Ir para o conteúdo principal

PTM - PROPÓSITO TRANSFORMADOR MASSIVO

1. INTRODUÇÃO

O presente documento consolida a construção do Propósito Transformador Massivo (PTM) da SETIC, substituindo o antigo método "Missão e Visão" muito utilizado em planejamentos estratégicos das organizações.

2.METODOLOGIA

O propósito transformador massivo, não é uma declaração de "Missão", mas uma mudança cultural que move o ponto focal de uma equipe da política interna para o impacto externo. A maioria das organizações está focada internamente e, muitas vezes, perde seu contato com seu mercado e clientes.

image-1638275454409.png

A explicação acima é de Salim Ismail, fundador e diretor executivo da Singularity University. Segundo Ismail, organizações exponenciais possuem um PTM e mais dez critérios comuns de crescimento. Empresas de enorme sucesso, como Uber, Netflix e Google, detêm em média cinco desses atributos, para entender mais sobre os detalhes dos atributos clique aqui.

3.RESULTADOS

No intuito de construir o propósito transformador massivo de maneira colaborativa, foi realizado um "jogo" com o superintendente, diretor, coordenadores e os demais servidores presentes, que funcionou conforme explicação da imagem abaixo:

10.png

O jogo ocorreu de forma satisfatória, contando com a participação de todos os servidores presentes afim de encontrar um propósito ideal e que faça sentido para SETIC, conforme imagem abaixo:

WhatsApp Image 2021-11-30 at 11.13.59.jpeg


O PTM da Superintendência Estadual ficou estruturado da seguinte forma: