alt”, e a nomenclatura do arquivo também precisa ser separada por hífens.
Conteúdo da página
A palavra-chave deve ser utilizada no máximo 3 vezes no conteúdo da página, sendo destacada sempre que possível, em negrito ou sublinhado.
CONCLUSÃO
A otimização de SEO se dá importante por aumentar a visibilidade do site em mecanismos de busca, porém, sua implementação é complexa e não pode ser feita de maneira simples ou rápida.
Mesmo com a alta complexidade de implementação, aplicação no projeto Regulariza Já se encontra viável, pois a maior parte do sistema é voltada para o administrativo, possuindo poucas páginas disponíveis para um usuário ainda não logado. A aplicação levará tempo e estudo, pois cada página será diferente, mas será de grande proveito do sistema.