Ir para o conteúdo principal

Análise de Negócio - Prato Fácil

Data de elaboração 23/03/2020
Última Atualização 04/10/2022
Responsável pelo estudo Victor Azevedo
Equipe do estudo Time Amazonas
Alvo Processo
Origem

Projeto

Cliente Israel Evangelista/ Secretaria de Estado de Assistência Social - SEAS
Objetivo Fazer levantamento de requisitos e coleta de informação referente ao projeto e a construção do elaboração do Canvas.
Documentação correlata



INTRODUÇÃO

O presente diagnóstico situacional tem por objetivo avaliar de um ponto de vista técnico e organizacional a viabilidade da necessidade de desenvolvimento de um sistema proposto pela Secretaria de Estado de Assistência Social - SEAS que tem como finalidade gerir e coordenar a Política de Assistência Social, Segurança Alimentar, Habitação, Transferência de Renda e Promoção da Cidadania e Direitos Humanos no Estado. Sendo este documento de interesse dos clientes e desenvolvedores de software, tendo por finalidade identificar a real necessidade de desenvolvimento de um sistema, e ou, possibilidades de integração com outros sistemas já existentes, diagnosticando assim se o mesmo irá colaborar com os interesses e objetivos da
organização.

O projeto trata-se de Credenciamento de estabelecimentos comerciais (restaurantes) para fornecimento de almoço, visando credenciar restaurantes para o fornecimento de refeições saudáveis a população em vulnerabilidade no Estado de Rondônia. O mesmo, compõe o planejamento estratégico de governo, eixo temático: Cidadania, na 2ª Batalha: Proteger os direitos fundamentais do cidadão e da família rondoniense, com o resultado-chave de ampliar a cobertura dos restaurantes populares, aumentando de 0 a 33.000 refeições servidas ao mês, dividido em 1500 refeições/dia. As informações aqui contidas correspondem ao projeto Prato Fácil, buscando elencar os principais elementos que irão subsidiar o desenvolvimento do novo processo na
SEAS.

O Diagnóstico Situacional foi formulado a partir dos seguintes elementos:

 Entrevistas com técnico: Foi realizada entrevista aberta com técnico em
desenvolvimento de software e stakeholders do projeto;

• Análise secundária de documentos: Foram consultados documentos internos e as leis que regem da Secretaria. Nesse arcabouço estão incluídas esboço de edital de licitação para contratação de serviço dos restaurantes, slide de apresentação do projeto, manual de roteiro de fiscalização para restaurantes credenciados, dentre outros.

Em entrevista por telefone com o stakeholders Waldir Vagas - Presidente da Abrasel Rondônia, o projeto é interessante, porém pode haver inicialmente resistência dos restaurantes devido a classe econômica ser diferente do público atendido, mas que podem surgir empresas idôneas que queiram trabalhar junto ao estado no atendimento do público de vulneráveis. O presidente relatou ainda que existem em torno de 1600 estabelecimentos com registro ativo na junta, na Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, Porto Velho possui 105 cadastrados e 35 regulares, dentro de um total de 54 regulares em dia com suas obrigações (Bares, restaurantes e cantinas em locais particulares) no estado de Rondônia.

Foi verificado conforme solicitado, que o sistema Gfood que atende o público-alvo de apenados, não atende a necessidade do projeto prato fácil, em virtude de os fluxos serem distintos. Relatamos ainda que em detrimento do decreto estadual 24.871, que estabelecesituação de emergência, e medidas temporária de prevenção e a contagio do Covid-19, a Secretaria Estadual de Assistência Social está executando suas atividades em home office, oque dificulta o contato e a coleta de informação referente ao projeto, Cadastro Único e a elaboração do Canvas, solicitamos o reagendado para data futura dos pontos citados.

ANALISE DE RISCOS


A Probabilidade de insucesso de determinado empreendimento, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados.

Riscos do projeto cliente:

Riscos

  • Desenvolvimento de um software de altocusto e alto esforço antes do resultado da licitação.
  • Sem definição de escopo do projeto.
  • Sem definição de escopo do projeto.

Descrição do risco

  • Com as incertezas do cenário atual em que os empresários possam não aderir ao projeto.* O projeto, não possui um arcabouço definido de responsáveis e o passo a passo do processo de ponta a ponta.* O projeto deve ter algumas definições de escopo e limitações que não estão esclarecidos no projeto.

Soluções

  • 1. Desenvolvimento MVP - Minimo produto viável.
  • 1. Modelagem do processo.
  • 2. Estruturar o escopo do projeto com o cliente.

CONCLUSÃO

Diante da situação atual, considerando a falta de pesquisa junto ao empresário referente a adesão ao projeto, o que põe em risco o desenvolvimento de software antes do resultado da licitação, o que é essencial para o sucesso do projeto. Porem por se tratar de um projeto que visa atender política de estado e está entre as prioridades do governo, será desenvolvido o mínimo produto viável - MVP a fim de que não haja perdas para nenhuma das partes.