Ir para o conteúdo principal

Cadastrar Usuário

INTRODUÇÃO

image-1655491529567.png

Tela inicial do NúcleoRO - https://nucleoro.sistemas.ro.gov.br

O NúcleoRO, cuja URL é https://nucleoro.sistemas.ro.gov.br/, é um sistema de segurança e autenticação de alguns sistemas legados, que são:

CONSULTAR USUÁRIO

Após acessar o sistema, para consultar um usuário ou cadastrá-lo vá no menu "Usuários".

image-1655494165224.png

Evite navegar em outras abas, pois se em "Sistemas" selecionar "Editar" de um sistema, o NúcleoRO entende que deseja realizar configurações relacionadas a ele e todos os menus terá sua navegação limitada a esse sistema. Inclusive, em "Usuários" irá listar somente os usuários do sistema selecionado inicialmente. Uma forma de sair é digitando a URL https://nucleoro.sistemas.ro.gov.br/ novamente.

No canto superior direito possui um campo "Pesquise por Nome ou CPF".

image-1655494705482.png

CPF pesquisar sem pontos (.) ou traços (-).

CADASTRAR USUÁRIO

Para cadastrar usuário é importante informar:

  • Secretaria;
  • Departamento;
  • CPF;
  • Matrícula;
  • Nome; e
  • E-mail.

A ação de salvar encontra-se ao final da página.

image-1655494793876.png

É possível atribuir uma senha para o usuário (e pede para que atualize) ou que o sistema envie uma mensagem de cadastro de senha.

Departamento é direto de uma tabela fixa e não são todos os sistemas que utilizam dessa informação. Exemplo, Processo seletivo procura qual é a secretaria do servidor, mas não o departamento.

ATRIBUIR PERFIL

O perfil pode ser atribuído na hora do cadastro ou pesquisar pelo usuário, em editar, e adicionar o perfil no sistema desejado. Dentro dos dados do usuário, na parte inferior, estará listado todos os sistemas cadastrados no NúcleoRO e seus perfis. Para atribuir perfil basta selecionar o botão ao lado do perfil e ficará verde confirmando.

A ação de salvar encontra-se ao final da página.

image-1655494855671.png

EDITAR PERFIL

Ao lado do nome de cada usuário na listagem de usuários há um ícone de um lápis/caneta, basta selecionar para editar usuário.

image-1655495167193.png