Ir para o conteúdo principal

Análise de Negócio - Sistema da Corregedoria Geral da Administração (SCGA)


Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação
Data da Elaboração 03/2019
Última atualização 04/10/2022
Responsável pelo estudo David Lucas
Equipe do estudo Ordem da Fênix
Alvo Projeto
Objetivo Corregedoria Geral da Policia Civil do Estado de Rondônia - PC
Documentação correlata  
Observações
 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

 

DETIC: Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação

GPDP: Gerência de Controle da Dívida Pública

SCGA: Sistema da Corregedoria Geral da Administração

EPR: Estado para Resultado.


1. INTRODUÇÃO

1.1 FINALIDADE DO RELATÓRIO

O objetivo do estudo de viabilidade é avaliar de um ponto de vista técnico, econômico e organizacional se o projeto é viável. O estudo de viabilidade destina-se ao cliente, e aos desenvolvedores de software. Justifica-se este documento servir as pessoas citadas anteriormente, pelo fato do estudo de viabilidade se dar através da interação entre as partes interessadas, com a finalidade de saber se o sistema irá contribuir para os objetivos da organização, considerando certas restrições, analisar se o sistema poderá ser implementado e também saber caso haja a necessidade de integração entre outros sistemas, se a integração será possível. Espera-se que o documento seja utilizado para consulta referente a confirmação ou não da viabilidade do projeto.

1.2 VISÃO GERAL

Neste estudo de viabilidade serão descritos o objetivo do projeto de um Software solicitado pela GPDP - Gerência de Controle da Dívida Pública. O projeto baseia-se na situação de um problema existente, o qual encontra-se descrito como o diagnóstico atual do cliente. Pesquisou-se outros softwares que atendam o mesmo domínio e ele estão descritos na seção de Alternativas Propostas. Após a análise entre as vantagens e desvantagens das soluções propostas, seus custos e riscos, chegou-se à conclusão de qual alternativa é mais adequada, descrito na seção Alternativa Recomendada. A conclusão e responsáveis do projeto encontram-se no final do documento respectivamente.

2. DIAGNÓSTICO ATUAL

De acordo com o Estudo de Impacto respondido pela CORREGEDORIA GERAL DA POLÍCIA CIVIL, há interesse em utilizar o Sistema da Corregedoria Geral da Administração (SCGA), pois ele atende a mesma em sua maior parte, sendo que, precisará ser feita algumas modificações, isso vai ao encontro com projeto de implantação do Sistema de Cadastro e controle de Sindicância Administrativa Investigativas e Processos Administrativos Disciplinares que foi desenvolvido por ela, que tem o intuito de informatizar os dados correspondentes aos procedimentos instaurados.

Segundo a Corregedoria isso possibilitará maior agilidade em prestar informações a quem precisar e a possibilitar a emissão de certidão nada consta online. Também terá que ser incluído no sistema o módulo das correições nas unidades policiais da Capital e interior, trazendo, assim, um conforto e agilidade para todos os servidores que necessitar, além de uma grande economia para o estado.

No dia dia 14/05/2019 às 09:00 na sala de reunião da EPR, estiveram reunidos Josias representante dos interesses da corregedoria da polícia cívil, e Maico gerente de desenvolvimento, aquele explanou sobre sua demanda após isso o gerente propôs uma alternativa à mesma.

3. PROBLEMAS IDENTIFICADOS

O sistema SCGA, apesar de, atender em quase sua totalidade à corregedoria, não há que se pensar somente em polícia civil quando se trata desse sistema, pois outros órgãos de mesma natureza podem utilizar.

Seria moroso e não produtivo fazer alterações em um sistema que já existe, para atender somente à essa unidade, não seria interessante na visão da DETIC “duplicar o sistema”.

4. RISCOS

● Duplicação de sistema;

● Retrabalho;

● Processos continuarem físicos gerando gastos à Polícia civil;

● Demanda maior de mão de obra.

5. ALTERNATIVA DA INSTITUIÇÃO

O cliente solicitou a alteração de um sistema a DETIC que englobe:

● Sistema de Cadastro e controle de Sindicância Administrativa Investigativas e Processos Administrativos Disciplinares;

● Emissão de certidão nada consta online;

6. PROPOSTA DO TIME

 O Time sugere, que somente é viável fazer modificações no sistema após a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar conversarem entre si, a fim de construir um sistema único de corregedoria, já que, todas essas instituições trabalham com esses processos e será mais vantajoso e menos custoso ao Estado a construção de um sistema único, que fazer modificações para atender cada particularidade dessas instituições.