Ir para o conteúdo principal

Diagnóstico Situacional

 

Gerência de Desenvolvimento – DETIC                               TIME AMAZONAS

CORREGEDORIA GERAL DA POLÍCIA MILITAR - PM

Última Alteração

Versão

Cliente:

Douglas Marink de Miranda

Diretor de Informática e assessor de corregedoria

 

08/06/2020

 

1.0

Product Owner:

Victor Azevedo

 

INTRODUÇÃO

O presente diagnóstico situacional tem por objetivo avaliar de um ponto de vista técnico e organizacional a viabilidade da necessidade de desenvolvimento de um módulo de corregedoria para a PM do estado de Rondônia. Sendo este documento de interesse dos clientes e desenvolvedores de software, tendo por finalidade identificar a real necessidade de desenvolvimento do módulo de corregedoria, e ou, possibilidades de integração com outros sistemas já existentes, diagnosticando assim se o mesmo irá colaborar com os interesses e objetivos da organização.

O objetivo do cliente é o desenvolvimento de um módulo de corregedoria, que compreende não apenas só cadastros de dados, mas sim que a realização do trabalho desta área seja realizada dentro do próprio sistema, fazendo com que os relatórios e acompanhamentos estejam sempre atualizados, pois as informações necessárias pra isso nasceria dentro do próprio sistema.

O Diagnóstico Situacional foi formulado a partir dos seguintes elementos:

  • Entrevistas com técnico: Foi realizada entrevista aberta com o stakeholder do projeto;
  • Análise secundária de documentos: Foram consultados documentos internos e as leis que regem a Instituição. Nesse arcabouço estão incluídas trabalho de pesquisa do stakeholder do projeto, dentre outros.

Em entrevista feito em home office com  o stakeholder do projeto Douglas Marink de Miranda - Diretor de Informatica CAP-PM, o mesmo defende a importância do projeto, pois atualmente os procedimentos burocráticos que envolvem as apurações de transgressões disciplinares, denúncias de possível cometimento de crime, atos de bravura, histórico de processos, dentre outros, dentro das entidades militares, em especial nas esferas estaduais, são feitas de forma física e manual um a um tanto as peças processuais quanto o seu controle de instauração, atribuição, andamento, quantitativos, investigados,  concluídos e arquivados.

ANÁLISE DE PROBLEMAS

Problemas levantados pelo cliente, onde foi descrito algumas situações ocorridas:

Problemas

Descrição do Problemas

Soluções

Alto custo com impressões

O estado gastou R$42.705,23 com os processos de Organização Policial Militar e corregedoria dos anos de 2017 e 2018.

 

 

  1. Sistematizar a rotina de trabalho dos processos de corregedoria.

Processo investigativo e administrativo feito de forma manual

Atualmente todas as atividades são feitas de forma manual, onerando os servidores que executam outras atividades administrativas:

 

Total de Processos 2017: 559 processos

Total de Processos 2018: 581 Processos

 

Retrabalho com redigitação de inquéritos

Foram 2.404 ( Nível de Estado)  processos de inquéritos, sindicância e PAD(2018), que ao passarem pela formalização de um processo, tiveram que ser digitados  os feitos preliminares instaurados.

  1. avaliação a mudança na regra de negócio no fluxo do processo

Excessivo número de recursos humanos

Segundo o responsável pelo projeto trabalham 108 servidores alocados para função de corregedoria dentro de 15 unidades no estado totalizando R$ 6.443.227,20. O que traria uma economia de até 50% com pessoal pós implementação do sistema.

1.Não Será possível garantir a economia de recursos humanos ao implementar o sistema.

 

Outros dados relevantes foram solicitados como planilha de controle, número de processos abertos por mês 2019, média de funcionários que auxiliam na atividade de controle de prazo, média de tempo para finalização de um processo, média de tempo por ato no processo, número certidões solicitadas e emitidas e número de processos com perda de prazo mas até o momento não foram enviados devido às dificuldades técnicas no período de pandemia.

CONCLUSÃO

Entende-se a necessidade do desenvolvimento de software para controle, visualização dos processos e emissão de certidão, porém o desenvolvimento do módulo não garante a resolução dos problemas e os benefícios apresentado pelo cliente. Porém por se tratar de um projeto administrativo, o trâmite de (PAD),(PADS),Sindicâncias e (IPM) poderá  ser realizado no Sistema Eletrônico de Informação - SEI, não existindo a necessidade do desenvolvimento do produto neste momento, por não trazer grandes riscos para administração a curto ou longo prazo.