Ir para o conteúdo principal

Análise de Negócio

Secretaria Estadual de Turismo - Setur
Cliente: 
Product Owner: David Lucas
Time Responsável: Ordem da Fênix
Atualizado em: 15/02/2019
Versão: 1.0

1. FINALIDADE DO RELATÓRIO

A Superintendência Estadual de Turismo tem em sua missão promover o desenvolvimento econômico do Estado de Rondônia, por meio do fomento ao desenvolvimento local, da integração ao desenvolvimento regional, nacional e internacional e de políticas públicas sustentáveis, voltadas para o comércio, serviços e turismo buscando uma forma concreta de apresentar as áreas turísticas para a população rondoniense e ao País e Mundo. Deste modo o cliente solicitou uma demanda: um aplicativo à DETIC e assim repassado ao time ordem da fênix que se reuniu com o mesmo para verificar a necessidade de criação do app.

2. DIAGNÓSTICO ATUAL

● As áreas turísticas de nosso Estado não se encontram inseridas em sites de busca;
● O turista não tem orientação ao que pode ser aproveitado.

3. PROBLEMAS IDENTIFICADOS

● Não existe uma plataforma que unifica as empresas e entidades do “trade” turístico;
● As poucas informações existentes sobre o turismo de Rondônia não são divulgadas de forma Mundial;
● Os servidores locais não se sentem incentivados a aproveitar o que nosso Estado oferece quanto ao turismo;
● Investimentos altíssimos em materiais gráficos que poderiam ser minimizados com esse aplicativo.

4. RISCOS

Ocorrer implantação ineficiente do aplicativo.

5. ALTERNATIVA DA INSTITUIÇÃO

Que seja criado um aplicativo de turismo para a população que mostre todos os ramos do turismo presente em Rondônia.

6. PROPOSTA DO TIME

O aplicativo influenciará totalmente no crescimento. Existiam diversas dificuldades em apresentar o Turismo para a população, com isso o turismo se tornou desmoralizado perante todas as esferas governamentais. Como exemplo, não é possível encontrar no calendário do Ministério do Turismo os eventos que acontecem em Rondônia e os Municípios se impressionam ao verem parcerias serem fechadas com o Governo do Estado para fomento do turismo.

Conforme dados do Ministério do Turismo – Mtur, em 2017 o turismo foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O valor absoluto é 7% maior que o obtido em 2016, US$ 152,2 bilhões. Os dados fazem parte do estudo econômico elaborado pela Oxford Economic para Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), principal consultoria independente do setor no mundo. Logo, pode se afirmar que o Turismo deve ser considerado como uma grande potência para captação de recursos e desenvolvimento de todo um Estado. Para que isso se torne uma realidade, é preciso estimular o turismo através de mecanismo tecnológicos.

image-1606489330279.png