Ir para o conteúdo principal

Azure DevOps - Relatório das Funcionalidades

Data: 23/03/21

Autores:

  1. Lucas Gabriel de Lima Gonçalves (Assessor)
  2. João Batista da Silva Júnior (Assessor)
  3. Michel Farias Ferreira (Assessor)

Estudo completo em pdf: SPIKE - Sprint 33 - Funcionalidades Azure DevOps.pdf


1. Objetivo

Conhecer as principais características da ferramenta Azure DevOps na versão paga, comparando com o atual cenário da SETIC para um processo de aquisição de ferramentas.

2. Introdução

Presente à necessidade de aquisição de um conjunto ferramental do recurso Git, descreve-se neste documento o modelo planejado a longo prazo de implementação de funcionalidades visando a automação e performatização dos processos de desenvolvimento de sistemas na SETIC. Considerando também que a ferramenta comporta não apenas os produtos da SETIC e outros órgãos, como também influencia na gestão e automação de processos dos mesmos.

3. Desenvolvimento

3.1 CENÁRIO ATUAL

Atualmente na SETIC, é utilizado a versão open-source da ferramenta GitLab. Também há procedimentos onde se utiliza de ferramentas alternativas ao ambiente do GitLab. Embora o funcionamento do ambiente como um todo seja estável mesmo utilizando de um conjunto de ferramentas distintas, o cenário ideal seria uma hegemonia ferramental, prezando assim pela segurança e performance dos procedimentos realizados.

3.2 CENÁRIO IDEAL

Comparando as funcionalidade da ferramenta analisada Azure DevOps presente apenas na versão paga, também há aquelas que são inviáveis para se “paralelizar” utilizando ferramentas de terceiros principalmente pelo quesito de custo e segurança.

Segue em anexo abaixo algumas funcionalidades presentes na versão Azure DevOps Basic +Testes Plan que se encaixam no cenário ideal para formação do ciclo DevOps da SETIC, mas ainda assim seria necessário a integração de outras ferramentas free ou até mesmo pagas que não estão presentes no Azure DevOps Basic +Testes Plan para cobrir toda a necessidade da SETIC em um cenário atual e futuro.

4. Conclusão

Conforme analisado pelos integrantes do time BlackOps no cenário atual e futuro, vimos que a necessidade da SETIC é totalmente atendida pela ferramenta Azure DevOps Básico+Test Plans. Esse plano contempla o Azure DevOps Server e grande parte das funcionalidades analisadas anteriormente. O empecilho seria o custo elevado da ferramenta, que chega a ser maior que o dobro de outras ferramentas existentes no mercado.