Ir para o conteúdo principal

Estudo Técnico para Justificativa da Fábrica de Software

Atualmente na Setic, temos 7 times de desenvolvimento e X desenvolvedores para dar conta de todas as novas solicitações e manutenção dos projetos executados por esta superintendência.

No momento atual, existem 33 projetos em estudo e análise por esta superintendência, onde 7 destes estão de fato em desenvolvimento. O restante dos projetos(26), estão aguardando a disponibilização da equipe técnica para dar início ao desenvolvimento desses projetos.

Além disso, vale ressaltar que o corpo técnico da Setic, mantém X produtos já entregues, realizando melhorias e correções.

Com esse escopo limitado, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CODE), não consegue atender todas as demandas de desenvolvimento, acarretando em atrasos nas soluções de outras secretarias do Estado de Rondônia.

A opção pela contratação dos serviços especializados para esta superintendência, permitiria o desacumulo  de projetos não iniciados, atendendo uma maior quantidade de produtos entregues e melhorando o acesso a informação para as outras secretarias.

Para que isso seja possível, a prestadora de serviço precisa trabalhar com as mesmas tecnologias que esta superintendência utiliza em seus projetos. O seu desenvolvimento será baseado na linguagem de programação C# e utilizará seu Framework AspNet Core e AspNet Core API.

Precisará ter conhecimento em conteinerização Docker e utilizar banco de dados SQL SERVER e PostgreSQL.

O desenvolvimento deve utilizar as boas práticas de programação, seguindo os conceitos de SOLID** e utilização de Design Patterns**, também utilizar testes unitários de softwares** com objetivo de melhor a qualidade do software entregue.

Estes requisitos são essenciais para a sintonia técnica entre esta superintendência e a empresa contratada, visto que ambas trabalharão em conjunto.

Em virtude desses fatos, esta superintendência poderia não apenas atender todas as pendências, mas também poderíamos trabalhar ativamente na proposta e execução de projetos de modernização pública.