Analise de dados coletados
Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação |
Última Alteração |
Versão |
|
Time: |
Alquimistas |
|
|
Cliente: |
Maico Moreira e David Lucas |
24/03/2020 |
1.0 |
Product Owner: |
Julien Martins |
LISTA DE SIGLAS:
SETIC- Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação - SETIC
COGE- Coordenadoria de Gestão Estratégica
TI- Tecnologia e Informação
1. INTRODUÇÃO
Foi estruturado um formulário para o levantamento do atual cenário de TI do Estado de Rondônia quanto ao conhecimento dos serviços e ferramentas oferecidas pela Superintendência Estadual de Tecnologia e Informação - SETIC, bem como a participação de futuros eventos realizados por esta Superintendência, a amostra minima estabelecida foi de 5 Instituições e ao final conseguiu-se aplicar para 8 Instituições, onde o time agendou reuniões e explicou o contexto, assim foi explanado aos participantes da reunião que disponibiliza-se para suas respectivas equipes com intuito de obter maiores feedbacks da pesquisa, totalizando ate terça-feira (23.03.2021), 58 respondentes.
Instituições participantes: SEDUC, SEDAM, SEFIN, SEPOG, SEAGRI, DER, EMATER, SUPEL
2. ANÁLISE DOS RESULTADOS
2.1. ANÁLISE QUALITATIVA:QUANTITATIVA:
Gráfico 1: Qual a área de Tecnologia e Informação mais atuante/relevante para seu órgão (levando em consideração o escopo da sua TI):
Neste gráfico, foram coletadas informações quanto a área atuante de cada Instituição, percebemos que 50,59% dos servidores responderam que o "setor de desenvolvimento" é mais atuante, contra 37,65% que dizem que o "setor de infraestrutura' é o que mais atua em suas atividades.
Na primeira questão - Qual a área de Tecnologia e Informação mais atuante/relevante para seu órgão (levando em consideração o escopo da sua TI)?
Mais da metade dos usuários de TI respondentes, ou seja, 50,63% afirmaram que as duas áreas mais influenciam suas atividades são Desenvolvimento e Infraestrutura. Esta última com um percentual de 37,65%, seguidos por 2,35% para Governança, e com o mesmo percentual para Suporte, entre outros itens com índices menores ainda. Constata-se com isso, que as TI's são bem atuantes na resolução de seus problemas através de desenvolvimento de seus próprios Sistemas para uso local. Porém, com a entrada do Decreto 1062 em vigor desde xx/xx/xxxx as TI's passam a perceber que todo o desenvolvimento de sistemas deve passar pela SETIC para aprovação final já que a SETIC é o órgão máximo em gestão e desenvolvimentos de sistemas para o Estado, o que de certa forma, trouxe uma nova realidade as rotinas de todas TI' - reaprender o significado do termo Compartilhar.
Gráfico 2: Você sabe quais as ferramentas a SETIC oferece?
Neste gráfico, a pergunta quer compreender se o servidor possui conhecimento das ferramentas oferecidas pela SETIC, 62,07% diz que "SIM" e os outros 37,93% diz que "NÃO", com as respostas prestadas, observamos que a comunicação é um fator fundamental que deve ser disseminada nas Instituições.
Na segunda questão - Você sabe quais as ferramentas a SETIC oferece?
Mais da metade dos usuários respondentes, ou seja, 62,07% informaram que sim e 37,93% informaram desconhecer. Este percentual de desconhecimento passa a ser o item de maior peso e importância para essa questão visto que nos permitirá identificar quais esforços podem estar sendo gerado em produtos que estão existem ou que já foram desenvolvidos pelos desenvolvedores da SETIC, agora fazendo parte do seu portfólio de produtos e serviços a disposição de todas as TI's. Tal oportunidade, irá se revestir numa necessária aproximação entre TI's e SETIC para alinhamento e ganhos para ambos os lados.
Gráfico 3: Qual serviço você utiliza da SETIC atualmente?
Neste gráfico, a maioria respondeu 35,45% utilizam o "sistemas em geral", os outros 19,09% utilizam a "internet" que são prestados pelo setor de infraestrutura.
Na terceira questão - Qual serviço você utiliza da SETIC atualmente?
Dos 58 usuários-respondentes da pesquisa, ou seja.35,45% usam sistemas desenvolvidos pela SETIC, 19,09% usam internet e 12,73 utilizam telefonia VOIP. Constata-se que a malha de oportunidades desenvolvidas e em uso pela SETIC tem sido utilizadas, o que demonstra que os produtos e serviços oferecidos vem atendendo as expectativas e demandas das TI's. Com referência a resposta Nenhum equivalente a 10% dos usuários-respondentes a SEFIN por exemplo utiliza softwares de controle financeiros específicos muitas das vezes devendo ser alinhados com órgãos federais e adquiridos por licitações, o que explicaria o percentual da não utilização de serviços da SETIC, sendo tratado aqui como um caso isolado.
Gráfico 4: Você utiliza algum desses sistemas? Quais?
Neste gráfico, a maioria trouxe como resposta o "SAURON", o primeiro mais utilizado com 59,34%, já o segundo mais utilizado está "MEU ACESSO" com 18,68%, e o terceiro mais utilizado é o "Sistema Integrado de Freguência - SIF com 9,89%.
Na quarta questão - Você utiliza algum desses sistemas? Quais?
Dos 58 usuários-respondentes da pesquisa, ou seja, 59,34 % usam Sauron, 18,67% Meu Acesso e 9,39% SIF-Sistema Integrado de Frequência como sistemas desenvolvidos pela SETIC, além do SEI, GLPI entre outros. Constata-se que a malha de sistemas desenvolvidos e em uso pela SETIC tem sido utilizadas, o que demonstra atender as expectativas geradas para as TI's.
Gráfico 5: Qual sua visão sobre a Setic ser a Superintendência provedora de serviços e produtos de Tecnologia e Informação do Estado?
Neste gráfico, a pergunta vem para questionar o servidor quanto ao sentimento de a SETIC ser provedora dos serviços e produtos conforme Lei Complementar n° 1.062, de 4 de junho de 2020, a maioria dos respondentes consideram "BOM" com 68,97%, os outros 18,97¨% consideram "ÓTIMO".
Na quinta questão - Qual sua visão sobre a Setic ser a Superintendência provedora de serviços e produtos de Tecnologia e Informação do Estado?
Um pequeno esclarecimento introdutório sobre Visão para os usuários-respondentes - Como a Setic trataria essas questões de T.I.C. em sua Gestão enquanto provedora para todo o Estado - transparente e compartilhado. Usuários-respondentes representando 68,97% informaram ser Bom, 18,97% informaram ser Ótimo e 12,07% informaram Ruim. Quanto ao resultado Ruim pode ser representar pela falta de algo intangível, não percebido, algo que não se sabe o que é. Na visão do usuário-respondente poderia ser falta de acesso aos gestores Setic, transparência, outros. (foi um erro de construção do formulário não termos colocado um campo para se obter uma resposta justificada - Registro em lições aprendidas).
Gráfico 6: Como você considera a maturidade de Tecnologia e Informação da SETIC?
Maturidade: é o estado ou condição de resposta e atendimento das demandas surgidas para os setores de Desenvolvimento, Infraestrutura, Administrativa e Gestão e Governança.
Neste gráfico, a pergunta quer verificar a visão do servidor sobre os serviços prestados pela SETIC, se os serviços são bem explorados, politica de segurança são adotados entre outros..., 34,48% responderam que a maturidade da Superintendência é "MÉDIA", os outros 34,48% dizem que é "ALTA". Obs.: O feedback não foi assertivo pelos respondentes, visto que durante entrevista foi relatado a demora na resposta e atendimento quanto aos serviços prestados. Embora o resultado tenha sido,....
Na sexta questão - Como você considera a maturidade de Tecnologia e Informação da SETIC?
Nesta questão foi dada uma nota explicativa sobre o que seria Maturidade para a questão - Maturidade: é o estado ou condição de resposta e atendimento das demandas surgidas para os setores de Desenvolvimento, Infraestrutura, Administrativa e Gestão e Governança.
Diante dessa questão, e com precisão cirúrgica 58,62% consideram média, 34,45% consideram alta e 6,96% consideram baixa. Dos resultados extraídos: Por que 6,96% de usuários-respondentes considerariam baixa a maturidade da Setic, levando-se em consideração que tratava-se de respostas para os atendimentos de suas demandas. Esse percentual nos induz a pensar que demandas não foram atendidas a contento, ou dentro de um prazo esperado. Talvez com um Timer ajustado um tempo mínimo para aquele tipo de resposta, pudesse ser pensado a fim de se evitar negativas, embora no conjunto estudado os aspectos m,ais significantes foram positivos.
Gráfico 7: Você participaria de Eventos de Tecnologia e Informação, promovidos pela SETIC?
Neste gráfico, 87, 97% que "SIM" que participariam de eventos realizados pela Superintendência contra 12,07% que "NÃO".
Na sétima questão - Você participaria de Eventos de Tecnologia e Informação, promovidos pela SETIC?
Esta questão é muito importante, se considerarmos que desde 2018 a Setic não promove um evento aberto. A resposta afirmativa consagrada pela maioria foi de 87,93% ,e 12,07 não consideraram ir num evento promovido pela Setic. Cabe ressaltar que a Informática é movida por múltiplas novidades em tempo-real. Desenvolvedores são ávidos consumidores de eventos tecnológicos, e não seria diferente considerando os servidores estaduais dessa área. Aqui registra-se o "pulo do gato" uma grande oportunidade de aproximação entre as TI's pois a maioria comunga do mesmo desejo. Eventos que promovem desafios para se melhorar a qualidade e uso de sistemas que sirvam ao cidadão e para o Estado são dignos de aplausos. A Setic tem técnicos qualificados para tornar esses eventos memoráveis, assim como no passado a iniciativa Infoparty é sempre lembrada por quem gosta do assunto. O PDTI com sua agenda garantirá assim que a Pandemia cessar a ativação desse calendário anual de eventos tecnológicos.
Gráfico 8: Na realização de evento promovido pela SETIC qual é o melhor formato?
Neste gráfico, 58,62% dos respondentes apontam que on-line seria a melhor opção visto a situação do Estado contra o enfrentamento do Covid-19.
Na Oitava questão - Na realização de evento promovido pela SETIC qual é o melhor formato?
Tem-se uma balança com pequeno desequilíbrio pendendo pais para os eventos on-line. São compreensíveis os percentuais indicados - 58,62% para eventos on-line. Lava-se em consideração a realidade atual, é muito mais seguro fazer eventos on-line a fim de se manter todos seguros quanto aos aspectos já conhecidos da COVID-19, inclusive com um aporte de infra-estrutura física menor e mais em conta financeiramente se considerarmos os custos de dois dias de evento. caso, haja um patrocinador isso seria um ótima alternativa para redução de custos. Por outro lado, um percentual de 42,07 % considerou preferir a participação de um evento presencial. Deste dado podemos inferir que trata-se da modelagem preferida pós-pandemia, não durante seu curso. Como a maioria dos usuários pesquisados respondeu que On-line seria este o melhor formato. Agora, tem-se outra oportunidade focal, a chance de ampliar o leque dessa consulta "exclusivamente" para todas as TI's já que apenas 8 secretarias das 12 solicitadas responderam ao questionamento a tempo. Poderíamos inclusive estender a pesquisa para outros órgão da esfera municipal e federal, haja vista se tratar de evento para servidores públicos.
Gráfico 9: Você conhece o evento Hackathon?
Neste gráfico, questionamos o servidor sobre o entendimento deste evento se o mesmo compreende ser uma maratona de programação, 53,45% compreendem que "SIM" contra 46,55% desconhece esse evento.
Nona questão - Você conhece o evento Hackathon?
Levando em consideração que 53,45% a firma conhecer o referido evento, também popularmente conhecido como Maratona de Programação presente em organizações públicas e privadas no país e fora também, que vislumbram soluções tecnológicas para problemas recorrentes. O Evento pode ser aplicado em múltiplas áreas do conhecimento - por exemplo, aplicativos da própria Setic para melhor sistemas internos do Governo do estado, ou um sistema novo para área de saúde que possa melhorar os cuidados e os controles com o trato do ser humano e a COVID-19, ou um desenvolvimento de aplicativo pra área educacional, ambiental dentre outros. Para os 46,55% que responderam desconhecer o tipo de evento infere-se que tal conhecimento é mais familiar aos desenvolvedores de fato, nos casos em que os usuários-respondentes estão em atividade como em áreas de infraestrutura e suporte o viés realmente seria diferente por conta da dinâmica existente, e os eventos preferidos seriam as Feiras tecnológicas. Aqui também reside um grande oportunidade de eventos voltada para Feiras tecnológicas dentro do Estado.
Gráfico 10: Qual o ponto de melhoria você indicaria para SETIC?
Neste gráfico, questionamos o servidor quais seriam os pontos de melhoria na SETIC, 33,33% responderam que o setor de Desenvolvimento deveria trabalhar pontos de melhoria, exemplos citados: Integração com os sistemas de outras unidades, possuir guias de uso e como buscar suporte para os sistemas da SETIC, instabilidade dos sistema, principalmente SEI, Mais transparência em como são criados, gerenciados e armazenados os usuários que integram os sistemas SEI, SAURON, GLPI e ZIMBRA no AD, para um melhor entendimento e feedback em caso de possíveis problemas....contra 25,81% responderam que o setor de Infraestrutura deveria trabalhar pontos de melhoria, exemplos citados; Reduzir o tempo dos chamados, GLPI, Melhor atendimento remoto...
11Gráfico -11: Referente a Lei Complementar n° 1.062, de 4 de junho de 2020.
Neste gráfico, questionamos o servidor sobre o entendimento da lei e as competências que atualmente a SETIC compõe e a grande maioria diz "A FAVOR" com 76,59%, os outros 22,41% "CONTRA" não concordam, alegando que a inovação e tecnologia não devem ser centralizada, entendendo como atraso e não garantido a liberdade para as gerências de TI dentro do Estado.
1.32.2. RespostasANÁLISE subjetivasQUALITATIVA:
O time trabalhou o compilado de informações com as respostas dos participantes em formato original retirado do formulário aplicado, para que não se perca nenhuma referência e permaneça a qualidade da coleta, os dados levantados foram quanto à melhoria de produtos e serviços, as competências da Instituição e sugestões à SETIC:
2.2.1- Melhoria aos serviços e produtos da SETIC:
SAURON:
- Deveria ter um autentificador diferente para empresas, servidores e cidadãos. (Solução; Programa Governo Digital)
- Sauron poderia melhorar muito a compatibilidade dele com navegador Chrome e sua documentação, pois não são muito claras de como utilizar sua API.
- Dificuldade de onde encontrar rapidamente acesso para resetar minha senha. (Solução: um icone mais em destaque)
- Melhoria do Sistema Sauron.
- O Sauron faz o que promete, então não vejo o que possa melhorar no projeto, já que acredito que caso algo mais seja implementado, possa interferir no desempenho do sistema.
SIF:
- Se possível realizar melhorias na parte de inclusão de presença.
- Necessidade de mais controle para o administrador do setor, na parte de alteração de horário da folha de ponto. (È uma regra do sistema definida pela SEGEP)
SID:
- Melhorar a marcação de férias. (SID)
SEI
- Melhoria no fluxo de Criação de Acesso no SEI.
- O sistema de processos SEI, é muito instável.
SISTEMAS:
- Melhoria na hospedagem de banco de dados.
- Melhoria na integração com os sistemas de outras unidades.
- As senhas de usuários expiram muito rápido.
- Tempo de resposta a requisições realizadas perante a SETIC, principalmente a questões referente a banco de dados, que normalmente é demorado.
- Melhoria no sistema de recadastramento, no ano passado tiveram diversos problemas. (sistema atualização cadastral foi atualizada 2021 )
- Melhoria no contra-cheque. (sistema de contracheque/sefin)
- Aprimorar os sistemas existentes com ferramentas mais objetivas para o cliente final.
- Responsividade, estabilidade dos sistemas, entregas com funcionalidades completas e integralidade.
- Melhoria no site para não ter tanto erro no sistema quando se tem uma demanda muito grande.
- Realizar integração entre os sistemas da SETIC.
- Melhoria das funcionalidades, pois deixa muito a desejar.
- Integrar os sistemas SEI, SAURON, GLPI e ZIMBRA no AD, para um melhor entendimento e feedback em caso de possíveis problemas.
- Suporte para problemas específicos relacionados aos Sistemas.
- O atual modelo de senhas é HORRÍVEL.
- Melhorar a estabilidade do sistema.
- Melhorar o desenvolvimento.
- Os sistemas que utilizo não são bons.
COMUNICAÇÃO:
- Melhoria na comunicação.
- Centralização de informações.
- A comunicação entre o usuário final (servidor ou cidadão)
- Melhorar a divulgação.
- Realizar a troca de informações com sistemas da SEPOG.
- Mais transparência em como são criados, gerenciados e armazenados os usuários que a SETIC atende muito bem até o momento a SEAGRI.
GLPI E CHAMADOS:
- Melhoria na comunicação.
- Reduzir o tempo de atendimento dos chamados.
GERAL:
- Acho que nada está bom assim.
- Não vejo que necessite de mudanças atualmente.
- Mais opções de serviços ao servidor.
- Infraestrutura de sistemas.
- Não utilizo por enquanto nenhum serviço ou produto da SETIC.
- A estabilidade da INFOVIA e no SEI.
- Melhorar tudo.
- Melhorar a usabilidade.
- Melhorar a navegabilidade, UX
- Mais funcionários para suporte aos sistemas.
- Melhoria no GLPI.
- Melhorar atendimento remoto.
- Guia de uso e como buscar suporte para os sistemas da SETIC.
- Nenhuma melhoria a indicar.
- Os serviços atendem a contento.
- Não há problemas com os serviços utilizado.
- Está bom.
- Nada a melhorar.
- Sem observações.
- O serviço que utilizo já me atende bem.
- Como usuário, no momento não precisa de melhoria.
2.2.2 - Referente a Lei complementar nº 1.062, de 4 de junho de 2020. (A favor ou contra – Justificativa).
A favor:
- A lei é boa, mas fica faltando a comunicação entre todos.
- Apesar de ser a favor, a lei é muito leonina e pode causar transtornos para a SETIC, visto que, atualmente ela não dispõe de infraestrutura (fisica, pessoal e orçamento) para abarcar todas as responsabilidades de T.I. do Estado e seus entes.
Contra:
- A lei em questão foi imposta na calada da noite sem aprovação do COETIC e sem a ciência de outras unidades. O que gerou um atrito enorme nas TI's setoriais que foram "obrigadas" a aceitar. Entendemos que a LEI é visando o melhor ao Estado e este objetivo é comum a todos. Mas a referida Lei caberia ajustes de forma a torna-la ideal para o ESTADO um exemplo seria manter o COETIC como setor de monitoramento e análise de projetos. Outro ponto seria a independência da SETIC do serviço interno a SETIC deve ter foco na população desenvolvendo políticas públicas, desenvolvendo grandes sistemas, desenvolvendo estrutura para pequenas secretárias, mantendo a INFOVIA e o DATACENTER. Por fim a natureza da SETIC deveria ser focada em criar políticas públicas para o cidadão o que leva a questão 7, que deveria ter um campo para colocar uma opinião técnica.
- As centralizações das demandas de TI não fazem parte do atual cenário tecnológico mundial, uma vez que as TI'S precisam se adequar as necessidades de seus clientes, buscando inovações tecnológicas voltadas a melhoria nas entregas da instituição. Um de...para... Não deve ser "padrão a todos", precisa ser estudado, entendido, e depois desenvolvido. "Premissas preliminares" de desenvolvimento e entregas devem acontecer, e não ordenamentos projetados por uma Superintendência que não ampara e equilibra o financeiro pessoal, não escuta os pós entrega (end user, quando falo end user não é o puxa saco do gerente de TI de uma secretaria, é o user final mesmo) e tbm o descaso com seu próprio corpo técnico. Sobre este último ponto, um tanto sensível sob o meu olhar, entendo que se o local de trabalho fosse agradável, nenhum colaborador ficaria buscando novos desafios em outra instituição (como já aconteceu e acontece com um número considerável de casos). O que vejo é desgosto por parte daquele que compõem o time de TI da superintendência, infelizmente. Não precisamos de ditadores, e sim, colaboradores!!!
JUSTIFICATIVAS:
- Precisa realinhar o papel da SETIC com as outras unidades e resgatar o COETIC, pois não tem como o maior executor ser o próprio fiscal.
- Sou a favor na maioria dos pontos e contra, em alguns aspectos e o principal foi: "Extingue o Comitê Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação - COETIC" esse comitê era fundamental para integração e discussão de outras secretarias, "fixar, coordenar e fiscalizar metodologias e regulamentações de boas práticas para desenvolvimento" na minha opinião isso é muito particular de cada secretaria.
SUGESTÕES:
- SETIC deveria influenciar na Governança de TI, deixando o lado operacional para cada secretaria.
- A Lei em epígrafe dá respaldo legal para as ações que estavam sendo praticadas pela SETIC, antiga EPR. A inovação em tecnologia não deve ser centralizada, isso em qualquer lugar do mundo é um atraso. Deve ser garantido a liberdade para as gerências de TI dentro do Estado, com o intuito de garantir a livre promoção em inovação e tecnologia. Mas, sou a favor que o serviço intrínseco a cada secretaria deveria ser gerenciado pela equipe de TIC própria da secretaria. Isso possibilita um atendimento mais célere, personalizado e, portanto, com uma solução rápida pela equipe de cada secretaria que vivência o seu cotidiano.
- A valorização dos funcionários de TI é muito baixa juntamente com seus serviços. Dar espaço a empresas privadas consolidadas para cuidar da parte de TI que irá qualificar e valorizar tanto o serviço de TI quanto o funcionário.
- Há uma sobreposição de competências e falta de comunicação e alinhamento com as demais Secretarias do Estado.
2.2.3 - Dicas e sugestões:
COMUNICAÇÃO:
- Comunicação entre todas as equipes.
SUGESTÕES:
- Uma sugestão que eu acho muito válida é investir um tempo no READ.ME dos projetos da SETIC, pois acredito que alguns desenvolvedores de outras secretarias enxergam a SETIC como um lugar de desenvolvedores que inspiram os demais, e vê um projeto criado por um dos times da SETIC é um modo de aprender os padrões que são utilizados nos projetos, além de aprendermos mais sobre o projeto em si, o READ.ME seria muito útil para desenvolvedores que ainda não tem um conhecimento suficiente para entender o que o projeto é e o que ele faz observando apenas o código fonte.
- A Setic poderia ser mais atuante no que tange ao acompanhamento junto às secretarias, já tive experiência na SEAS e na SEAGRI e vejo que as gerências de TI são "abandonadas " por não terem o acompanhamento que vejo necessário da SETIC.
- Melhorias quanto aos procedimentos de reset de senha de e-mail institucional. Tratativas relacionadas a restauração / Manutenção de Banco de Dados. Não temos conhecimento sobre meio de comunicação/feedback adotado para informar as demais Secretarias, quando algum serviço prestado da SETIC quando o mesmo é interno.
Conclusão do time
O time constatou que a realização do evento Hackaton, trará benefícios a Superintendência como uma maior integração as gerências de Tecnologia do Estado, deste modo também será vitrine para as Instituições trazendo transparência, conhecimento dos sistemas fornecidos, e serviços prestados. Atualmente o dono do projeto deseja que o evento seja realizado de modo presencial contendo um público-alvo de até 100 pessoas. Conforme os dados levantados pelo formulário 58,62% as TI´s desejam que o evento seja realizado on-line, visto a real situação do Estado contra o enfrentamento do Covid-19 (decreto 28.853 de 2 de março de 2021), sendo o evento presencial e contendo todas as precauções necessárias, haverá o risco de pouca participação além da imagem do governo ficar doosd, trazer um evento presencial já contradiz com os preceitos do decreto até este momento, outro ponto, o investimento feito para o projeto na formatação presencial não atingirá de forma efetiva o público e não terá retorno satisfatório, a proposta do time é que se realize o evento na formatação on-line confirmando os dados dos respondentes do formulário e utilizando como modelo, o regulamento Hackingrio 2020 (http://hackingrio.com/image/elemento/Regulamento-HackingRio-2020.pdf) que traz o perfil de evento on-line.
Outro fator levantado, é sobre os sistemas que serão trabalhados no evento que envolve as ferramentas: Sauron, Assine aqui, Gov.Doc, API Ocorrência Funcional, API Organograma, Central DEV, Meu Acesso, API Pentágono, Formulário Dinâmico, API Push e o Sistema Integrado de Frequência - SIF, conforme a respostas das TI's 59,34% utilizam Sauron e 18,68% Meu acesso, o time compreende que as TI's desconhecem as demais ferramentas, tirando esta conclusão através da abordagem por reunião com os mesmos, que tiravam dúvidas com o time na resolução do questionário, o time sugere a verificação quanto a segurança de dados com os responsáveis e a divulgação dessas ferramentas no regulamento, em canais de comunicação das TI's do Estado, ante evento. Foi observado pelo time que "Hackaton " é conhecido por 53,45% da pessoas e desconhecido por 46,55% delas, então o time sugere, ante evento, o esclarecimento"o que é e o objetivo" para as TI'S.
Percebemos que 87,93% dos respondentes participariam de eventos realizados pela Superintendência, compreendemos que é de grande importância para as TI's do Estado, que Setic realize eventos voltados a Tecnologia, confirmando a premissa que o público possui realmente interesse sobre o evento e que deve ser executado.