Ir para o conteúdo principal

Mapeamento dos dados do eSocial (Mensageria)

Data de elaboração 17/05/21
Responsável pelo estudo
  1. João Cícero Romão Gomes de Oliveira

  2. Raaby Liandry de Souza Teixeira

  3. Henrique dos Santos Oliveira
Equipe do estudo Guardiões da Galáxia
Alvo e-Social
Origem

Implementação: Visto que a SEGEP possui interesse em atualizar as informações dos servidores no sistema eSocial, conforme o Decreto de 8.373, de 11 de Dezembro de 2014, o objetivo do sistema denominado ‘mensageria’ tem como objetivo alimentar o eSocial com informações trabalhistas , previdenciárias, tributárias e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo analítico de mapeamento de todos os dados necessários para construção da mensageria." presente na Sprint número 74 do time Guardiões.

Objetivo Fazer mapeamento dos dados necessários para construção da mensageria
Observações Foi necessário identificar todos os dados necessários que estão sob responsabilidade da SETIC que serão úteis para confeccionar a ferramenta 'Mensageria'

GLOSSÁRIO:


SEGEP - Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas;

ME/EPP -;

API - Application Programming Interface;

RET - Registro de Eventos Trabalhistas;

XML -Extensible Markup Language;

SETIC - Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação.

JSON - Javascript object notation

Códigos dos eventos informados pela SEGEP presentes no eSocial


1. Introdução

A realização deste estudo está embasado na necessidade do estado seguir as normas definidas pelo Governo Federal quando se trata de atualização cadastral na plataforma de nível nacional: eSocial. O prazo definido para que as informações sejam alimentadas de forma automática obrigatoriamente a partir do ano de 2021.

 

2. Desenvolvimento

Encontrar todos os dados que estão sob responsabilidade da SETIC que serão úteis para confeccionar a ferramenta ‘Mensageria’. Conforme informações fornecidas pela SEGEP, foi possível fazer o levantamento dos campos exigidos no e-social. Foi utilizada as tabelas necessárias citadas pela SEGEP para mensurar a complexidade das ações de criação do projeto Mensageria.

  • Verificar com a SEGEP o passo-a-passo como eles fazem atualmente o envio de informações para o eSocial.
  • Construir uma API para integração dos dados fornecidos pelo Baymax através do banco Folha em Números (8 pontos);
  • Construir uma solução para coleta de dados dos processos administrativos do SCGA (5 pontos);
  • Construir a estrutura do ‘Mensageria’ e adicionar os eventos no formato .xsd, disponibilizados pelo eSocial em “esquemas” (8 pontos);
  • Realizar solicitação de consumo de dados da SEFIN para os dados tributários (verificar com a gerência);
  • Consumir rotas das informações tributárias (S-1020) da SEFIN, caso o sistema  Governa e FolhaEmNumeros não tenha tais informações. (3 pontos);
  • Construir/Receber informações de uma solução para coleta de dados dos processos Judiciários (? pontos) (não sabemos de onde);
  • Retornar pela API um arquivo XML para cada evento (5 pontos);
  • Realizar o envio do XML para o eSocial.(5 pontos);
  • Assinar o arquivo XML digitalmente com o certificado digital fornecido pela SEGEP (5 pontos);
  • Armazenar os comprovantes de envio do lote no Storage para fins de auditoria (3 pontos);
  • Realizar auditoria das informações enviadas (3 pontos);

 

S-1000: Referente às informações do Empregador/Contribuinte/ Órgão Público.

 

  • Classificação Tributária:


Figura 1 - Tabela 08 - Classificação Tributária. Fonte: Anexo I - Leiautes do eSocial Tabelas.

 

  • Indicativo: Cooperativa, construtora, Produtor Rural, ME/EPP;




  • CNPJ:


Local onde estas informações podem ser encontradas:

 

S-1005: Referente à tabela de Estabelecimentos, Obra ou unidades de Órgãos Públicos.

 

  • CNAE, RAT, FAP

Figura 5- S-1005 - Tabela de resumo de registros - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos. Fonte: Leiautes do eSocial Tabelas.



Figura 6 - Registros do evento S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos.

Fonte: Leiautes do eSocial Tabelas.



  • Substituição de contribuição patronal:


Figura 7 - S-1005 - Tabela de resumo de registros - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos. Fonte: Leiautes do eSocial Tabelas.



  • Aprendiz/PCD;

Figura 8 - Tabela do evento  S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos. Fonte: Leiautes do eSocial Tabelas versão S-1.0.

 

Observação:  há uma cardinalidade presente entre o evento S-1000 e S-1005, de 1-n, ou seja podemos ter vários S-1005 presentes em sua estrutura administrativa vinculados a um S-1000. Outro ponto levantado pela SEGEP é o fato dos dois eventos S-1000 e S-1005 se complementarem, sendo o S-1000 contendo informações gerais e o evento S-1005 contendo informações que completam o S-1000.

 

  • CNPJ Raiz do Estado (S-1000) e os CNPJ (vinculados) das demais secretarias (S-1005);

 S-1010: Evento referente às tabelas de Rubricas, é onde será cadastrados todos os códigos de rubricas existentes da folha de pagamento para cada um deverá ter a informação de:

 

  • Código:



Figura 9 - Registros do evento S-1010 - Tabela de Rubricas . Fonte: Leiautes do eSocial Tabelas.

 

  • Natureza: 


Figura 10 - Registros do evento S-1010 - Tabela de Rubricas . Fonte: Leiautes do eSocial Tabelas.

 

Tabela 03 - Disponível em:  <eSocial versão S-1.0 - Tabelas (www.gov.br)> Natureza das Rubricas e Folha de Pagamento.

 

  • Incidência (INSS,FGTS,IRRF,RPPS):







  • Teto remuneratório:




S-1020: Da Tabelas de lotações tributárias, contendo as seguintes informações:

  • Código:

 

 

  • Tipo:



  • Lotação tributária:

  • FPAS:


  • Códigos de terceiros:


  • Empreitada parcial/subempreitada:


  • Operador Portuário (RAT/FAP):


 S-1070: Tabela de processos administrativos/judiciais será informado:


  • Tipo de processo: Administrativo, Judicial ou FAP anterior a 2019: 



  • Matéria: exclusivamente tributária ou tributária e FGTS, Exclusivamente FGTS e/ou Contribuição social rescisória.

Figura 10 -Registros do evento S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais . Fonte: Leiautes do eSocial Tabelas.



2.1 DIFICULDADES

 

Não foi possível obter uma orientação destinada a desenvolvedores através da documentação do eSocial, sendo nosso único norte, os leiautes com os campos de tabelas e as informações enviadas via WhatsApp pela SEGEP.










3. Conclusão

Após a análise pelos integrantes do time Guardiões, foram levantados através da documentação dos leiautes do eSocial todos os campos solicitados pela SEGEP, que incluem informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. Foi realizado o contato com time Baymax e informado todos os dados necessários que estão no FolhaEmNumeros e no sistema Governa, caso pudessem ser aproveitados na migração de dados para o eSocial.

O time Baymax informou que fará uma análise com base neste spike desenvolvido, e que será viável a construção de uma outra tabela com as informações que o time Guardiões solicitou. Há outros dados que possivelmente precisarão ser recolhidos de outras secretarias, como os dados de tributação, que estão em domínio da SEFIN. Também foi observado a necessidade do recolhimento de informações de processo administrativo e judiciário, os dados relacionados a processos administrativos a SETIC possui e estão presentes no SCGA - Sistema da Corregedoria Geral de Administração, informações sobre processos judiciários, o time desconhece até o momento.

Durante este estudo, também foram observados a ausência de um manual para o desenvolvedor ou qualquer outra orientação técnica de como estes arquivos serão montados e enviados, estando disponível apenas os leiautes, regras e esquemas de tabelas. A forma como serão feitas estas demandas, estão seguindo uma sequência lógica pelo time, como: recolhimento das informações do e-estado e posteriormente a montagem destas informações no formato que o eSocial exige. O valor estipulado de pontos para realizar tais funções, é de 45 pontos, podendo ter margem para mais, levando em consideração as informações desconhecidas pelo time tanto para consumo de dados quanto para envio destas ao eSocial.

 

4. Referências

[1] SEI. SEI. Processo n°0031.321697/2020-44. 2021. Disponível em: SEI - Processo (sistemas.ro.gov.br).  Acesso em: 30 mai. 2021.

 

[2] eSocial, eSocial. Manual de Orientação do eSocial - Versão S-1.0. 2020. Disponível em:MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO ESOCIAL – VERSÃO … (www.gov.br).  Acesso em: 30 mai. 2021.

 

[3] eSocial, eSocial. Leiautes - Versão S-1.0. 2020. Disponível em: eSocial versão S-1.0 - Leiautes (www.gov.br).  Acesso em: 30 mai. 2021.

 

[3] eSocial, eSocial. Cronograma de Implantação. 2020. Disponível em: eSocial Cronograma.  Acesso em: 01 mai. 2021.