Ir para o conteúdo principal

1 - Documentação

REGISTRO DE PROJETOS

Os projetos de Desenvolvimento/Melhoria de Software da SETIC devem conter todo seu histórico e informações técnicas e gerais registrados em documentos.sistemas.ro.gov.br/shelves/projetos. Para que haja uma consistência nas informações disponíveis sobre nossos projetos, obedecemos um nível adequado de qualidade no registro dos projetos, devendo-se construir as seguintes páginas padrões dentro dos livros dos projetos:

  • Análise de Negócio
  • Escopo do Projeto/Programa
  • Processos Otimizados
  • Ideação do Produto
  • Projeto em Números!

Não deve-se colocar outras informações como manuais, estudos técnicos, apresentações e etc. Pois, cada item deste tem seu lugar adequado nas prateleiras do documentos.sistemas. 

A devida documentação do projeto seguinte os padrões de qualidade é de responsabilidade do Gestor do Projeto, membro dos 300, em conjunto com o Product Owner do Projeto. 

 
REGISTRO DE PRODUTOS COM PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO 

Os produtos de projetos de Desenvolvimento/Melhoria da SETIC devem conter páginas próprias com informações técnicas e gerais  que sirvam para o usuário ou partes interessadas, estando registradas em documentos.sistemas.ro.gov.br/shelves/produtos. Para que haja uma consistência nas informações disponíveis sobre nossos produtos, obedecemos um nível adequado de qualidade no registro, devendo-se construir as seguintes páginas padrões dentro dos livros dos produtos:

  • Informações Gerais: A fonte dessas informações está no banco de dados do pipefy, nomeado como "Portfólio de Produtos". Como também está no banco de dados replicado construído pelo time Baymax. A seguir, apresentamos os campos padrões: 

Sigla; Nome Completo; Descrição da Referência Cultural; Descrição/Objetivo do Produto; Benefícios/Funcionalidades do Produto; Portfólio; Complexidade do Produto; Nível de Criticidade; Origem do Produto; Natureza do Produto; Objetivo alinhado ao Sistema Operacional da LEI 965; Campo de Aplicação; Tipo de Programa; Ano de criação do produto; Data de Criação do Produto; Data de Publicação do Produto; Organização Requisitante; Cliente Requisitante; Product Owner Originário; Time Originário; Público Alvo; Utiliza algum Serviço da BioCode?; Código do INPI Manual de Uso - Link; Página do produto em sistemas.ro.gov.br - Link; Legislação que Oficializa o Produto e/ou versa sobre a matéria; Tecnologias Utilizadas; URL para acesso ao produto; Link do Matomo; Link do SonarQube; Link do GitLab; Link da Esteira de Automação; Hospedado em; Status do Produto; Sistema Legado?; 

  • Histórias de Usuários;
  • Manuais; 
  • image-1612099428434.png

Não deve-se colocar outras informações como estudos técnicos, apresentações e etc. Pois, cada item deste tem seu lugar adequado nas prateleiras do documentos.sistemas. 

A devida documentação do produto seguindo os padrões de qualidade é de responsabilidade dos respectivos Product Owners que trabalharem com o produto durante sua vida útil.