Ir para o conteúdo principal

Avaliação 360º

INTRODUÇÃO

O "feedback" é uma ferramenta poderosa e de extrema importância no processo de transformação dos indivíduos.  E é com base neste princípio transformador que a Avaliação 360º se fundamenta.

OBJETIVO

O intuito é promover a melhoria contínua dos colaboradores que fazem parte de uma organização, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão, mas também subordinados, líderes e colegas de trabalho. E também realizar uma avaliação de desempenho dos colaboradores. 

METODOLOGIA

É Através de "feedbacks" pontuais, realizados por meio de um questionário que a avaliação é feita. Além disso, o profissional avaliado também tem a oportunidade de se auto avaliar, o que lhe dá uma perspectiva ainda mais precisa de suas ações, comportamentos, entre outros fatores, que vão lhe ajudar a implementar melhorias e a fortalecer o que for necessário em seu dia a dia de trabalho. 

Entre os pontos avaliados na Avaliação 360º que estão divididos em 2 momentos do questionário:

  1. Em questões fechadas, do tipo "Ranking", escaladas de 1 a 4, conforme a seguir:

image-1651414245343.png   Capturar2.PNG

Nestas questões pode-se verificar as seguintes características do avaliado:

 

  • Capacitação;
    Atitudes;
    Habilidades Técnicas;
    Perfil Comportamental.

2. Em questões abertas, onde o respondente pode descrever características subjetivas e sugerir melhorias ao avaliado, conforme a seguir:

Capturar3.PNG

 

  • Pontos Fracos;
    Pontos Fortes;
    Pontos de Melhoria;

Após respondido o questionário, de forma individual por cada membro de cada time, as respostas são enviadas de forma sigilosa para cada avaliado. O importante neste momento é que a pessoa avaliada saiba o "feedback" dado pelos colegas e não saber quem exatamente fez o feedback, pois o objetivo deste questionário não é apontar culpados, mas de mostrar pontos que possam ser melhorados.

CONCLUSÂO

A Avaliação é chamada de 360º, pois é feita de forma colaborativa com todos os envolvidos em um determinado setor ou time. Diferentemente da avaliação "One-On-One" que é feita somente de forma direta do Chefe para o Colaborador. Dando continuidade, o colaborador é chamado individualmente para o Acolhimento, que é uma reunião entre o colaborador, o chefe e o Scrum Master do time, para expor suas considerações, dúvidas e também serem analisados de forma colaborativa os "Feedbacks" dados ao referido avaliado. E assim é possível existir a empatia, pois o avaliado pode expressar seus sentimentos e emoções as vezes nunca falados antes. Dessa forma, é possível chegar a um consenso das respostas, dos pontos avaliados e sobre como o avaliado pode melhorar. Nesta reunião é feito um compromisso do avaliado e da gestão, para que os pontos sejam melhorados conforme Plano de Ação elaborado de forma colaborativa entre o avaliado, o chefe e o Scrum Master.

Para que surta efeito efetivo e eficaz, a avaliação é realizada no intervalo de  6 em 6 meses. A Avaliação 360º feita nestes moldes permite ao avaliado adquirir maturidade progressiva a seu desenvolvimento pessoal e desempenho profissional. Tanto este, como aquele caminham juntos e o momento de empatia do Acolhimento permite uma visão clara do comportamento do colaborador.