Ir para o conteúdo principal

Coordenação - Apoio

Seção 1 - Cadastro de usuários


Finalidade

O cadastro de usuários do sistema Bolsa Atleta permite o registro de pessoas em diferentes perfis, como "Coordenador", "Entidade" e "Consulta". Esse cadastro permite que os usuários acessem o sistema com segurança e realizem suas funções específicas de acordo com o perfil atribuído. O perfil "Coordenador" é destinado aos coordenadores do programa, que têm acesso a todas as informações e funcionalidades do sistema. O perfil "Entidade" é destinado às federações que ajudam o ingresso dos atletas para as bolsas. Já o perfil "Consulta" é destinado a pessoas que podem apenas visualizar informações no sistema, sem permissão para editar ou atualizar os dados, por exemplo o Tribunal de Contas possui acesso ao sistema para monitorar as informações financeiras. Em resumo, o cadastro de usuários permite que diferentes usuários acessem o sistema Bolsa Atleta com diferentes níveis de acesso e funções, de acordo com suas necessidades e responsabilidades no programa.

Passo 1 - Clique no menu "Usuários" e depois clique na opção "Adicionar usuário"
image.png
Fonte: Setic-RO
Passo 2 - Preencha as informações do usuário e para finalizar clique em "confirmar"
image.png
Fonte: Setic-RO

Ao final deverá receber uma mensagem do sistema de sucesso e término da operação. Também é possível realizar as operações de de editar, ativar ou inativar um determinado um usuário.


Seção 2 - Cadastro de entidades

Finalidade

As entidades que podem se cadastrar no Bolsa Atleta são as Federações e Confederações Esportivas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ou Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que representam as modalidades esportivas reconhecidas pelo Ministério do Esporte. Essas entidades são responsáveis por indicar ao programa a lista de atletas que se enquadram nos critérios de elegibilidade do edital.

Passo 1 - Clique no menu "Entidades" e depois clique na opção "Adicionar entidade"

image.png

Fonte: Setic-RO
Passo 2 - Preencha as informações da entidade e para finalizar clique em "confirmar"

image.png

Fonte: Setic-RO

Ao final deverá receber uma mensagem do sistema de sucesso e término da operação. Também é possível realizar as operações de de editar, ativar ou inativar uma determinada entidade.


Seção 3 - Cadastro de Questões

Finalidade

As questões estão direcionadas ao questionário que será disponibilizado ao atleta, ou seja, no ato de seu processo seletivo o que o coordenador cadastrar será exibido para o atleta responda. É importante lembrar que as questões que podem ser cadastradas tem diversos tipos, dentre eles, pergunta com resposta descritiva, pergunta com resposta objetiva, pergunta com muitas respostas, etc. Não esquecendo que perguntas podem ser direcionadas a determinado tipo de público, seja atleta ou técnico por exemplo e se é obrigatória ou não o atleta responder.

Passo 1 - Clique no menu "Questões" e depois clique na opção "Adicionar questão"

image.png

Fonte: Setic-RO
Passo 2 - Preencha as informações da questão e para finalizar clique em "confirmar"

image.png

Fonte: Setic-RO

Ao final deverá receber uma mensagem do sistema de sucesso e término da operação. Também é possível realizar as operações de de editar, ativar ou inativar uma determinada questão.


Seção 4 - Cadastro de Tipos de Arquivo

Finalidade

São os tipos de arquivo que serão informados pelos atletas no ato de sua inscrição, por exemplo: Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física, Certidão de Nascimento. Para que as fases sejam configuradas é necessário que esses cadastros sejam feitos previamente.

Passo 1 - Clique no menu "Tipo de arquivo" e depois clique na opção "Adicionar tipo de arquivo"

image.png

Fonte: Setic-RO
Passo 2 - Preencha as informações da questão e para finalizar clique em "confirmar"

image.png

Fonte: Setic-RO

Ao final deverá receber uma mensagem do sistema de sucesso e término da operação. Também é possível realizar as operações de de editar, ativar ou inativar um determinado de tipo de arquivo.


Seção 5 - Relatório de Sistema

Finalidade

São os relatórios gerados de acordo com a necessidade e fase do programa, cada relatório foi construído com uma necessidade específica, em alguns deles o seu resultado segue o certame vigente.

Passo 1 - Clique no menu "Exportações" e depois clique no relatório de sua escolha

image.png

Fonte: Setic-RO

Vejamos a tabela de descrições:

Passo Relatório Descrição
1 Informações dos Bolsistas Demonstra informações detalhadas dos bolsistas que foram contemplados.
2 Informações Bancárias dos Bolsistas Este relatório foi descontinuado pois agora os atletas não recebem o benefício em bancária pessoal, o pagamento atualmente é feito em cartão emitido pelo Banco do Brasil exclusivo para recebimento da bolsa.
3 Modalidade e Competições por Entidades Demonstra as modalidades e competições cadastradas pelas federações e confederações.
4 Relatório financeiro de Bolsistas Demonstra a relação entre receita e despesa dos bolsistas do certame vigente.
5 Lista de Bolsistas Demonstra informações não detalhadas dos bolsistas que foram contemplados.
6 Notificação Este não é um relatório, trata-se de uma função para envio de notificação aos atletas, seja por qual seja o motivo da coordenação.
7 Informações das Entidades Demonstra as entidades cadastradas no sistema. 
8 Termos de Adesão Demonstra todos os termos gerados e assinados que foram anexados pelos atletas.
9 Relatório de Aprovação de Resultados Demonstra quais resultados de competições foram aprovados pela coordenação durante o período da bolsa.


Seção 6 - Área externa

 

Finalidade

A área externa é uma função que possibilita o coordenador edite informações que são exibidas ao público, o coordenador poderá realizar alterações de forma prática e rápida. 

Passo 1 - Clique no menu "Área Externa" e depois clique no botão "Editar" do tópico que deseja editar.

image.png

Fonte: Setic-RO
Passo 2 - Agora basta atualizar o que for necessário e clicar em "confirmar" ao final

image.png

Fonte: Setic-RO