Ir para o conteúdo principal

Nova Página

Autor: Hidiarure Araujo

 

INTRODUÇÃO

O “Emocionômetro” surgiu  em 1991 a partir da iniciativa de dois coordenadores de uma das usinas da Fiat. O número de peças que apresentavam alguns “pequenos defeitos” era alto. Intuitivamente, começou-se a perceber que mais do que sabotagem o problema era mais sério: a má performance poderia ser oriunda de problemas emocionais de alguns colaboradores que não conseguiam executar bem suas funções devido à baixa concentração.

O emocionômetro foi desenvolvido para aproximar, para que as pessoas voltem a se expressar, para que as relações do dia-a-dia não se tornem apenas inteligência artificial. O emocionômetro foi desenvolvido porque encurta a distância entre o sentir dos sentimentos, deixa as pessoas juntas, agrega.
Muito oportuno numa era que se define o ativo de uma organização pela inovação. Pessoas emocionalmente felizes são geniais quando se expressam se não, elas guardam isso tudo dentro de si, como um enorme monstro de amargura. A amargura é um campo deserto, nada se cria.

No livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, o autor descreve a necessidade de atentarmos para “IE” Inteligência Emocional, já que as nossas emoções alteram completamente nosso desenvolvimento e crescimento profissional. Com a identificação das emoções por meio de "emoji", fica menos complexo a identificação dos padrões emocionais. 

Segundo Daniel Goleman, "melhor que o colaborador aprenda a administrar suas emoções, e que as use a seu favor, inteligentemente". Isso não significa que deva negar suas emoções, basta (parece simples) aprender a se auto controlar, superá-las ou mesmo conviver com elas. É preciso estabelecer uma estratégia para lidar com os sentimentos. 

Atualmente diversas escolas utilizam o termômetro das emoções para ensinar, desde de pequeno, as crianças a identificar a emoções que está sentindo e como trabalhar para melhorar esse controle.

 

OBJETIVO

O objetivo dessa ferramenta é poder auxiliar, e apoiar o colaborador na identificação das suas emoções em seu dia a dia profissional. Por meio do emocionometro poderemos identificar o que sentimentos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não, assim como, poder observar se meu padrão de emocional está interferindo diretamente no exercício da minha função e desenvolvimento do meu trabalho.

 
APLICAÇÃO

Este Procedimento aplica-se para todas as necessidades de Integração de novos servidores dentro da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC.

O emocionômetro ou o termômetro das emoções é um recurso educativo que pode ser utilizado por pais e professores para ensinar às crianças a identificar, medir e regular suas emoções e seus sentimentos. Através do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não.

RESUMO

 

PROCEDIMENTO