Ir para o conteúdo principal

Análise do Clima organizacional da SETIC 2021

Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação

Última Alteração

Time:

Amazonas

09/09/2021em desenvolvimento

Integrantes

Giseli Vieira Caires

Mayza Kelly Nunes de Oliveira

 Versão

  1. INTRODUÇÃO:

Diante da crescente necessidade da valorização do trabalhador nas organizações como ser humano e pessoa que agrega valor à instituição, a pesquisa vem apresentar uma análise quantitativa de valores da cultura organizacional, tais como remuneração, motivação, intercomunicação chefe-colaborador, colegas de trabalho e interação com outros setores. Tornando claro que, conforme AJD Azevedo, MPM Medeiros (2012), é de importância a organização valorizar, cuidar e ajudar seu servidor a se desenvolver, destacando a importância de a instituição dar atenção a esta vertente como forma de troca, levando os servidores a também valorizarem seu trabalho e a organização na qual trabalham. 

  1. OBJETIVO:
  2. METODOLOGIA:
  3. RESULTADOS: 

Em primeiro plano, segundo os dados obtidos entende-se que de modo geral não há excessiva discrepância em comparação com a pesquisa anterior aplicada em 20/01/2021. Seguindo a estrutura do BI acima, é verificado na primeira picture que no ano de 2021 tiveram 42 novas contratações na SETIC distribuídas entre os demais setores da organização, fazendo com que o número de servidores tivesse um aumento equivalente a 33,60%. Na pesquisa aplicada no primeiro semestre do ano, haviam 123 servidores na SETIC de modo geral (incluindo estagiários, comissionados e efetivos) e atualmente o órgão comporta 157 servidores e destes, tivemos um total de 125 respondentes à pesquisa de satisfação. Desta maneira, 66,40% dos respondentes da pesquisa são servidores que ingressaram antes de janeiro de 2021, tendo como hipótese que este mesmo montante de servidores responderam a antiga pesquisa, tornando tal comparativo ainda mais interessante. 

Em seguida temos mais dois conjuntos de gráficos comparativos que mesmo com uma diferença de 7 meses de uma informação para outra, os dados obtidos não sofreram exagerada alteração. Desta maneira, o percentual de servidores que sentem orgulho de trabalhar na SETIC do primeiro semestre para o segundo não sofreu significativa mudança, ao mesmo passo que a proporção de servidores que recebem informações sobre o planejamento estratégico segue basicamente o mesmo padrão, variando apenas 6% de um semestre para o outro. Outrossim, ainda na segunda picture temos que o percentual de servidores que sentem que seus objetivos pessoais não estão alinhados com os da SETIC diminuiu positivamente de 22,41% no primeiro semestre para 14,40% no segundo.

Sobre a motivação, em janeiro cerca de 70% dos servidores sentiam-se motivados em trabalhar na SETIC, apenas 29,31% (somado os respondentes "às vezes" e “não”) sentiam-se desmotivados em trabalhar no órgão. Ao serem questionados do motivo de tal desmotivação 19,35% afirmaram estarem insatisfeitos com a remuneração. Com a reestruturação interna que aconteceu de fevereiro a agosto, políticas que visam fomentar a promoção de servidores foram aplicadas, um reflexo disso é que 41,1% afirmou ter recebido alguma promoção em 2021 na nova pesquisa de cultura organizacional. Em contrapartida, 59,2% afirma desconhecer os critérios de promoção, ocasionando em 58,7% dos servidores que não receberam nenhum tipo de promoção em 2021 um desamparo dos métodos necessários para o alcance de um aumento salarial.

Ademais, na picture quatro referente ao percentual de servidores que pensaram em sair da SETIC e ir para outra secretaria/ empresa temos que teve um pequeno aumento na porcentagem de servidores que afirmaram já ter pensado em sair da SETIC, visto que, no primeiro semestre tivemos uma taxa 33,62% e no segundo semestre o número subiu para 43,20%. Além disso, ao serem questionados se sairiam da SETIC hoje se tivessem a oportunidade a taxa de respondentes que marcaram sim diminuiu, vemos que no primeiro semestre 43,10% dos respondentes sairiam da SETIC se tivessem a oportunidade e atualmente a taxa caiu 7,1%, resultando numa contagem de 36% de servidores que deixariam a SETIC por outro órgão. 

  1. CONCLUSÃO:
  2. Referências Bibliográficas: