Ir para o conteúdo principal

Portal RO x Portal Único

Esta página, surgiu tendo analisar quais os requisitos que já tem no Projeto do Portal RO e sua relação com o Portal único. 

 

Requisitos comuns para um portal único em governos digitais em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Acessibilidade: o portal deve ser acessível para todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou deficiências. Isso significa que o site deve ser fácil de usar, ter recursos de acessibilidade, como legendas, recursos de áudio e alto contraste, e estar em conformidade com as diretrizes de acessibilidade da Web.

Segurança: o portal deve ser seguro e protegido contra ameaças cibernéticas, ataques de hackers e roubo de informações pessoais. Isso inclui a implementação de medidas de segurança, como certificados SSL, firewalls, autenticação de dois fatores e criptografia de dados.

Interoperabilidade: o portal deve ser capaz de se comunicar e trocar informações com outros sistemas e plataformas de governo, a fim de fornecer serviços integrados e simplificados aos usuários.

Integração de dados: o portal deve ser capaz de coletar, armazenar e integrar dados de várias fontes, incluindo outros sistemas e plataformas de governo, a fim de fornecer informações precisas e atualizadas aos usuários.

Transparência: o portal deve ser transparente em relação aos serviços oferecidos, processos, políticas e informações de governo. Os usuários devem ter acesso fácil e rápido a informações relevantes, como orçamentos, políticas e regulamentos.

Usabilidade: o portal deve ser fácil de usar e navegar, com uma interface intuitiva e amigável. Os usuários devem ser capazes de encontrar informações relevantes com rapidez e facilidade.

Atendimento ao usuário: o portal deve oferecer suporte e atendimento ao usuário eficazes, por meio de chatbots, assistentes virtuais, centrais de atendimento telefônico ou canais de suporte por e-mail.

Esses são alguns dos requisitos comuns para um portal único em governos digitais. No entanto, os requisitos específicos podem variar de acordo com as leis, regulamentos e diretrizes de cada país.

 

image.png

image.png

image.png

image.png