Ir para o conteúdo principal

Pesquisa de Clima Organizacional SETIC - Edição 2021

Autor: Henrique Douglas, Mayza kelly e Giseli Cairis Caires 

INTRODUÇÃO

Essa pesquisa surgiu da necessidade de um diagnóstico geral sobre a satisfação dos servidores da superintendência de tecnologia da informação e comunicação (SETIC), em conhecer e avaliar aspectos muitas vezes subjetivos que motivam e desmotivam os servidores no ambiente de trabalho, já que alguns deles mostravam-se infelizes e muitas vezes descompromissados com o trabalho, essa pesquisa ajudará a elucidar quais fatores que contribuem para que os servidores se sintam motivados com o trabalho e quais fatores os desmotivam. Assim como diz Gomes (2017),  O setor público enfrenta vários desafios, para atender uma população que conhece mais seus direitos, isso gera uma exigência cada vez maior por um padrão de atendimento, não obstante, para que se consiga esse padrão se faz necessário que haja uma busca constante pela inovação no serviço público. Os gestores precisam ter ciência que as pessoas são as peças mais valorosas  dos processos de uma organização. (Hedler, Castro, 2015). Por isso faz-se necessário que os servidores estejam motivados.

OBJETIVO

Analisar o grau de satisfação dos servidores da SETIC, através de um formulário com perguntas objetivas e subjetivas.

METODOLOGIA

O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva no qual foi aplicado um questionário com 50 perguntas divididas em objetivas e subjetivas, as alternativas eram: sim, não, às vezes, parcialmente, frequentemente e outros que se mostraram necessárias na pesquisa, elas foram divididas em grupos relacionadas ao órgão, natureza do trabalho, colegas de trabalho, remuneração e promoção, chefia imediata e ao final foi aberto para os servidores sugerirem melhorias relacionadas ao seu trabalho.

A pesquisa foi realiza no dia 20/01/2021, com 116 servidores da superintendência de tecnologia da informação e comunicação do governo do estado de Rondônia de um total de 123 servidores em exercício, sendo aplicada aos setores de gerência administrativa/gabinete, gerência de desenvolvimento e gerência de infraestrutura.

Para a coleta de dados foi enviado um formulário no google forms aos servidores em exercício no momento da aplicação, o qual obteve-se uma amostra significativa dos servidores que responderam cerca de 94% dos servidores da superintendência responderam ao questionário.

Posteriormente à coleta de dados, eles foram compilados em planilha e tratados na ferramenta Power BI, para construção de dashboards, a fim de criar visualizações dos dados para que assim se possa tomar decisões mais rápidas e assertivas.

RESULTADOS

Power BI Janeiro de 2021

 

                                   

A partir dos resultados obtidos, pode constatar-se que os servidores se encontram satisfeitos com o órgão, seus chefes e colegas de trabalho e parcialmente em relação ao trabalho.

Por outro lado, os resultados indicaram que os servidores se encontram insatisfeitos com a remuneração, promoções de pessoal e a divulgação de metas e resultados.

Power BI Agosto de 2021

44 Perguntas como total de 125 Respostas:

OBJETIVO

Levando em consideração os aspectos supramencionados no tópico metodologia do presente diagnóstico que motivam e desmotivam os servidores no ambiente de trabalho, bem como às mudanças de reestruturação interna desde a antiga aplicação da pesquisa de clima organizacional em janeiro de 2021 até o presente momento, tornou-se necessário a realização de uma nova pesquisa de clima organizacional. De forma geral, a pesquisa contém as mesmas perguntas que a anterior que servirão de comparativo para os gestores da organização somado a outros questionamentos que servirão para validação de hipóteses.

RESULTADOS

Os resultados estão apresentados na aplicação Power BI

Na pesquisa anterior aplicada em janeiro de 2021, haviam 123 servidores na SETIC incluindo estagiários, comissionados e efetivos, desta forma tivemos o retorno de 116 servidores. Após os cenários de mudanças que resultaram no presente momento, em agosto de 2021 a SETIC comporta 157 servidores, destes tivemos um retorno de 125 que responderam à pesquisa de satisfação.

A priori, segundo os dados obtidos entende-se que de modo geral os servidores se encontram satisfeitos com o órgão, seus chefes e colegas de trabalho e em relação ao trabalho. Sobre a motivação, em janeiro cerca de 70% dos servidores sentiam-se motivados em trabalhar na SETIC, apenas 29,31% (somado os respondentes “as vezes” e “não) sentiam-se desmotivados em trabalhar no órgão. Ao serem questionados do motivo de tal desmotivação 19,35% afirmaram estarem insatisfeitos com a remuneração, com a reestruturação interna que aconteceu de fevereiro a agosto, políticas que visaram fomentar a promoção de servidores foram aplicadas, um reflexo disso é que 41,1% afirmou ter recebido alguma promoção em 2021 na nova pesquisa de cultura organizacional. Em contrapartida 59,2% afirma desconhecer os critérios de promoção, ocasionando em 58,7% dos servidores que não receberam promoção 2021 um desamparo dos métodos necessários para o alcance de um aumento salarial.

Em segundo plano, ainda sobre a motivação dos servidores temos que 29 (29,31%) pessoas da SETIC, entretanto nem todos os questionados do motivo estão exemplificados no dashboard por um erro de planilha, mas que a maioria das respostas (26 das 29 pessoas) estão expressadas no BI.

 

CONCLUSÃO

O estudo alcançou o resultado pretendido ao avaliar o grau de satisfação no trabalho dos servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), em relação ao órgão, natureza do trabalho, colegas de trabalho, remuneração e promoção, chefia imediata.

Apesar de os resultados mostrarem um nível de satisfação bom em relação ao órgão, chefes e colegas de trabalho, podemos observar que há aspectos em que a superintendência e seus gestores devem ter mais atenção, esses resultados nos ajudam não a focar somente em melhorar o que não está bom, mas sim de priorizar nossas ações para que possamos concentrar nossas forças em melhorar o que não está bom e manter um nível aceitável de satisfação no que já está adequado. Por isso ao final da pesquisa, essa foi apresentada a cada um dos gestores e ao superintendente do órgão, a fim de demonstrar os resultado e priorizar ações que seriam desenvolvidas a posteriori, ao final da reunião ficou acordada as seguintes ações: Criar política de valorização dos servidores com base na meritocracia, elaborar e aplicação avaliação de desempenho, a fim de medir o desempenho dos servidores, difundir o planejamento estratégico da superintendência, criar mecanismos para o cumprimento de horário estabelecido ou uma compensação se não for possível, divulgar metas e resultados da superintendência e por fim criar mecanismos de se alcançar maior sinergia entre os setores do órgão.

Foi acordado também que essa pesquisa de satisfação se tornará parte da cultura da superintendência, com pequenos ajustes que se mostrarem necessários ao longo do tempo e que será definida uma periodicidade mínima para aplicação da mesma.

Referências Bibliográficas

Roberto Kern Gomes, Melhores Práticas Intraempreendedoras para a Gestão Pública: um Estudo de Multicasos , 2017.

Desiree Louise Hedlera, André Luís de Castro, Satisfação do Servidor Público no Trabalho: um Estudo de Caso nos Centros de Referência de Assistência Social de Paranavaí, 2015.