Ir para o conteúdo principal

Nova Página

Autor: Hidiarure Araujo

 

INTRODUÇÃO

O “Emocionômetro” surgiu  em 1991 a partir da iniciativa de dois coordenadores de uma das usinas da Fiat. O número de peças que apresentavam alguns “pequenos defeitos” era alto. Intuitivamente, começou-se a perceber que mais do que sabotagem o problema era mais sério: a má performance poderia ser oriunda de problemas emocionais de alguns colaboradores que não conseguiam executar bem suas funções devido à baixa concentração.

O emocionômetro foi desenvolvido para aproximar, para que as pessoas voltem a se expressar, para que as relações do dia-a-dia não se tornem apenas inteligência artificial. O emocionômetro foi desenvolvido porque encurta a distância entre o sentir dos sentimentos, deixa as pessoas juntas, agrega.
Muito oportuno numa era que se define o ativo de uma organização pela inovação. Pessoas emocionalmente felizes são geniais quando se expressam se não, elas guardam isso tudo dentro de si, como um enorme monstro de amargura. A amargura é um campo deserto, nada se cria.

No livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, o autor descreve a necessidade de atentarmos para “IE” Inteligência Emocional, já que as nossas emoções alteram completamente nosso desenvolvimento e crescimento profissional. Com a identificação das emoções por meio de "emoji", fica menos complexo a identificação dos padrões emocionais. 

Segundo Daniel Goleman, "melhor que o colaborador aprenda a administrar suas emoções, e que as use a seu favor, inteligentemente". Isso não significa que deva negar suas emoções, basta (parece simples) aprender a se auto controlar, superá-las ou mesmo conviver com elas. É preciso estabelecer uma estratégia para lidar com os sentimentos. 

Atualmente diversas escolas utilizam o termômetro das emoções para ensinar, desde de pequeno, as crianças a identificar a emoções que está sentindo e como trabalhar para melhorar esse controle.

 

OBJETIVO

O objetivo dessa ferramenta é poder auxiliar, e apoiar o colaborador na identificação das suas emoções em seu dia a dia profissional. Por meio do emocionometro poderemos identificar o que sentimentos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não, assim como, poder observar se meu padrão de emocional está interferindo diretamente no exercício da minha função e desenvolvimento do meu trabalho.

 

APLICAÇÃO

A ferramenta pode ser adaptada conforme a realidade da instituição ou até mesmo avaliação dos especialistas que atuam diretamente no desenvolvimento de pessoas.

As emoções que foram escolhidas como predominante na instituição, são:

001-agradecido.png 002-bem.png 003-encantado.png
Agradecido Bem Encantado
004-feliz.png 005-doente.png 006-isolado.png
Feliz Doente Isolado
007-entediado.png 008-sonolento.png 009-indiferente.png
Entediado Cansado Indiferente
010-angustiado.png 011-estressado.png 12-iritado.png
Angustiado Estressado Irritado

 

  • Agradecido: Um sentimento caloroso de gratidão, seja por estar grato em relação ao mundo, por momento familiares, relacionado ao trabalho, ou mesmo por momentos especiais e particulares de sua via;
  • Bem: Estar bem com sua sanidade mental, satisfeito com a vida, ter capacidade de controlar o estress. Num contexto geral, estar-bem é apenas se sentir bem;
  • Encantado: Sentir-se bem, além do que o comum, quando algo acontece em sua vida ou ao seu redor que lhe deixei extremente bem, grato, feliz ao extremo. 
  • Feliz: Um sentimento quase condizente ao "Encantado", mas sentido de uma forma mais moderada, sem muita extravagância;
  • Doente: Não estar no seu melhor estado físico, mental e também social. Não estando em equilibrio consigo próprio e ao ambiente social e físico que faz parte do seu contidiano;
  • Isolado: Ter um sentimento de estar sozinho, uma sensação de vazio interior ou mesmo a falta de algo ou alguem;
  • Entediado: Estar cansando das atividades rotineiras, esperando que algo há mais aconteça;
  • Cansado: Sentir sobrecarregado, sem tempo necessário ou ideal para obter o descanso necessário;
  • Indiferente: É estar insensivel, não ter emoções ou mesmo um sentido de "tanto faz", onde há um desinteresse por algo ou alguem;
  •  

Siga o passo a passo para o preenchimento do Board.

Passo 1:

Acesse o Board por meio do link abaixo. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8ud8o9Ba8D_HoDNrEgvcbUA7EeuXMEVf9FnXW4WxCLvZ2bw/viewform?fbzx=6036856220955573451

Passo 2 - Responda:

Qual Time você faz parte?

Passo 3 - Responda:

Me conte quem é você?

Passo 4 - Responda:

De 0. a 10. O quão satisfatório foi sua noite de descanso?

Passo 5 - Responda:

Me conte como foi sua noite de descanso?

Passo 6 - Responda:

Fala pra mim como você está se sentindo hoje? Escolha o emotion que melhor represente você naquele dia.

Passo 7 - Responda com uma das alternativas:

No dia de ontem ou no fim de semana, você trabalhou após seu expediente?

- Sim! Foi pactuado com o Time.

- Sim! Mas não pactuei com o Time.

https://documentos.sistemas.ro.gov.br/link/1008#bkmrk---n%C3%A3o%21%C2%A0

- Não!