Municípios utilizarem o sistema VisaOn

Data de elaboração 23/03/21

1. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  1. Gustavo Felix Gomes (Assessor)
  2. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  3. André Honório de Andrade Silva (Tecnico)
  4. Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  5. Euriane Nogueira (Product Owner)
  6. Maico Moreira (Coordenador)
Alvo VisaOn

Implementação: Visas municipais de utilizarem o visaOn.

Objetivo Avaliar as alterações necessárias para atender as necessidades das visas municipais de utilizarem o visaOn. Estudar a necessidade da utilização dos municípios no VisaOn. Verificar quais mudanças necessárias no sistema para a utilização do visaOn pelos municípios
Documentação correlata
Observações O presente estudo pretende também pretende levantar as Historias dos cars para a Sprint
1. Objetivo

Visto que no MVP do sistema VisaOn abordava somente a utilização pela Agevisa, foi posteriormente levantada a necessidade dos Visas municipais também utilizarem o sistema.

3. Desenvolvimento - Municípios utilizarem o sistema VisaOn

3.1 Visão Geral

Este documento visa apresentar duas possíveis soluções para possibilitar que os municípios possam utilizar o sistema visaon.

1. Criar filtro de solicitações para cada município, por exemplo: para o município de Ariquemes, devem mostrar somente as solicitações de competência de Ariquemes.
  2. Criar usuários e tipos de usuários para cada município, por exemplo: fiscal municipal de Ariquemes. coordenador municipal de Ariquemes, analista de Ariquemes, assistente de Ariquemes.

3.2 Resultado da pesquisa

No cenário atual, quando a solicitação é de competência do município, o sistema visaOn, impede de prosseguir, mostrando a seguinte mensagem:

"Não foi possível criar essa solicitação. O seu município não está utilizando a plataforma VisaOn no momento, procure a Vigilância Sanitária do seu município."

Uma  necessidades do municípios começar a utilizar o sistema VisaOn, é visar a melhorias  dos atendimentos dos regulados que fazem solicitações que sejam de competência do município, para que possam fazer suas solicitações em um só lugar, não precisando está procurando outras secretarias, ou indo a diversos lugares para emitir suas licenças sanitárias. e também para que vigilância sanitárias dos municípios, possam ter as solicitações em um só lugar, podendo emitir relatórios e melhorar a eficiência de seus atendimentos.

Outro benefício do município utilizar o sistema VisaOn, é continuar seus atendimentos, em um cenário de pandemia, de forma online, assim podendo dar continuidade em seus atendimentos sem precisar receber os regulados em seu departamento de forma presencial. Com isso poderia até mesmo acabar com filas e aglomerações em ambiente fechado.

3.3 Possíveis soluções.

• Criar filtro de solicitações de competência da Agevisa. (pontos 3)
  • Criar filtro de solicitações de competência do município e por município.(pontos 3)
  • Criar painel para o município.(pontos 3)
  • Criar Fiscal municipal. (pontos 2)
  • Criar Coordenador municipal.(pontos 2)
  • Criar assistente municipal.(pontos 2)
  • Criar analista municipal.(pontos 2)
  • Adicionar consulta de servidores no sistema pentágono.(pontos 5)
  • Adicionar assinatura para usuário externo (pontos 8)

3.4 Impactos no sistema.

No cenário atual do sistema VisaOn, não conta com funcionalidades, para mostrar as solicitações dos municípios, também não conta com funções como, aprovar ou reprovar documentos, ou mesmo analisar uma solicitação de competência do município. O sistema ainda não possui uma consulta de servidores municipais, sendo necessários adicionar uma consulta ao  sistema pentágono. Precisa ser adicionada uma função para assinatura de fiscais externos, ou seja, fiscais do município, já que hoje, o sistema só possui assinatura do fiscal para usuários vindo do sistema e-estado.

O estudo levantou as necessidades e histórias para implementação das funcionalidades em futuras sprints.