Conversão de Story Point para UST
Aviso importante: esta conversão não foi baseada em algum estudo técnico ou outra metodologia semelhante, foi a maneira mais eficiente e justificável para termos uma previsão de USTs futuras com base no nosso histórico de desenvolvimento.
A SETIC utiliza atualmente os Story Points para mensurar o esforço a ser realizado em cada trabalho de desenvolvimento, tendo como referência os valores de Fibonacci (1,2,3,5 e 8).
Os dados tratados foram retirados do nosso sistema de gestão da época, PIPEFY.
Foram levantados o tempo (em dia) de desenvolvimento de cada trabalho nos anos de 2019, 2020 e 2021 (coluna B2 à D6) e suas respectivas complexidades de execução (coluna A).
Considerando os três anos, gerou-se uma média que trazendo para a nossa jornada de expediente (6 HORAS) gerou-se o resultado apresentado na coluna F. Foram feitas algumas validações deste resultado com alguns desenvolvedores e Product Owner da época para validar se esta conversão fazia jus ao dia a dia.
Se consideramos que 1 hora é igual a 1 UST, então devemos considerar que uma demanda de complexidade 1 que leva meio-dia (0,5) de expediente para se executada ela é equivalente a 3 UST e assim sucessivamente.
Nenhum comentário