Ideação
Método
A Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CODE) utiliza o método Lean Inception, idealizado por Paulo Caroli, como base para planejar e conceber projetos de software. O Lean Inception é uma abordagem ágil que se baseia nos princípios Lean e Agile, visando alinhar a equipe, definir o escopo do projeto e estabelecer um plano de ação.
O método é baseado em uma combinação de diversas técnicas e princípios provenientes de diferentes abordagens e filosofias. Algumas das principais influências e técnicas relacionadas ao Lean Inception incluem:
- Lean Startup: O Lean Startup é uma abordagem que enfatiza a validação de hipóteses, o aprendizado rápido e a iteração contínua para desenvolver produtos e negócios. O Lean Inception adota o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) e a mentalidade de experimentação do Lean Startup.
- Design Thinking: O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano que enfatiza a compreensão profunda dos usuários e a busca por soluções inovadoras. O Lean Inception incorpora elementos do Design Thinking para entender as necessidades dos usuários, criar personas e mapear a jornada do usuário.
- Agile e Scrum: O Lean Inception se baseia em princípios ágeis, como colaboração, iteração, entrega contínua de valor e adaptação às mudanças. Ele compartilha várias técnicas e valores comuns com a metodologia Scrum, como a realização de reuniões colaborativas, definição de histórias de usuário e priorização do backlog.
- Lean Software Development: O Lean Inception também se inspira nos princípios do Lean Software Development, que visa eliminar desperdícios, melhorar a eficiência e entregar valor de forma rápida e contínua. Ele adota a mentalidade Lean para otimizar o processo de desenvolvimento de software e garantir o foco no valor para o cliente.
- Canvas: O uso de diferentes tipos de canvas (como o Persona Canvas e o MVP Canvas) no Lean Inception é influenciado pela abordagem do Business Model Canvas, que é uma ferramenta visual para a concepção e validação de modelos de negócios.
Contudo, a coordenação se guia através do livro "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo”, da Editora Caroli, com prefácio de Martin Fowler, adaptando-o para o contexto do projeto e da disponibilidade da equipe na ideação proposta. No cronograma deste documento é possível observar as técnicas utilizadas com uma breve explicação do objetivo de cada uma delas.
O que é?
Visão, definição e construção do escopo do produto.
É um workshop colaborativo para alinhar um grupo de pessoas sobre o produto mínimo viável a ser construído.
Conforme foi-se aplicando a metodologia surgia diferentes cenário e objetivos, mas com o propósito primordial de alinhar pessoas, e foi-se feito algumas adaptações em relação ao uso de outras ferramentas. Apresentando o seguintes cronogramas:
1. Lean Inception - Metologia desenvolvida por Paulo Caroli em sua concepção original.
2. DETIC Inception .
3. Lean Inception Reduzido .
4. Fast Inception - Proposta da DETIC para DETIC quando precisa-se compreender um produto interno e rápido.
01 - Preparação
Ambiente
O ambiente é um fator muito importante para a condução da metodologia. Por esse motivo deve atender aos seguintes pré requisitos.
-
Deve está disponível durante os 5 dias da Lean Inception, durante o mesmo horário.
-
Deve manter todo o matérial nas paredes intactos. Durante as interações muito material será produzido e fixado na parede, esse material não pode ser removido até o fim da Lean Inception.
Durante 5 dias essa sala será um polo de inovação e o barulho faz parte do processo de criação. VAMOS FAZER MUITO BARULHO
Conscientização
A Ferramenta mais importante da metodologia são as pessoas. A multidisciplinaridade é a peça fundamental para que o objetivo seja alcançado. Pré requisitos para definição dos participantes.
-
01 Membro de nível estratégico (opcional mas extremamente importante)
-
01 Membro (minimo) de nível tático
-
01 Membro (minimo) operacional (usuário que utilizará o sistema)
-
01 Membro do time de gestão
-
Time de desenvolvimento do projeto (Desenvolvedores da DETIC)
-
01 Facilitador
A ausência de qualquer um dos participantes acima pode colocar em risco a qualidade da Lean Inception.
Todos os participantes devem saber o que é a lean inception para que não criem expectativas que não serão atendidas. Por esse motivo é necessário realizar um brienfing com os participantes.
Com todos os participantes
-
O que é MVP
-
Duração da Lean Inception
-
Dedicação exclusiva durante a Lean Inception (sem celulares)
-
Horários
-
Responsabilidade e comprometimento com a definição do produto.
Com time de desenvolvimento
-
Conscientização do papel do time na Lean
-
Apresentação do problema que será tema do Lean
-
Apresentação do trabalho executado pelo time de Gestão
-
Apresentação do fluxo (quando houver)
Material
Recurso necessário para a condução da Lean Inception.
-
08 Blocos de 100 folhas de 50 mm x 38 mm. (Coloridos)
-
04 Blocos de 50 folhas de 76 mm x 76 mm.
-
05 Folhas de cartolinas. (Ou similar)
-
01 Fita crepe. (Deve ser crepe para não danificar a parede)
-
50 folhas A4
-
10 Pincéis ponta média. (Mínimo ou 01 para cada participante)
-
01 Etiqueta adesiva p/ codificação. (Comumenteconhecido com selo de convite)
02 - Execução
Dicas
Todo inicio de interação deve começar com uma atividade quebra gelo. Essas atividades devem ser divertidas, dessa forma os participantes vão conseguir dá uma aliviada na tensão ao mesmo tempo que começaremos a prender a atenção.
Nota do facilitador Hudson: Todas história tem que ter um final, as pessoas esperam por isso. Então atente-se a sempre encerrar a dinâmica com o objetivo da interação. Se for só para divertir avisa que foi uma atividade lúdica.
03 - Conclusão
Documentação da Lean inception
-
Armazenar no driver da Detic as fotos do Lean Inception
-
Divulgar na Wiki as melhores fotos de cada dia
-
Transcrever os post-its para a Wiki. conforme modelo