Aplicação do catálogo de desenvolvimento
No dia 07/10/2022 foi feito uma reunião com os desenvolvedores selecionados de cada time para alinhar o objetivo e a forma a ser aplicado o catálogo de desenvolvimento. Os servidores escolhidos foram: Diego Barros (Esquadrão), Moisés Evangelista (Caveiras), Gustavo Felix (Vingadores), Wesllen Vinicius (Caos), João Romão (Guardiões), Elias Braga (Tambakiss), José Lucas (Titãs) e Paulo Barbosa (Turing). Dois relatórios não foram entregues pois houve complicações na sprint, sendo necessário priorizar a resolução de bugs, no outro caso, o servidor entrou em férias.
O serviço a ser executado pelos desenvolvedores era de mensurar as três últimas sprints do seu time. Foi repassado uma planilha com as demandas que foram planejadas e eles criariam as subtarefas, levando em consideração os itens do catálogo de desenvolvimento.
Aqui você encontra o catálogo e as planilhas respondidas pelos desenvolvedores.
Ao receber as planilhas dos times, reuni todos os dados em uma única planilha (para baixá-la, clique aqui) e substituí de forma manual os códigos inseridos pelos desenvolvedores pelos valores de UST que constavam no catálogo de desenvolvimento. Substituí primeiros os códigos que iniciavam com 3 letras em seguida 2 e 1 letra, tomei este cuidado para evitar que ao substituir um código gerasse um valor de UST errado. Exemplo: se substituir o código P.1 pelo seu valor de UST que é 4, onde eu tiver um código P.11, automaticamente será exibido o valor de 41(P.11), gerando uma informação incorreta.
Resultado dos relatórios:
Os valores apresentados na imagem acima são em USTs.
Por fim, é importante relembrar que cada sprint tem duração de 10 dias úteis e a média de desenvolvedores por times é de 5 pessoas.