Ir para o conteúdo principal

CANVAS - ÊXODO RH SEDUC

Canvas êxodo RH SEDUC.JPGUm Canvas de Projeto é uma ferramenta de planejamento, que contém as principais informações sobre um projeto. Ele está estruturado em um quadro dividido em alguns blocos, que normalmente são preenchidos com Post-it coloridos. Trata-se de uma espécie de “painel” ou “mapa”, que ajuda a orientar o gerente e o time do projeto em seus trabalhos. Entre as informações contidas no Canvas de projeto normalmente aparecem: justificativa, objetivos, requisitos, stakeholders envolvidos, premissas, riscos, restrições, custo, além de uma linha do tempo com as principais entregas do projeto, logo, o Canvas traz a “essência de um projeto em uma folha A4”.

 O Canvas Êxodo RH SEDUC é a trajetória do pensamento sobre a razão. No pensamento dá-sem asas a imaginação, Na razão cortam-se as asas e aplicasse as verdade sobre cada um dos 13 quadros do Canvas.

 Canvas êxodo RH SEDUC.JPG

1-JUSTIFICATIVA

- VÁRIOS SISTEMAS COM INFORMAÇÕES SEPARADAS;

- MUITAS INFORMAÇÕES SÃO ENCONTRA- DAS EM PLANILHAS;

- VÁRIOS SISTEMAS SENDO UTILIZADOS COMO INFORMAÇÕES DE RH;

- TEMOS VÁRIOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SEPARADOS;

- AS INFORMAÇÕES NÃO SÃO CONFIÁVEIS.

2-OBJETIVO SMART

- FORNECER INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS, TEMPESTIVAS E QUE AUXILIEM O GESTOR NA TOMADA DE DECISÃO A PARTIR DE JULHO/2020;

- FORNECER INFORMAÇÕES DE SERVIDORES PÚBLICOS QUE ESTEJAM ATUALIZADAS E CONDIZENTE COM A REALIDADE;

- FACILITAR O SETOR DE RH NA GESTÃO NA SEDUC A PARTIR DE JULHO/2020;

- CENTRALIZAR A ALIMENTAÇÃO E O ACESSO AS INFORMAÇÕES DA VIDA FUNCIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO EM UM ÚNICO SISTEMA ATÉ FIM DE 2020.

3-BENEFÍCIOS

- O SERVIDOR TERÁ INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL E CONFIÁVEL;

- O RH GANHARÁ TEMPO POIS AS INFORMAÇÕES PODERÃO SER CONSULTADAS DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA;

- O RH PODERÁ UTILIZAR OS DEMAIS SISTEMAS QUE CONSOMEM A BASE DE DADOS DO E-ESTADO: SEI, SIF, SKALA, SID, SISNE, PORTAL DO SERVIDOR, ETC...;

- O RH TERÁ DADOS UNIFICADOS EM UM ÚNICO SISTEMA PARA AUXILIÁ-LOS;

- O SERVIDOR TAMBÉM TERÁ SUAS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS E UNIFICADAS EM UM ÚNICO LOCAL;

- O SERVIDOR DA SEDUC PODERÁ CONSULTAR SUAS INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÕES CADASTRAIS NO PORTAL DO SERVIDOR;

- O SERVIDOR TERÁ MAIS CONTROLE DE SUA VIDA FUNCIONAL;

- RH TERÁ MAIOR AGILIDADE NOS PROCESSOS, INFORMAÇÕES E PLANEJAMENTO DE AÇÕES.

4-PRODUTO

- MIGRAÇÃO DOS DADOS FUNCIONAIS DE SERVIDORES PÚBLICOS DA SEDUC PARA O E-ESTADO

5-REQUISITOS

- AS INFORMAÇÕES CONSTANTES DOS SISTEMAS E PLANILHAS DA SEDUC QUE SERÃO INTEGRADAS ESTEJAM CORRETAS E CONSUMÍVEIS

6-STAKEHOLDERS (EXTERNOS_EXTERNOS)

- RH DA SEDUC;

- PROFESSORES, TÉCNICOS, GESTORES ESCOLARES E GERENTES DE RH;

- SOCIEDADE, TENDO EM VISTA A CENTRALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES O QUE ACARRETARÁ EM MAIOR TRANSPARÊNCIA;

- SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, COORDENADORES DE EDUCAÇÃO, DIRETORES ESCOLARES, SECRETÁRIOS ESCOLARES E OS COLABORADORES DE RH, CTIC/SEDUC E EPR ALINHADOS COM RH.

7-EQUIPE

- EQUIPE DESENVOL. EPR;
- RH SETORIAL SEDUC;
- EQUIPE DE PROGRAMAÇÃO E MARKETING DA EPR;
- EQUIPE DE MARKETING DA SEDUC;
- DONO DO PRODUTO (PO);
- TIME DE DESENVOLVIMENTO ESQUADRÃO SUICÍDA;
- EQUIPE DE TI DA SEDUC.

8-PREMISSAS

- O ENVOLVIMENTO DE TODOS OS INTERESSADOS NO SISTEMA;

- O EMPENHO DE TODOS OS ENVOLVIDOS PARA O FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES; 

- COMUNICAÇÃO ENTRE OS SETORES ENVOLVIDOS NO PROJETO RH/EPR/CTIC.

9-GRUPO DE ENTREGAS

- BASE DE DADOS ENTREGUE A EPR;

- DADOS EXTRAÍDOS, TRANSFORMADOS E CARREGADOS NO E-ESTADO;

- HOMOLOGAÇÃO DA MIGRAÇÃO,

10-RESTRIÇÕES

- NÃO CRIAR UM NOVO SISTEMA;
- NÃO PODE FALTAR COMUNICAÇÃO ENTRE OS INTERESSADOS;
- NÃO PODEMOS DESISTIR DESSE PROJETO.

11-RISCOS

- INFORMAÇÕES RUINS E DESATUALIZADAS

12-LINHA DO TEMPO

DADOS N]AO INFORMADOS.

13-CUSTOS

DADOS NÃO INFORMADOS.

 

Na Justificativa, identifica-se a origem da dor do cliente. É lá, nos problemas originais que se encontram as dores, mas também é lá, que encontramos a grande oportunidade de resolvê-los. Conhecer o problemas de perto permite-nos localizá-los, fazer as adequações cabíveis, apontando soluções e as correções necessárias para a cessar a dor.

Informações desencontradas, bases de dados em diversos tipos tabelas, planilhas com grande risco de erros de cálculos, de sombreamento de dados e de duplicidade tornam-se em dados não confiáveis para uso. Como resolver isto? Com um Objetivo SMART apontando para um sistema cuja base de dados seja confiável. Cuja meta repercuta a vontade daqueles que trabalham com esses dados na linha do tempo?  Sim, um bom objetivo proporcionará a visão ideal do projeto, sua relevância e o tempo em que as mudanças desejadas devem ocorrem.

Quais BENEFÍCIOS devem acontecer com essas mudanças? Muitas. Com a implantação de um sistema ganhar-se-á TEMPO pois as informações poderão ser requisitadas de forma fácil e rápida e em tempo real por servidores e setores de RH além de serem confiáveis. O RH da SEDUC poderá utilizar os demais sistemas que consomem a base de dados do e-Estado como SEI, SIF, SKALA,SID, SID e o próprio Portal do Servidor entre outros, permitindo a SEDUC maior agilidade nos processos, informações e planejamento de ações. Não só isso, o servidor além de poder consultar suas informações e atualizações cadastrais no Portal do Servidor, também terá mais controle de sua vida funcional.

Isso tudo se resume num PRODUTO deverá migrar todos os dados de servidores públicos da SEDUC  para o e-Estado. Mas, há um REQUISITO muito importante para isso: que as informações constantes dos sistemas e planilhas antes dispersas seja integradas com dados corretos e consumíveis, para que todo esse esforço em atender aqueles que precisam dessas informações. O conjunto de envolvidos no desenvolvimento desse projeto são conhecidos como STAKEHOLDERS (externos) e são: RH da SEDUC, Professores, Técnicos, Gestores escolares, Gerentes de RH, o Secretario de Educação, os Coordenadores de Educação, os Diretores escolares, Secretários escolares e os colaboradores de RH, a CTIC/SEDUC e EPR alinhados com RH. E também, os STAKEHOLDERS (internos) o Time de desenvolvimento da EPR, o RH Setorial da SEDUC, o Time de programação e marketing da EPR, a Equipe de marketing da SEDUC, o Product Onwer (P.O.), o Time de desenvolvimento Esquadrão Suicída e a Equipe de TI da SEDUC.

Sem esquecer as PREMISSAS que é aquilo que nunca pode faltar no projeto, dentre outras coisas, o envolvimento de todos os interessados, o empenho no fornecimento das informações e principalmente fluidez na comunicação entre os setores envolvidos no projeto - RH/EPR/CTIC. Logo, todo esse esforço coletivo faz emergir as entregas do projeto:

1-Base de dados entregue a EPR - 

2-Dados extraídos, transformados e carregados no e-Estado; e

3- Homologação da migração;