Ir para o conteúdo principal

Relatório de Análise Comparativa entre Ferramentas GIT para a SETIC

Data: 01/04/21

Autores:

  1. João Batista da Silva Júnior (Assessor)
  2. Lucas Gabriel de Lima Gonçalves (Assessor)
  3. Michel Farias Ferreira (Assessor)

Estudo Completo em pdf: SPIKE - SPRINT34 - Relatório de Análise comparativa entre ferramentas GIT para a SETIC.pdf


1. Objetivos

O objetivo geral deste documento é fazer uma análise comparativa entre as funcionalidades pertencentes a cada ferramenta GIT que possua o ciclo DevOps e que atendam as necessidades atuais e futuras para os processos de desenvolvimento da SETIC.

Nas últimas três sprints foram escolhidas e analisadas as quatro ferramentas mais conhecidas e utilizadas no mercado: GitLab, GitHub, Bitbucket e Azure DevOps. Tal comparação deve servir de apoio para a Alta Gestão da SETIC e aos demais interessados, para a escolha e possível compra de uma ferramenta que atenda às necessidades atuais e futuras desta Superintendência, o que trará a médio e longo prazo segurança, automação e performatização dos processos de desenvolvimento. Por fim, será apresentado a opinião do time sobre qual ferramenta GIT é a indicada para uma eventual aquisição.

2. Introdução

O time BlackOps vem ao longo das últimas sprints realizando o levantamento técnico comparativo das ferramentas GIT mais utilizadas no mercado, visando atender as necessidades atuais e futuras desta Superintendência.

Esse documento tem o intuito de auxiliar a Alta Gestão da SETIC e demais interessados, em um plano de aquisição de ferramenta GIT para atender as necessidades atuais e futuras da SETI

3. Desenvolvimento

3.1 CENÁRIO ATUAL

Atualmente na SETIC, é utilizado as funcionalidades abaixo da versão open-source da ferramenta GitLab Core.

Embora o funcionamento do ambiente como um todo seja estável, sempre se faz necessário o uso conjunto de outras ferramentas, ou seja, existe uma grande integração de diversas ferramentas para o funcionamento do todo.

3.2 CENÁRIO IDEAL

O cenário ideal seria uma hegemonia ferramental, prezando assim pela segurança e performance dos procedimentos realizados.

No documento em anexo segue um conjunto de funcionalidades escolhidas para um cenário ideal com a descrição e a categoria a que pertencem.

A aquisição e uso das mesmas reduziria o esforço necessário para configurá-las, mantê-las e integrá-las em um ciclo DevOps com segurança para a SETIC.

3.3 COMPARATIVO

Foi realizado o Spike para estudar o comparativo das ferramentas GitLab, GitHub, BitBucket e Azure DevOps.

No documento em anexo você verá um comparativo entre as "features, categorias, preço e análise de negócio com pontos fortes, limitações e diferenciadores.

4. Conclusão

Após três sprints de estudo das ferramentas e suas funcionalidades, o time BlackOps realizou o a análise comparativa entre as ferramentas para aquisição. Em anexo definimos a escolha e toda a fundamentação que utilizamos para tal.

5. Referências