Business Process Model and Notation
O que é a notação BPMN?
A notação Business Process Model and Notation (BPMN) é um modelo desenvolvido pela Business Process Management Initiative (BPMI) e integrado ao Object Management Group (OMG) (ABPMP, 2009), e compreende uma representação gráfica simples e clara, feita a partir de elementos que simbolizam o fluxo de processos, como por exemplo, atividade, evento, rotinas, mensagens, papéis, entre outros. Ou seja, a partir desta notação é possível fazer o mapeamento dos processos, permitindo identificar pontos de melhoria para o desenho da situação futura, pois o mapeamento reúne visivelmente os processos, setores envolvidos, documentos e atividades necessários.
Quais são os elementos da notação BPMN?
Os elementos da notação BPMN estão divididos em 5 tipos:
- Objetos de Conexão (Connecting Objects)
- Raias de piscina (Swim lanes)
- Artefatos (Artifacts)
- Dados (Data)
1. Objetos de Fluxo (Flow Objects)
Existem três tipos de objetos de fluxo:
Atividadades: Estas são tarefas ou trabalhos a serem realizados no processo. Eles podem ser subdivididos para dividi-los o máximo possível para visualização do início ao fim e são representados por retângulos, podendo ser de diversos tipos: Atividade Humana, Genérica, Tarefa de Execução de Script, Tarefa de Invocação de Serviço ou Subprocesso.
- Elementos de atividades
Eventos: São circunstâncias que ocorrem durante o processo, podendo estar presente no início, intermediário ou fim (encerrando o processo), influenciando o fluxo diretamente. Dentre os eventos, temos eventos Simples, de mensagem, de sinal, de conexão, temporais e de erro. São representados por círculos.
- Elementos de eventos