Ir para o conteúdo principal

[ETP] Avaliação técnica das regras de remarcação de férias no SID

ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - ETP

Autores:
José Lucas da Silva Costa,
João Pedro Rocha Brito,
Jônatas Neves Legal

1 - INTRODUÇÃO

O time Titãs realiza as manutenções de diversos sistemas, sendo que o que mais demanda manutenção é o SID. Devido as crescentes alterações do sistema, faz-se necessário realizar um estudo técnico acerca das novas regras de remarcação das férias recém implementadas. Portando, serão expostos neste estudo os aspectos positivos e negativos das atuais regras demandadas.

 

2 - O QUE É NECESSÁRIO PARA ATENDER A NECESSIDADE

O manual explicativo já existente https://documentos.sistemas.ro.gov.br/books/sid-sistema-integrado-de-descanso/page/solicitacao-de-remarcacao-das-ferias detalha de forma minuciosa as regras referente a remarcação, este estudo busca complementar o manual de forma mais técnica, para fins de elucidação de dúvidas mais específicas. Para solução da lide, será necessário realizar revisões nos códigos referente as regras de remarcação e apresentar todos os cenários abordados de diferentes formas, para fins de elucidação dos mesmos diagramas abordados no manual.

 

3 - COMPLEXIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO

A elaboração deste estudo busca a revisão de código das regras de remarcação. As revisões de código permitem evitar bugs, garante a conformidade e confirma que o aplicativo está atendendo às especificações antes que o projeto seja concluído quando essas alterações seriam mais caras. Ainda assim, é difícil ver além do tempo que leva para realizá-los. 

Uma das análises iniciais a se fazer é a verificação do período em gozo, vejamos:

 private bool VerificarSePeriodoEstaEmGozoOuSeFoiGozado(Solicitacao solicitacaoASerRemarcada, PeriodoOrdem periodoOrdem)
{
	return solicitacaoASerRemarcada.PeriodosDeFerias[(int)periodoOrdem].PeriodoEstaEmGozoOuJaFoiGozado;
}

Basicamente este é um método basilar que através do parâmetros o compilador poderá identificar se determinado período já está em gozo, isso será de grande utilidade pois quando o servidor solicitar uma remarcação, períodos que já estão em gozo não poderão ser alterados.

Já a verificação da forma de período modificada é uma validação que possibilita a conversão da formas nas solicitações de remarcação, por exemplo o servidor poderá solicitar uma remarcação mediante saldo de férias disponível e válido para conversão quando for o caso. O código a seguir detalha tecnicamente melhor o método:

private bool VerificarSeFormaDePeriodoFoiAlterada(Solicitacao solicitacaoASerRemarcada, SolicitacaoDeRemarcacaoDeFeriasDto solicitacaoDeRemarcacao)
{
	var formaDePeriodoDaSolicitacaoOriginal = solicitacaoASerRemarcada.FormaDoPeriodoDeFerias.ToString();
	var formaDePeriodoDaSolicitacaoDeRemarcacao = solicitacaoDeRemarcacao.FormaDoPeriodoDeFerias;
	var formasDePeriodosEstaoIguais = formaDePeriodoDaSolicitacaoOriginal == formaDePeriodoDaSolicitacaoDeRemarcacao;
	return !formasDePeriodosEstaoIguais;
}

Outra verificação importante nos fluxos de remarcação de férias é validar se os períodos de férias atuais já foram todos gozados, nesse caso o servidor não poderá solicitar uma remarcação, deste modo o código a seguir faz essa barreira de entrada:

private bool JaGozouTodosOsPeriodos(Solicitacao solicitacaoASerRemarcada)
{
	if (solicitacaoASerRemarcada.PeriodosDeFerias.All(x => x.PeriodoEstaEmGozoOuJaFoiGozado))
		return true;
	else
		return false;
}

 A questão de antecedência de 60 dias para remarcação é uma regra que gerou certas confusões no time de desenvolvimento, a questão financeira envolvida é a seguinte, o servidor fará jus ao pagamento de 1/3 de suas férias um mês antes de sua marcação ou remarcação e também fará jus

 

4 - POSSÍVEIS PROBLEMAS

 

4.1. Problemas gerais

 

5 - VALOR AGREGADO

 

6 - CONCLUSÃO DO ESTUDO

O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela RECOMENDAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA ARQUITETURA DE MODO CRITERIOSO, uma vez que foram considerados as vantagens e desvantagens em termos de eficiência, principalmente potenciais problemas que afetem a disponibilidade do serviço. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda a iniciar pelo sistema CEGONHA, uma vez que, o projeto é recentemente e por isso, mais adepto à novas mudanças.