Ir para o conteúdo principal

Análise do impacto que será causado após a desativação da API antiga do e-Estado

OBJETIVO

O principal objetivo deste estudo é realizar uma análise detalhada, informando os impactos que serão causados decorrentes da futura desativação da API antiga do e-Estado, ação que impactaraimpactará os sistemas mantidos atualmente pela equipe, sendo estes: SISNE(Sistema de Nomeação e Exoneração) e PPE(Plataforma de Publicação Eletrônica) .

VISÃO GERAL

Com o comunicado recente de que a API antiga do e-Estado será desativada, e que também se faz necessário realizar a atualização dos serviços que utilizam a mesma, a equipe de desenvolvimento resolveu realizar este estudo, os integrantes responsáveis estão relacionados na sessão "RESPONSÁVEIS" deste documento. 

A API antiga do e-Estado atualmente é responsável por fornecer dados relacionadasrelacionados a feriados, colaboradores vinculados a unidades orçamentariasamentárias e unidades orçamentariasamentárias incluindo os hospitais.

Portanto esta análise prévia se faz necessária para evitar indisponibilidades durante o consumo de informações destas fontes que serão desativadas. Além da desativação da API, o SAURON(Sistema de Autenticação do Estado de Rondônia) não retornará mais dados funcionais, sendo assim também necessário realizar ajustes nos sistemas para buscar formas de suprir essas informações de outra maneira.

Em resumo os dados que o SAURON deixara de fornecer são dados funcionais, informações essas relacionadas a função da pessoa, tipo matricula, cargo, local de trabalho, unidade de pagamento e dentre outros dados pessoais.

 

PROBLEMAS PREVISTOS

Referente ao sistema SISNE foi detectado que o mesmo utiliza dados funcionais fornecidos pelo SAURON, mais especificamente a "SiglaDoDepartamento". Foi também encontrado uma dependência com a API antiga do e-Estado, o qual utiliza a seguinte funcionalidade:

 "ObterFeriadosPorMesEAno": Função que se faz necessária para evitar que a criação de atos por exemplo ocorra em dias de feriados.

Em relação ao sistema PPE, foi encontrado um maior numeronúmero de dependências, sendo todas essas referentereferentes a API antiga do e-Estado. As seguintes funcionalidades descritas abaixo atualmente consomem dados da API antiga.desta.

"ObterFeriados": Função responsável por obter feriados, é usada por exemplo para evitar agendamentos em dias de feriados.

"ObterHospitais": Função responsável por obter todos os hospitais, sendo estes posteriormente agregados junto com as demais unidades orçamentarias,amentárias, isso ocorre porque os hospitais possuem independência da SESAU no momento da publicação de  suas matérias no diário oficial do estado.

"ObterUnidadesOrcamentarias": Função responsável pela obtenção das secretarias que possuem o próprio orçamento.

"ObterSecretariaPorId": Função responsável por obter todos os detalhes de uma secretaria de acordo com seu código. 

"ObterColaboradoresPorUnidadeOrcamentaria": Função responsável por obter dados funcionais do colaborador.

PortantoPortanto, todas as paginaspáginas dos sistemas SISNE ou PPE que utilizam quaisquer funções informadas acima serão afetadas. 

SOLUÇÕES

Dado as informações descritas anteriormente, chega-se aà conclusão de que tanto as informações funcionais quanto as demais relatadas anteriormente não serão mais fornecidas pela API antiga e nem pelo SAURON, sendo estas substituídas pela nova API do e-Estado, a qual já se encontra ativa e em operação, sendo necessário realizar a migração para a mesma, essa ação será realizada pelo time através de ajustes no código fonte dos sistemas SISNE e PPE. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Após a conclusão dos ajustes necessários identificados durante a analise,análise, os responsáveis serão informados o mais breve possível sobre a remoção completa destas dependências que fora solicitada, além dessa ação também serão realizados testes para garantir a total integridade das informações.

RESPONSÁVEIS
  • Alexandre Santos Freire (Analista de Desenvolvimento);

  • André Henrique Cortez (Analista de Desenvolvimento Full-stack);

  • Denise Jeane (Product Owner);

  • Jorge Luiz de Jesus Paiva Junior (Analista de Desenvolvimento Full-stack).

GLOSSÁRIO
  1. Product Owner: O Product Owner representa os interesses de todos os envolvidos, define as funcionalidades do produto e prioriza os itens de Product Backlog. Fonte: (https://www.trt9.jus.br/pds/Scrum/roles/product_owner_10E7BD3.html).
  2. Product Backlog: É uma lista priorizada, contendo breves descrições de todas as funcionalidades desejadas para o produto. Fonte: (https://www.culturaagil.com.br/product-backlog-o-que-e/).
  3. Scrum Master: O Scrum Master é o membro do time que detém, em geral, maior conhecimento sobre o Scrum (“framework que ajuda as equipes a trabalharem juntas”). Logo, ele é responsável por potencializar o trabalho da equipe. Fonte: (https://www.voitto.com.br/blog/artigo/scrum-master) (https://www.atlassian.com/agile/scrum).
  4. Framework: Estrutura é feita para resolver um problema específico. Fonte: (https://www.lewagon.com/pt-BR/blog/o-que-e-framework).
  5. Full-stack: O desenvolvedor Full-stack é aquele que pode atuar em qualquer etapa do desenvolvimento de sistemas. Fonte: (https://www.proway.com.br/blog/dev-full-stack-o-que-e-isso)

Estudo Técnico – 14/02/2022