Impactos da nova API do e-estado nas aplicações desenvolvidas pelos Guardiões

Data de elaboração 10/02/21
  1. Diego Gonçalves de Almeida (Assessor);
  2. Rubens Fidelis Miranda Junior (Assessor);
  3. João Cícero Romão (Assessor);
  4. Raaby Liandry (Assessora).
Equipe do estudo Guardiões da Galáxia
Alvo Sistema Integrado de Frequência

Melhoria: Verificar o impacto nas aplicações que utilizam a API do e-Estado nas aplicações sob o controle do time Guardiões. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar estudo de alteração da api de movimentação do sif para a nova” presente na Sprint número 62 do time Guardiões.

Objetivo Atualizar a API de movimentação do SIF para a nova API do e-Estado
Observações O estudo resultou na criação de uma história para a implementação da nova API do e-Estado, e qualquer impedimento que possa existir devido a nova API pode ser resolvido entrando em contato com o time responsável pela API (Esquadrão)

GLOSSÁRIO:

API - Interface de Programação de Aplicações é o conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização de suas funcionalidades.

SIF - Sistema Integrado de Frequências.

SAURON - Sistema de Autenticação do Estado de Rondônia.

P.O - Product Owner.

Visto que a SEGEP precisa do n° SIAPE na frequência dos servidores Federais, é necessário a mudança de referência da antiga API que o SIF utilizada do e-estado para a nova. Sendo necessário a análise e possíveis adequações na aplicação  SIF, a fim de evitar possíveis problemas não previstos em Sprints futuras.

2. Desenvolvimento

A troca das antigas referências da API do e-estado para a nova. Adequação e testes utilizando as novas referências da API em consultas presente nas aplicações.

2.1 SIF

No SIF, as consultas que utilizam as movimentações da API são: Obter colaboradores por unidade orçamentária, obter colaboradores por cpf, obter colaborador por matrícula, obter colaborador por pisPasep, obter colaboradores ativos por departamento.  Somados, juntos possuem 25 referências no projeto (conforme a Figura 1).

Figura 1. Referências de consultas que utilizam a rota de Movimentações da API do e-Estado.

De acordo com a documentação da API do e-Estado, a rota que se aproxima das informações trazidas pela antiga consulta é a que detalha o servidor (GET Detalhes, rh-servidores.master.local/:id). No entanto, como esta consulta espera o id do servidor para obter tal informação, é necessário utilizar uma segunda (GET Ficha Funcional, https://rh-servidores.master.local/matricula/300155751/ficha-funcional) que é obtida por meio da matrícula do servidor. Após isso, poderá ser feita a busca com o id do servidor no GET Detalhes.

Figura 2. Consulta utilizando a rota de ficha funcional por matrícula.

Figura 3. Consulta de detalhes do colaborador por Id.

Realizado o mapeamento das informações trazidas pela rota da Ficha Funcional e comparada a antiga rota de Movimentações.

codigoDaMovimentacao - não possui

nome  - ok

cpf - ok

endereco - virou uma lista -mas não veio o dado

bairro  - provavelmente está atrelado ao endereço

cep  - provavelmente está atrelado ao endereço

municipio  - tem municipio da lotação mas tá null

telefone virou uma lista -mas não veio o dado

pis - ok

funcao - virou funcao_id: null

cargo - {"cargo_efetivo_id": null,"habilidade_cargo_efetivo_id": null, "ocupa_cargo_publico": null, "atividade_privativa_cargo": 1, "cargo_efetivo": null,}

matricula  - ok

horasSemanais -ok

horasMensais - não possui

quantidadeDeDiasDeGozoDeFerias - não possui

codigoDoDepartamento - ok

nomeDoDepartamento  - ok

siglaDoDepartamento - ok

codigoDaUnidadeOrcamentaria - ok

codigoDaUnidadeDoDepartamento - não possui

unidadeOrcamentaria - não possui

plantonista - ok

DataDeRescisao - não possui

dataDeNomeacao - não possui

DataDeAdmissao -  ok

2.2 IMPEDIMENTOS E POSSÍVEIS IMPEDIMENTOS

Informações que podem ser inconsistentes da nova API. No entanto, conforme conversado com o P.O do time Esquadrão, caso ocorra, o time estará disponível para possíveis ajustes.

Após reunião com o P.O do time Esquadrão (Jonatas Justiniano), para facilitar a consulta a ser realizada para obter as informações de detalhes do colaborador, será criada uma nova rota por cpf na API de Recursos Humanos, para facilitar a implementação da mesma nas aplicações mantidas pelo time.

História que precisa ser criada:

• Eu como gdev, preciso adicionar a nova api de movimentação do servidor no sistema.
    • Para receber as novas informações e montar a folha de frequência.
    • 3 pontos de complexidade

4. Referências

[1] Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação. Serviço de servidor do módulo de RH do e-Estado. 2020. Disponível em: https://documenter.getpostman.com/view/1862129/Szt5grBN?version=latest#d40a6caf-d661-4256-a288-fe1e04a5e000  Acesso em: 01 out. 2020.