Ir para o conteúdo principal

Expansão de Armazenamento no Storage CEPH

Data: 14/07/21

Autores:

  1. João Batista da Silva Junior (Assessor)
  2. Lucas Gabriel de Lima Gonçalves (Assessor)
  3. Michel Farias Ferreira (Assessor)

Estudo completo em pdf: Sprint 41 - Expansão de Armazenamento no Storage CEPH.pdf


1. Objetivo

Esse estudo tem o objetivo de analisar a necessidade de expansão no armazenamento do Storage CEPH, pois está próximo do limite atual disponível.
A prevenção se faz necessária para que a ferramenta de armazenamento não fique indisponível, e impeça o armazenamento de novos dados nos projetos mantidos pela SETIC.

2. Introdução

A realização deste estudo está justificada pela necessidade no aumento de armazenamento do Storage Ceph que está próximo ao limite.

3. Desenvolvimento

O CEPH é uma ferramenta chave para a disponibilização de dados de diversos sistemas mantidos pela SETIC como o master-portaldogoverno, master-consiguinacao, master-atualizacao-cadatral, entre outros sistemas importantes.
Hoje temos 2 TiB em um sistema no sistema CEPH para replicação de dados e está disponível apenas 1 TiB para replicar.

Com a migração para o Novo OpenShip 4 haverá a necessidade de mais espaço disponível para a migração de sistemas em docker que hoje possuem cerca de 1,5 TiB em dados. (relação dos projetos no documento em anexo)

3.1 RESULTADOS ESPERADOS

Visando evitar problemas futuros devido uma possibilidade de indisponibilidade recorrente a falta de espaço, seria necessário o aumento da capacidade de armazenamento de dados do CEPH.

3.2 ADICIONAR OSD

Veja esse exemplo de como adicionar OSD do Cluster existente: (exemplo no documento em anexo)

4. Conclusão

Após a implantação do OpenShift 4, que está prevista para ocorrer em breve. Haverá a necessidade de mais espaço para armazenamento de dados no Storage CEPH, pois a previsão é a migração de todos os dados dos projetos em docker para o CEPH.

Hoje o Storage Ceph já está com 63% em uso de sua capacidade total... (conclusão completa no documento em anexo).